Jump to content
Arquitectura.pt


Arquitectura e Vida e Arquitectura.pt


Arq.to

Recommended Posts

Comprei hoje e senti um orgulho enorme em ter participado directamente na organização do concurso... Aproveito também para dar os parabéns ao Ivo não só pelo texto do concurso mas também pelo projecto H20use. Aqui fica a primeira página (de 6) do artigo sobre o Concurso Espaços Habitáveis: http://img231.imageshack.us/img231/6804/revistayw5.jpg :)

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 65
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pois disseram mal Delly... é um artigo de 6 páginas muito bem desenvolvido.


Muito BEM! excelente olhar critico (como refere Carlos Sant' Ana) do Daniel e do Ivo, Excelentes textos, conseguindo relacionar de uma forma harmoniosa todos os trabalhos a concurso e ao mesmo tempo destacando, identificando e reflectindo sobre alguns aspectos muito importantes das características de um lugar/espaço. Sem duvida que merecemos mais oportunidades para nos expressar, seja ela a continuação deste concurso, ou simplesmente por pertencer/ intervir no fórum que apesar da complexidade do dia a dia teima em se tornar um canal super comunicante e viciante.



IVO - De facto a minha fonte estava bem enganada (por acaso era a minha mãe, acho que o que ela viu foi a foto do siza com referência ao prémio UIA Gold Medal (pag 130), tenho de lhe explicar melhor o que se passa por aqui).

Cumprimentos a todos
Viver a cores.
Link to comment
Share on other sites

Jah vi a revista. Traz um texto escrito pelo Colaborador Ivo Sales Costa. Andei ah procura do link www.arquitectura.pt... estah no meio do texto de abertura.

A minha opiniao sobre esta ansiedade eh que este artigo eh uma grande oportunidade para quem escreveu os textos e nao para o Forum. Seja como for que esteve com atencao jah sabe da nossa existencia. Esta opiniao eh o resultado de uma primeira impressao.

Os meus parabens ao Ivo Sales Costa pelo texto.

Link to comment
Share on other sites

Guest carlos.pedro

JVS Devo dizer-te que estás equivocado pelo modo como "analisaste" o artigo. O destaque NÃO era para ser dado ao Fórum, mas SIM aos conteúdos, neste caso o concurso Espaços Habitáveis. Foi opção editorial colocar os projectos premiados e textos de membros do juri, pois assim poderão expor publicamente a sua opinião sobre os trabalhos, bem como apenas colocar o link ARQUITECUTRA.PT no texto de introdução, que é onde deve vir. Aproveito para agradeçer e dar os parabéns ao Ivo, ao Daniel pelos textos e aos autores dos projectos pelas propostas apresentadas. Acho que todo o Fórum está de parabéns pela iniciativa do concurso e pelo que gerou. Um exemplo a seguir. Abraço, CP

Link to comment
Share on other sites

engraçado! hoje passei os olhos pela revista...e esse artigo não me pareceu estranho ehehe afinal... tá bonito tá! desde já os parabéns a todos! vou comprar a revista ainda hoje! é um orgulho para todos, e principalmente para o João que acredito que meteu isto a mexer bastante para o artigo sair na AeV. mais uma vez parabéns ah, e já agora , não percebo como tu JVS, consegues ver algo negativo/de interesse particular/individualista num artigo escrito por alguém... por favor...mudem de mentalidades ...porra é desgastante

Link to comment
Share on other sites

Os créditos da publicação e divulgação na AeV são do Carlos. Sei que foi bastante difícil conseguir as 6 paginas, mas com o empenho necessário conseguiu este artigo com a colaboração do Ivo e do Daniel. Obviamente que fico extremamente orgulhoso por tudo isto! :)

Link to comment
Share on other sites

ah, e já agora , não percebo como tu JVS, consegues ver algo negativo/de interesse particular/individualista num artigo escrito por alguém...
por favor...mudem de mentalidades ...porra é desgastante



Estava equivocado com o dito artigo. Afinal era pelo concurso e nao pelo forum.
Compreendo que todos aqueles que participaram nesta iniciativa estejam orgulhosos e contentes.

Mas espero que tenham os olhos bem abertos e nao cometam os mesmos erros no proximo concurso.

Se fico feliz pelos resultados?

Nao fico feliz nem infeliz. Simplesmente fico indiferente.

Nao achei que fosse uma boa ideia obrigar os concorrentes a registar no forum. De certa maneira foi uma forma de os arquitectos e estudantes decobrirem o forum... nesse sentido foi uma boa ideia mas por outro cria um falso sucesso... como 6000 membros... faz-me lembrar o exercito de cartao de Saddam Hussein. Por outro foi ver um colega meu que se registou, participou no concurso, lia os meus artigos e nao participava nos foruns e quando sairam os resultados ... eles eram fracos. Ou eram todos iguais, ou todos eles tinham uns bons renderings e umas boas fotomontagens deixando de lado a qualidade arquitectonica dos projectos vencedores.

