Jump to content
Arquitectura.pt


[2006 - Arq.] Univ. de Coimbra - Faculdade de Ciências e Tecnologia


3CPO

Recommended Posts

Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências e Tecnologia
2006/2007 - Arquitectura

Endereço e Contactos do Estabelecimento
Colégio S. Jerónimo,
Largo D. Dinis
3000-141 COIMBRA
Tel: 239857000
Fax: 239825144

http://www.fct.uc.pt
grexte@janus.fct.uc.pt

Características do Estabelecimento/Curso
Código: 0501/0022
Grau: Licenciatura
Concurso: Nacional
Vagas para 2006/2007: 60
Tipo de Ensino: Ensino Superior Público Universitário

Provas de Ingresso
11 Geometria Descritiva
18 Matemática

Classificações Mínimas
Nota de Candidatura: 100 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos

Fórmula de Cálculo

Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Fonte: Acessoensinosuperior

Mais informações em:
https://webonc.darq.uc.pt/weboncampus/course/infocurso.do?idcurso=1
http://www.fct.uc.pt/Conteudos/servicos/dsa/Planos_Estudo/ARQUITECTURA.PDF

:)
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
saudaçoes!!! esta é a minha primeira apariçao neste forum e por isso peço dsc por algum erro ou calinada!!!

gostava de saber como é o curso de arquitectura da universidade de Coimbra visto a nivel nacioal??
Isto é se é bom/mau, dificiel, credivel!!! eu conheço a faculdade pois estudo la ha dois anos mas este ano decidi mudar para arquitectura e gostava me informar...

Tambem gostava que me contassem o que fizeram no vosso primeiro ano da faculdade (se se lembrarem :-D)...pois em principio entrarei no curso mas n tenho conhecimento nenhum sobre que materiais se usam, que tipo de material se utiliza nas maquetes, se o material é mt caro, como se imprimem plantas, se é caro e essas coisas!!! apenas sei as cadeiras que vou ter e nao me dizem nada a nao ser geometria, geografia e historia da arte... agora projecto e desenho nao faço ideia do que vo encontrar... tinha em mente fazer trabalhos este Verao (iniciativa propria) mas nao pude pois fui operado eheh...


agradeço desde ja a ajuda

como ando na faculdade e adoro la andar :

saudaçoes académicas
Link to comment
Share on other sites

Ola, O teu percurso académico depende única e exclusivamente do teu empenho, dedicacao e atitude. Serás tu o principal influente na tua própria forma de ensino. A faculdade é um meio para atingires determinados saberes na medida em que a principal aprendizagem é feita muitas vezes fora da universidade ou fora dos horários lectivos. A nível de conteúdos do primeiro ano conta com muita introducao de conhecimentos, história, experiencias conceptuais. Em principio no primeiro ano nao deverás ter grande contacto com autocad ou impressoes constantes. Abracos e boa sorte

Link to comment
Share on other sites

Boas! não te preocupes com isso, os profs vão dar-te as orientaçoes necessarias!

Mas já agora, até ao 3º ano não há cá pc's para ninguem! é tudo a unha como o 'zé da cunha'.
Quanto aos materiais para as maquetes aconselho-te a usar de tudo no primeiro ano para assim te aperceberes as diferenças entre eles e escolheres aquele que mais gostas de trabalhar! Ah, prepara-te para começares a desembolsar $$ que as coisas não sao caras! (se quiseres poupar $$ não compres na Fernandes, vai a casa das canetas ou á marciano [agora sei que a papelaria do dARQ também vende material, mas não sei os preços!] mas de preferencia se fores de outra zona do país tenta comprar por lá o material porque em Coimbra Upa,Upa).
Desenho é simplesmente desenho à vista, e Desenho II é algo onde poderás experimentar outras técnicas e afins! Quanto a Projecto é exacmente o que se faz em arquitectura Projectar :s já não tens o saudosos Hestnes Ferreira em tinhas aulas até agosto e das 18 da tarde as 3 da matina, mas tens o Prof Bandeirinha...
Também tens o site da escola e o respectivo forum do dARQ onde podes tirar mais informações: http://www.darq.uc.pt/

Não te esqueças de te orgulhar sempre do 'Santo Padroeiro' :PP
Saudações Académicas \m/

Link to comment
Share on other sites

LOL :s Agora o pessoal só aprende a trabalhar com o Prof. Gigante! Modernices... :icon_blahblah: Mas a nós faltou-nos passar pelo Prof. Vitor Figueiredo! :armed4: Ali é que uma pessoa se fazia 'Homem'! Ou passa e aguenta ou desiste! :p

Link to comment
Share on other sites

Boas! não te preocupes com isso, os profs vão dar-te as orientaçoes necessarias!

