Jump to content
Arquitectura.pt


Experiencia do sagrado


Koolhas

Recommended Posts

Ultimo trabalho academico :). O tema "Experiencia do sagrado" surge de uma reflecção que fiz sobre o tema principal do trabalho"Espaço sagrado/Culto religioso). Foi-nos dado a escolha 3 lugares para a intervenção, Campo das Cebolas( frente a casa dos bicos), topo do Parque Eduardo VII e por ultimo Monsanto. A minha escolha foi monsanto, não foi uma escolha aleatoria mas sim derivada da reflexão feita sobre o tema. Começo entao por defenir o lugar da intervenção que fica em frente ao Forum Keil do Amaral(Monsanto), depois disso começo a utilizar uma malha orientada norte/sul...nascente/poente onde faço uma deformação da propria malha com as curvas de nivel existentes no terreno(processo nao euclidiano). Processo pelo qual deu-me imensas potencialidades para a exploração da forma integrando-a ao terreno. Utilizo os 4 elementos da natureza (água, terra, fogo, ar) de uma forma filosofica do espaço, para assim gerar os espaços onde cada pessoa possa chegar a Deus atraves da sua propria experiencia num lugar sagrado. Existe um espaço central(5º elemento "eter") onde encontramos a uniao da vida, dos povos e é onde acontece o culto.
Neste projecto dei muita importancia ao percurso pedonal , visto ser um espaço de experiencia do sagrado, um espaço dinamico e ao mesmo tempo estatico mas levando sempre o ser humano num estado de reflexão da condição humana ou fragilidade humana.

Imagem colocada Imagem colocadaImagem colocada
Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocada
Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocada



Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocada
Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocada


Imagem colocada Imagem colocadaImagem colocada
Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocada

Link to comment
Share on other sites

Parece-me bastante interessante a forma como iniciaste a reflexão e a formalizaste. Não conheço bem a envolvente, mas penso que em termos espaciais poderá ser uma proposta interessante. Há mais algum desenvolvimento em termos construtivos e de execução? p.s. no primeiro painél está escrito "Esperiência" ai ai ... :)

Link to comment
Share on other sites

p.s. no primeiro painél está escrito "Esperiência" ai ai ... :)....asimplemind...foi o cansaço depois de uma directa em cima a uma hora da entrega a fazer os paineis a velocidade de cruzeiro:nervos: um gajo nao tem mais tempo em reparar nos erros mas na mesma obrigado pela tua atenção....bem quanto a pormenores arquitectonicos estou a trabalhar neles. mais tarde irei colocar aqui mais info sobre o projecto. Mas digo desde ja que os materiais a usar sao o betão, a madeira e Cobre(ou talves aço corten em vez de cobre). eventualmente possa vir a usar mais algum material mas que nao será de grande importancia para o que eu quero .

Link to comment
Share on other sites

betão, a madeira e Cobre(ou talves aço corten em vez de cobre). eventualmente possa vir a usar mais algum material mas que nao será de grande importancia para o que eu quero .


Parto do principio que já deste uma vista de olhos sobre o tópico que inclui uma conversa e informações acerca do aço corten. Eu também realizei um trabalho que envolvia o uso dos materiais preexistentes e aço corten. É um material muito interessante, versátil, e consegue conferir uma expressividade ao nível do contraste impressionante. Tenho alguns documentos com informaçoes gerais e técnicas. É so pedir. bom trabalho!
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.