Deixo aqui um comentario:

Vera Silva: vira o disco e toca o mesmo. à excepção de um dos trabalhos, entre todos só muda o tipo de apresentação.

apesar disso, os 3d's estão impecáveis. parabéns aos vencedores.

Vera Silva: vira o disco e toca o mesmo.
tenho pena de todos os vencedores terem projectos onde a diferença reside apenas na 'apresentação'.
à excepção de um deles, onde é que está um conceito que não explore sempre o mesmo fim?


Por aqui podem ver o que os restantes leitores pensam deste forum. No fundo o juri escolheu projectos semelhantes com renders impecaveis.

Outro comentario:

teigas: Parabens aos vencedores e ás menções honrosas, principalmente ao Cataluna - Apropriação do Objecto Híbrido e ao cadfre - ZigZag Para-Site. Parabéns ao site pela excelente iniciativa.
Agora a critica... o que raio é que voces pertendem da Arquitectura quando apenas escolhem quem melhor domina os renders? É isso que querem para o nosso futuro? Sinceramente pensei haver algum fundo inteligente por detrás da competição, mas recaem no cliché das revistas da moda, que querem imagens bonitas, e se é arquitectura ou não, isso vem depois...mais tarde. Parabéns aos modeladores 3d pelas propostas, que demonstram um dominio extremo do software da especialdidade.
Nunca me vi como um real vencedor, mas confesso ser uma decepção o que vi agora. Não é isto que quero para o futuro da arquitecta portuguesa...faz-me lembrar como por chantilly para disfarçar um bolo horrivel!
Gostava de ter visto empenho nos júris como vi nas particicipações e se realmente gostam de arquitectura, ponham todas as entradas em votação no fórum e se os resultados forem os mesmos, peço desculpa e retiro-me.
Embora o dramatismo possa, para alguns ser exagerado, sei que outros que deambularam neste site com alguma esperança de uma boa imagem da nossa arte ser passada, estão tão desiludidos como eu.

Obrigado ao Arquitectura.pt pela opurtunidade de participação e vemo-nos na próxima...vou só tirar um curso de 3d para finalmente poder ser arquitecto!



Nao quero ser indelicado nesta hora de festa. Mas neste momento com muitos leitores devem estar a dizer o mesmo que este senhor.

Todos vos depois de beberem o champanhe e festejarem bastante esta hora de gloria do forum devem comecar a reflectir nestes comentarios. E nao os vejam como resultado de mentalidades invejosas ou de mau perder. Sejam praticos pois se por um lado a inveja corroi os espiritos pensantes de Portugal a Contra-Inveja deixa os portugueses na pasmaceira do costume.

Outro comentario para voces reflectirem.

Sinceramente sempre pensei que este concurso passa-se pela experimentação, como se tratasse de um exercício abstracto de arquitectura. Penso que as propostas que ganharam não contém nenhum tipo de inovação quanto ao conceito( já Le Corbusier tinha concebido o Cabanon em 1952). Não vejo grande progresso a não ser uns renders bonitinhos para colocar na capa de uma "revista de arquitectura" qualquer.

Última edição de Handprint : 17-07-07 às 14:50


Portanto penso que no proximo concurso tenham cuidado a escolher os projectos vencedores. Porque para discutir 3D todos sabem discutir mas quando eh para discutir arquitectura eh aquela tristeza que se veh aqui.
Link to comment
Share on other sites

Os créditos da publicação e divulgação na AeV são do Carlos. Sei que foi bastante difícil conseguir as 6 paginas, mas com o empenho necessário conseguiu este artigo com a colaboração do Ivo e do Daniel.

Obviamente que fico extremamente orgulhoso por tudo isto!

:)


E como tal devemos entregar-lhe o forum. Quem manda eh ele.:)
Link to comment
Share on other sites

Guest carlos.pedro

JVS:
Não vou comentar os projectos. São as propostas que apareceram a concurso e o juri os escolheu. Respeito isso e respeito o juri. Quem acha pouco, se apresente no próximo concurso e faça melhor. A importância do 3D? Em caso de igualdade de qualidade/originalidade das propostas, as que estão melhor apresentadas se destacam. Óbvio.

Quanto ao artigo, o mérito é todo do Ivo e do Daniel pelos textos, e dos autores dos projectos pelas propostas. Eu apenas servi de ponte para conseguir espaço de divulgação. Apesar de haver quem não se importa com a publicação, não deviam desvalorizar o artigo pois assim desvalorizam o trabalho de todos que o tornaram possivel: organização, participantes e juri. Acho que todos merecem muito mais que essa atitude negativa.

E como tal devemos entregar-lhe o forum. Quem manda eh ele.:)

Não, obrigado. Tenho os meus próprios eventos, edições e projectos web.

Abraço,
Carlos Pedro
Link to comment
Share on other sites

Se fico feliz pelos resultados?