Mas já agora, até ao 3º ano não há cá pc's para ninguem! é tudo a unha como o 'zé da cunha'.
Quanto aos materiais para as maquetes aconselho-te a usar de tudo no primeiro ano para assim te aperceberes as diferenças entre eles e escolheres aquele que mais gostas de trabalhar! Ah, prepara-te para começares a desembolsar $$ que as coisas não sao caras! (se quiseres poupar $$ não compres na Fernandes, vai a casa das canetas ou á marciano [agora sei que a papelaria do dARQ também vende material, mas não sei os preços!] mas de preferencia se fores de outra zona do país tenta comprar por lá o material porque em Coimbra Upa,Upa).
Desenho é simplesmente desenho à vista, e Desenho II é algo onde poderás experimentar outras técnicas e afins! Quanto a Projecto é exacmente o que se faz em arquitectura Projectar :s já não tens o saudosos Hestnes Ferreira em tinhas aulas até agosto e das 18 da tarde as 3 da matina, mas tens o Prof Bandeirinha...
Também tens o site da escola e o respectivo forum do dARQ onde podes tirar mais informações: http://www.darq.uc.pt/

Não te esqueças de te orgulhar sempre do 'Santo Padroeiro' :PP
Saudações Académicas \m/




nao percebi a frase que sublinhei a vermelho eheheh!!!! eu sou da Figueira por isso terei de comprar em Coimbra... obrigado pelas ajudas...
Link to comment
Share on other sites

Rafa :oops: ehehe

tira o 'não' :p

Pois, na Figueira não conheço lá nenhuma loja que venda material para as 'artes'. :s
Eu muitas vezes levava material de fora para os meus colegas, porque chegava a comprar material por menos de metade do preço do que em Coimbra...

mrc64 :PP

Ai tanto pessoal que eu vi a chorar a porta daquela sala! Outros tantos que desistiram! Mais outros com esgotamentos! Velhos tempos, velhas historias :p
Link to comment
Share on other sites

E onde compravas??? conheço uma casa em Leiria... ja agora ha quem me diga que arquitectura é praticamente passar 6 anos a trabalhar incessantemente ora em como ando por Coimbra á algum tempinho vou ter de abdicar de umas borgas de vez em quando??? eheheheheh ja agora que é o santo padroeiro???? eheh

Link to comment
Share on other sites

E onde compravas??? conheço uma casa em Leiria... ja agora ha quem me diga que arquitectura é praticamente passar 6 anos a trabalhar incessantemente ora em como ando por Coimbra á algum tempinho vou ter de abdicar de umas borgas de vez em quando??? eheheheheh

ja agora que é o santo padroeiro???? eheh


LOL de vez em quando/quase sempre! isto se quiseres fazer projecto...
Link to comment
Share on other sites

Rafa Uma pergunta conheces alguem de arquitectura em Coimbra que anda na Borga e que tenha alguma cadeira (Projecto, as outras é trocos) feita?
Portanto, se queres um conselho para acabares o curso rapidinho vais ter é de abdicar do tempo do curso para ires para a borga! E mesmo assim esse tempo de borga vais ter de o retirar ás horas de cama! Tens de ver que estás em Arquitectura e não noutro curso!

Quanto a ser bom ou não, o que faz um bom arquitecto não é onde se tira o curso! Mas na minha opinião considero uma boa escola! Não é a ideal mas nenhuma o é!

Santo padroeiro?
Andas a faltar ás queimas :PP lol logo saberás :s
Link to comment
Share on other sites

nao conheço ninguem de arquitectura eheheh Eu estou preparado para nao ter borgas, mas para tirar um curso rapido tem de se adbicar de borgas possivelmente arquitectura mais, mas no curso em que estava para fazer quilo tb era preciso abdicar e mt eheh... gostava era das vossas opinioes eheheeh!!! eu nao tenho faltado as queimas se calhar nao me lembro é delas, inda nao faltei a uma unica noite nem na queima nem na latada eheheheheheheh!!!!!!! agora santo padroeiro nunca ouvi falar, conta la...

