Jump to content
Arquitectura.pt

.... desabafo / the hard question: to give or not to give up?

Alphaone

Recommended Posts

Ok, terminei o curso há 3 anos... estive em dois gabinetes. n me integrei realmente em nenhum dois dois. Não gosto de tar o dia todo em frente ao computador. O meu primeiro cliente vendeu o terreno para a casa que eu tinha projectado prestes a dar entrada na câmara. O segundo está à espera de aprovação de especialidades, que demoraram cerca de 4 meses a estarem prontas, graças a uma equipa "dedicada" de eng's. Trata-se de um projecto de alteração de uma casa da década de 40. O projecto de arquitectura esteve chumbado pq o arquitecto da câmara dizia que a casa n podia ter 3 pisos quando o PDM só permite 2. A casa tem 3 pisos desde 1940, eu n acrescentei nenhum... lá se convenceu disso e passou o projecto. Na verdade a casa só tem dois pisos acima da cota de soleira, mas ele considerou sempre a cave para efeitos de cércea, n sei bem porquê. Num dos ateliers onde trabalhei recebia o salário mínimo nacional. Tinha que trabalhar duas horas para mandar um fax de 3 paginas numa agencia de CTT, para comer um McMenu....., ou para plotar duas A1 a preto e branco. Acabei de falar com um terceiro cliente e mostrei a minha proposta. Ele n ficou muito impressionado, e contra-propos com uma ideia dele,e admito: até é interessante. Botton line: acho que sou incompetente e vou desistir. Não vos iria roubar muito trabalho, mas é sempre mais algum que sobra.:tired:

Olá. Eu percebo imenso a tua revolta. Mas acho que nao deves desistir... Claro que se encontrares uma melhor situação, deves desistir. Neste país é dificil arranjar emprego em quase todas as áreas; já são poucos os licenciados que trabalham no seu ramo. É difícil garantir uma situação estável para todos nesta situação: os licenciados são demasiados para o país pequeno em que vivemos, mas as universidades continuam a aumentar as vagas porque nós, enquanto lá andamos, enchemo-lhes os bolsos para mais tarde não ter emprego ou ter um emprego que nada corresponde áquilo que estudámos ou, como na tua situação, áquilo que esperávamos. Acho que não deves desanimar... Continuar a lutar. Pondera as hipóteses e toma uma decisão racional.

Botton line: acho que sou incompetente e vou desistir. Não vos iria roubar muito trabalho, mas é sempre mais algum que sobra.:tired:

Olha so te sei dizer isto "Mais vale lutar por um fracasso fracassado do que ser derrotado pelo mesmo fracasso" pensa nisso e depois resolve as coisas com racionalidade. Ser arquitecto nao é facil muito mais num pais pequeno onde cada vez mais ter uma licenciatura é como ter um 9 ano...

Desistir nunca é solução, pelo menos assim num gesto derrotista... Se fores para melhor, só te posso dar força, mas desistir só porque sim... isso não... Esta profissão não é fácil, as coisas demoram, os interesses movimentam-se, etc... mas acredito que o prazer de ver a obra feita deva compensar tudo isso...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.