Nao fico feliz nem infeliz. Simplesmente fico indiferente.

Nao achei que fosse uma boa ideia obrigar os concorrentes a registar no forum. De certa maneira foi uma forma de os arquitectos e estudantes decobrirem o forum... nesse sentido foi uma boa ideia mas por outro cria um falso sucesso... como 6000 membros... faz-me lembrar o exercito de cartao de Saddam Hussein. Por outro foi ver um colega meu que se registou, participou no concurso, lia os meus artigos e nao participava nos foruns e quando sairam os resultados ... eles eram fracos. Ou eram todos iguais, ou todos eles tinham uns bons renderings e umas boas fotomontagens deixando de lado a qualidade arquitectonica dos projectos vencedores.


JVS foi o nosso primeiro concurso, houve erros, uma organização mais débil, e se fico feliz com os resultados? Sim fico, foi uma boa experiência para todos, houve mais participantes daqueles que se estavamos à espera, tivemos bons patrocinadores, boa divulgação, claro que para quem assistiu de fora não viu o trabalho feito nem o apreciou da mesma forma que nós.

Não sei que outra maneira poderiamos saber os dados ou notificar os concorrentes para prémios sem ter o registo deles, é um procedimento normal e feito por todos os fóruns que conheço, de outra maneira torna-se complicado de controlar.

Mais uma vez não percebo o porque da insistência dos 6000, o nosso fórum têm um número de utilizadores activos grande, pode não ser participante, mas é o número que conta nos fóruns. Os grandes fóruns americanos, os números são semelhantes, de já dei inumeras razões para a falta de participação das pessoas, e não, não é por questões entre utilizadores, ou por tópicos "quentes" que as pessoas não participam. Um fórum morre quando o número de utilizadores activos, ou o número de registo baixa, o que é acontece é o contrário.

Sobre os projectos a concurso, se são semelhantes, foram os que os utilizadores apresentaram. Se faltou originalidade ou experimentação no concurso deveu-se ao tempo, há altura do concurso (época de exames), e entre outras razões que poderam não ajudar muito ao pensamento criativo, mas são tudo questões a melhorar no próximo concurso.


Deixo aqui um comentario:

Por aqui podem ver o que os restantes leitores pensam deste forum. No fundo o juri escolheu projectos semelhantes com renders impecaveis.

Outro comentario:


Nao quero ser indelicado nesta hora de festa. Mas neste momento com muitos leitores devem estar a dizer o mesmo que este senhor.

Todos vos depois de beberem o champanhe e festejarem bastante esta hora de gloria do forum devem comecar a reflectir nestes comentarios. E nao os vejam como resultado de mentalidades invejosas ou de mau perder. Sejam praticos pois se por um lado a inveja corroi os espiritos pensantes de Portugal a Contra-Inveja deixa os portugueses na pasmaceira do costume.

Outro comentario para voces reflectirem.

Portanto penso que no proximo concurso tenham cuidado a escolher os projectos vencedores. Porque para discutir 3D todos sabem discutir mas quando eh para discutir arquitectura eh aquela tristeza que se veh aqui.


Tivemos a preocupação de falar com muitos destes membros através de mensagem privadas, anotamos sugestões, ideias, e outros conselhos deles, perguntamos aos vencedores, e ao malaise que foi um dos principais críticos dos resultados do concurso.

Mas tu como ninguém deves saber que não temos o Arquitectura.pt como único projecto. E que nem sempre há tempo para fazer tudo. O Arquitectura.pt é um projecto que dá muito trabalho, gasta dinheiro, apoia outros pequenos projectos e não dá lucro, nem paga contas ao final do mês.
Acho é desgastante estas questões porque levam todos a pensar que andamos aqui a criar jogos mesquinhos entre amigos e pessoas, que não fazemos o nosso trabalho, nem que não o sabemos fazer.
Tentamos fazer dentro do possível, falamos com ambas as partes (vencedores e vencidos) e prometemos fazer o nosso melhor no futuro.

O facto de sair numa revista de arquitectura de grande tiragem só faz valer o trabalho de quem estava na equipa na altura. E esse trabalho, apesar de não ser perfeito, valeu a pena pela experiência e pela dedicação.

Espero que compreendam melhor agora.
Link to comment
Share on other sites

JVS, sabes o que acho dessas pessoas que perderam o concurso,ou que etc,etc... é tipo o benfica(clube o qual sou adepto fervoroso) perde e digo, foi o arbitro, foi o penalti, foi a falta, foi o vermelho...e no final..só rematamos uma vez, o quim fez 30 defesas, e 2 do benfica deviam ter ido para a rua! ... cada vez mais, penso que a mentalidade de algumas pessoas(não estou a falar directamente para ti JVS) é desgastante, é incrivelmente virada para o seu umbigo, o egocentrismo ao máximo... como disse um poeta do hip hop: "respeito a individualidade não individualismos"

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.