Link to comment
Share on other sites

lol estás a vontade! :p

É assim, os profs que vêm de outros departamentos têm hábitos de trabalho diferentes (notas logo, principalmente quando sao os engenheiros [eles amam os acetatos, não sabem desenhar têm de copiar por cima :s]) mas a maioria (os do dARQ e os que ja estão habituados ao esquema) é tudo de horarios flexiveis, podes entrar e sair além de que tens uma componente muito pratica o que não te obriga a estar nas aulas! (fora as semanas que não pões lá os pés para fazer entregas a projectos)
Quanto a serem bons, tens de tudo, os bons e maus! Mas a maior parte são os bons! É como em todos os cursos! Há uns em que o tempo passa e tu não te importas de ficar até as 'tantas' e outros em que nem sequer vais as aulas, so vais aos exames (a Projecto e Desenho tens ir sempre)!
Mas não te preocupes, o curso de Coimbra tem uma coisa muito boa, a malta é unida, juntam-se para os apontamentos, para acabar projectos, para fazer traduçoes de livros! Passam-se muitas horas no departamento (fica-se com a chave do dARQ) e praticamente é um ambiente familiar!

E quanto a vida académica do dARQ aproveita a primeira semana!Depois só tens o rasganço (se o quiseres fazer,claro!) Porque Queimas e Latadas se as fizeres têm de ser programadas para não dormir durante uma semana! (é claro que não é assim tão rigido, mas se queres ter uma vida certinha, livre de directas e directas e mais directas é assim!)


mrc64 -> esse avatar fica.te mal! não condiz com a gravata :p

Link to comment
Share on other sites

não é para te assustar mas, quando tiveres uma entrega a projecto no dia anterior (ou no dia seguinte!) ao cortejo da queima, acho que vais ficar com pouca vontade de lá ir, ou entao não... :s PS: - TiCo: O que tem a minha gravata??? hmm :p é uma miséria 20kb não dá pa nada...

Link to comment
Share on other sites

Eu as aulas que tive com engenheiros foram uma verdadeira seca fogo!!! Estive estes dois anos em Engenharia Mecanica e entao as aulas eram todas dadas por engenheiros e a mil á hora a ler um acetato!!! eu sempre sonhei com arquitectura mas influenciado pelas escolhas do secundario nao pude entrar quando acabei o 12º e entao entrei em Mecanica no fim do primeiro semestre fui operado e nao consegui recuperar o segundo semestre isto no primeiro ano!!! entrando no segundo ano tinha tantas cadeiras em atrazo que decidi seguir o meu sonho por isso estou preparado para abdicar de mtas borgas com fim a tirar arquitectura com uma mediazita geitosa... De novo fui ao bloco operatorio á uma semana atraz e de modos que vo 'começar uma vida nova assim que começe o curso de arquitectura' pelo que as borgas podem deixar de existir com a frequencia com que existiam ehehe... desculpem o desabafo mas tenho de estar em repouso e nao tenho mais nada pa fazer senao estar na net e ver tv e entao ca estou eu... podem insultar por tar a chatear eheheh...
Link to comment
Share on other sites

Mas olha que não só os engenheiros a dar verdadeiras secas! :p
Mas que vais ter de abdicar de muitas coisas, não duvides :s mas estar disposto a isso já é um bom inicio, vamos a ver é se cumpres loool :p Mas com o prof Bandeirinha a projecto no primeiro ano deves ter muito tempo livre! :icon_blahblah:
Mas vais ver que de qualquer das formas tens borga, mas de outra maneira. E por exemplo estares no dARQ a bulir pa uma entrega (a sala do primeiro ano é mm por cima do DD [ouve-se o som e td]), e o ppl pega e desce cá baixo a buber umas para se inspirar e depois vai para cima :s lol Tens também as festas do dARQ. A malta é fixe, depois há uns profs que alinham nas maluqueiras! Vais gostar!
Não chateias nada! Também ando aqui as aranhas no work, este projecto ainda não encarrilou, estou com montes de problemas, e sempre venho aqui desanuviar um bocado :p

