Jump to content
Arquitectura.pt


Universidade Lusiada de Famalicao!


Brito

Recommended Posts

Eu acho q todos temos uma aptidao inata para determinada area e nao sao as nossas opções certas ou erradas q vao mudar isso! Para certos cursos, que até acho q e' o caso de arquitectura, nao ha' uma area perfeita! Há sempre disciplinas q escapam...mas se vais para a faculdade, a priori vais aprofundar conhecimentos mais especificos numa determinada area, portanto acabam por se desfazer as lacunas do secundario. Em ciencias, se optares, tambem acabas por ter uma preparação semelhante a um aluno de artes q tenha matematica em vez de historia! Apenas nao tens o desenho! Acho muito mais flagrante poderes entrar numa engenharia com uma especifica portugues...como é possivel um aluno de humanidades entrar numa engenharia sem quaisquer bases de matematica?? Nao estou a menosprezar nada nem ninguem, mas há disciplinas de aprendizagem mais facil! Nao requerem tantas bases...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 99
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

EU, acho que o sistema está a falhar, porque muitas pessoas com aptidões para certos cursos ficam para trás porque pessoas de outros agrupamentos passaram à frente, e muitos deles vão acabar por desistir passados 3 ou 4 meses de aulas...


Apesar de parecer um pouco "injusto", é a realidade... fazem as provas de ingresso necessárias e cumprem os objectivos pedidos. No final a média se a média for superior entram... e quantos vindos de artes desistem também?

Quantos são aqueles que andam por lá a dizer que o que gostam mesmo é de escultura, pintura e artes gráficas?

Acho que falta algo muito importante no acesso ao superior... testes vocacionais...

:)
Link to comment
Share on other sites

desculpa dizer-te, mas tu não deves saber ler em condições... eu já disse há uns posts atrás que é só a minha opinião, ponto final parágrafo.

é verdade que é assim os sistema, mas EU, digo outra vez, EU, acho que o sistema está a falhar, porque muitas pessoas com aptidões para certos cursos ficam para trás porque pessoas de outros agrupamentos passaram à frente, e muitos deles vão acabar por desistir passados 3 ou 4 meses de aulas...

ainda vou dizer outra vez, para o caso de não teres percebido bem.. é a MINHA OPINIÃO...


:)

Eu li perfeitamente o que tu escreveste, mas também tenho a MINHA OPINIÃO. E a minha opinião vai de encontro ao que a Frida! e outros já disseram, lá porque não sou de artes não quer dizer não saiba tão bem ou melhor fazer o que os de artes fazem. E não acho que seja injusto para os de artes verem alunos de ciências a passarem a frente! Se chegaram lá é porque conseguiram e ponto final! No fundo é o que a Frida! diz, só não temos é desenho! E assim como diz o |Kandinsky|, muitos alunos de artes também desistem! Realmente não percebo a indignação, não vou dizer que entrar em arquitectura tendo tido artes no secundário seja mais fácil que entrar por científicos, mas a verdade é que eu não conheço ninguém de artes que se queixe que tem uma disciplina que é um "bixo" enquanto em ciências tens umas quantas! Logo atingir uma média mais alta se torne mais difícil, não? Mas não estou de forma alguma a menosprezar o agrupamento de artes, muito pelo contrário, possivelmente haverá alunos de ciências que depois tenham dificuldades em disciplinas como o desenho, onde os de artes estão mais a vontade e provavelmente a situação inversa também se verifica.
Link to comment
Share on other sites

e digo outra vez o que já disse algumas vezes, não te estou a criticar a ti nem a ninguém.... vais entrar em arquitectura via ciencias? porreiro p ti... o que estou farto de dizer é que o sistema de acesso está muito mal feito, se te podes candidatar a qualquer curso por qualquer agrupamento para que é que existem agrupamentos? não faz sentido. e eu não disse que os alunos de ciências eram melhores ou piores, apenas apontei algumas situações que acontecem com todos, mas especialmente com alunos que vieram de ciências, e eu vejo disso todos os dias...

