Jump to content
Arquitectura.pt


[Ajuda] Caixilharias deslizantes embutidas


Recommended Posts

Estou de momento a fazer um exame a construções do 5º. O docente da cadeira direccionou-me ao site www.krona.es para ver as medidas standart de ums sistema de caixilharias que corre para dentro de uma parede de gesso cartonado, delas depende o dimensionamento das paredes exteriores e dos elementos estruturais e posterior resolução/composição/materiais/sistemas adoptados. Apesar de encontrar referencias da empresa nao encontro nenhum link que me de acesso ao site, deve ter desaparecido. Não encontro outro site com um esse tipo de sistema. Contento-me com um pdf ou jpg que me ilustre o sistema (com cotagem) agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

Link to comment
Share on other sites

Desconheço, mas pelos resulados práticos que já vi desse tipo de vãos garanto-te que não são uma boa opção.. Há sp a hipotese de fazer uma porta de correr mas com a calha de deslizamento á vista. Tudo o que vai para dentro da parede implica mais custo e mais problemas (ja vi uma casa na lapa, onde abundam os roedores, em que uma porta concretizada nesse sistema emperrou porque trucidou um pequeno ratinho e saltou do caixilho de tal maneira que para sair teve de ser á patada com o formão...

Link to comment
Share on other sites

Obrigado. Não fazia a mínima ideia que esse sistema causava tantos problemas. Infelizmente não estou a trabalhar num projecto de raíz, mas num que foi entregue a Projecto. Nesta altura do campeonato, colocar a caixilharia a correr à vista não é uma alternativa pq interfere com os volumes suspensos que contêm os quartos (todos os vãos são deslizantes) e não consigo arranjar uma solução sem ser esta que não me obrigue a aumentar a espessura da parede. Como estou a intervir numa zona de área reduzida rodeada de pré existências tive de criar uma afastamento (zona verde) para ter luz natural em algumas zonas. Aumentar pra fora vai aproximar o edifício do que o rodeia (dist actual - d 4mts) e pra dentro vai diminuir áreas já bastante reduzidas (eu sei que são alguns cms mas qd temos áreas mínimas... tenho alguns problemas em estar a reduzi-las ainda mais). A solução é fraca no que toca a pontes térmicas (como todas a caixilharias deslizantes), mas nesta altura é a solução que interfere menos com as outras componentes de projecto e com o conceito.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.