mrc64 -> Com a gravata da BRIOSA :p ou a da FCTUC :p

Link to comment
Share on other sites

Olá Rafa e bemvindo ao fórum. Em relação ao curso de arquitectura da uc, posso dizer que seria neste momento a minha segunda escolha para tirar estudar, caso, por qualquer motivo não pudesse estudar onde estudo. Parece-me, à distância evidentemente, porque é sempre complicado perceber como funcionam os cursos que não frequentamos, dos mais bem organizados do país, com um plano curricular bastante equilibrado e com professores que tem um percurso seguro e reconhecido em termos da sua prática profissional. Evidentemente que isso pode não significar qualidade enquanto docentes, ou mesmo significar dedicação à causa do ensino :s, mas é contudo um garante de uma orientação segura e válida. E estou a falar aqui de pessoas como o Gigante, o Mendes Ribeiro (penso que ele também lecciona lá, não é? corrijam-me se estiver errado pf), mesmo o Figueiredo, cuja obra aprecio, embora n saiba claro como é ele no plano do ensino, ou o Alves Costa, um professor por quem tenho enomre admiração, das melhores aulas que já tive na faculdade foram com ele (ele também lecciona na faup). Por isso, por princípio, acho excelente se puderes tirar o curso de arquitectura em Coimbra.

Link to comment
Share on other sites

Bem eu adoro Coimbra, mas reconheço que em alguns cursos (oa mais antigos maioritariamente) a organizaçao é quase zero, uns acetatos e mais nada, é como se fosse preciso pagar um extra para tirar uma duvia com um prof!!!!!! Com as pessoas que falei sobre o curso de arquitectura em Coimbra todas me têm dado boas referencias o que me deixa cada vez com mais vontade de começar a trabalhar no curso, tambem me têm dado boas referencias da ARCA (mas pus logo a ARCA de lado, sou apaixonado pela universidade de Coimbra :s=)) Resta-me aguardar pelo inicio do ano lectivo e agradecer a todas as ajudas que me têm dado (quanto mais melhor)... cumps

Link to comment
Share on other sites

Rui Resende Por acaso não acho o curso ainda muito bem organizado. Está a melhorar isso é verdade, e há um cuidado imenso da parte dos professores em relação aos alunos! Dou um exemplo entre outros: a relação entre as disciplnas construção e projecto não é nem de longe nem de perto suficiente! Mas volto a repetir que o departamento sabe disso, sabe ouvir os alunos (como eu ja referi, somos uma pequena familia), e têm-se esforçado claramente para resolver os problemas! :s
Dentro desses professores que falas (porque há outros), sinceramente só o Gigante e o Vitor Figueiredo (que ja não lecciona, e foi substituido pelo Gigante [mrc64 se não estiver actualizado corrije-me :p]) são os de maior relevancia.
O prof Mendes Ribeiro, não fui aluno dele (felizmente) e segundo consta toda a gente tenta 'fugir' dele (claro que nem todos, mas pelo que ouço, ou diria pela influência de amigos [e quem pode falar melhor sobre isso é o mrc64 que o apanhou!]). Eu costumo dizer que é uma pessoa que so sabe :icon_blahblah: e as obras dele são o exemplo da porta do wc do dARQ (que está sempre no chão, assim como uma obra do respectivo que fui visitar com o mrc64 e por pouco não fomos para ao Hospital por causa de um passadiço que se partiu quando iamos la em cima, entre outras coisas...).
O prof. Alves da Costa também foi meu orientador a projecto (só no papel, porque nunca foi a nenhuma aula minha, agora parece que ja lá vai ao dia das entregas finais de projecto, dará à volta de 2 vezes por ano....)
Mas podes contar com pessoas como Gonçalo Byrne, eu ainda tive o prazer de ter aulas com o Fernando Távora (excelente diga-se a verdade), Raul Hestnes Ferreira (também já saiu). Tens, indiscutivelmente, excelentes professores de História (qual deles o melhor), Paulo Varela Gomes, Walter Rossa, Jorge Figueira e Mario Kruger (que é um poço de cultura arquitectonica, mas não se sabe exprimir perante os alunos e uma pessoa muitas vezes acaba-se por perder). Na area de Geometria há o Vitor Murtinho, que considero excelente (conseguia confudir-me a geom, era brutal o Prof.) Depois a Desenho tens o António Olaio e o Pedro Pousada excelentes professores também. Posso também dizer que existe também uma gama de excelentes assistentes.
Espero não me estar a esquecer de nenhum professor que não se deve esquece, mas se for o caso lembrem-me :p lool
Link to comment
Share on other sites

Eheh!!! Enfim isso é como tudo na vida apanhamos smp profs dos quais gostamos e profes de que nao gostamos!!! contudo tambem me têm dito que a interacçao entre as pessoas em geral do departamento é algo diferente dos outros departamentos... venha de la o dia 18 de setembro que eu quero ir pa la eheheh...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.