Link to comment
Share on other sites

tu deves ter uma dificuldade qualquer em perceber as coisas à primeira... já te disse que sim, é a realidade, mas não faz sentido, para que é que se divide em agrupamentos se depois as condições de acesso são as mesmas? já podes deixar de bater no ceguinho...

Link to comment
Share on other sites

Ok... não vale a pena entrar em conflitos. Opiniões são opiniões. Nada mais do que isso. Ora eu acho que é injusto. Assim como acho uma falsa realidade que o curso de Ciências é o melhor porque é o mais difícil, que todos têm de ter matemática, que os de artes são uns burros, que são os maiores porque passaram a matemática. Infelizmente já me disseram umas quantas vezes que quem vai para Artes é porque não consegue passar em Ciências. Ora, se eu sempre quis arquitectura, porque é que iria para Ciências ou para qualquer outra coisa? Ninguém garante aos meninos de ciências que eu não possa fazer o exame de física e ter 20. Assim como eu acredito que eles podem ter 20 a geometria. Acho errado os de ciências entrarem para arquitectura. É o mesmo que eu agora entrar para Medicina... fazer o exame de Matemática e conseguir entrar. Chego lá.. nem sei o que são neutrões! lol

Link to comment
Share on other sites

Agora, na nova reforma, a geometria e' a mesmissima q se tem em Artes! A unica coisa que muda e' a disciplina 'estruturante': no nosso caso é Matematica e no caso de Artes é Desenho. Acabas por ter uma formação semelhante! E não acho que os alunos de ciencias sao melhores que os de Artes, apenas acho que é uma area mais segura em que o que é, é e não ha' ninguem que possa provar o contrario, logo há menos margem para te 'roubarem notas' só porque nao vao com a tua cara, como acontece enumeras vezes em disciplinas como Desenho! Sempre tive duas turmas, uma de ciencias, na qual tinha as disciplinas estruturantes e uma turma de artes à qual ia ter as disciplinas especificas, como é o caso da Geometria.

Link to comment
Share on other sites

Frida! "é uma area mais segura em que o que é" porquÊ?
A geometria Descritiva B não é a mesma coisa que a Geometria Descritiva A. Não percebi bem se era isso que estavas a dizer. :)
Temos que compreender, ao menos, que se existe o curso de Artes Visuais é por algum motivo.
É verdade que algumas professoras de Desenho também dão notas por "amizades". Mas nem todas... Depois, se te sentires injustiçado por uma má nota a desenho, podes queixar-te como se queixa um aluno em Matemática: basta mostrares os teus desenhos, assim como em matémática mostras os teus testes. O que acontece é que o conceito de desenhar bem é muito subjectivo. Há pessoas que gostam dos meus desenhos, outras que não. E isso já não acontece com as disciplinas de ciências. Em Matemática o resultado é só um, por mais que penses que é outro.
Atenção: eu admiro bastante as pessoas de ciências, de humanidades, do que quer que seja que conseguem ter 20 no exame de geometria. Eu não consegui. Só consigo ter 20 a história de Arte e a Filosofia.
Só não compreendo porque, se gostam de arquitectura, porque é que não vão para Artes. A Arquitectura é uma arte e acho que não se pode basear apenas em Matemática e em Geometria. Há que estar sensibilizado para a Arte em geral.

Link to comment
Share on other sites

Nao...os alunos de ciencias têm Geometria A, igualmente aos de Artes Visuais! Quando digo que é uma area mais segura, é exactamente pelo que referiste anteriormente 'O que acontece é que o conceito de desenhar bem é muito subjectivo. Há pessoas que gostam dos meus desenhos, outras que não. E isso já não acontece com as disciplinas de ciências. Em Matemática o resultado é só um, por mais que penses que é outro.', ou seja, se tu mereceres um 20 não há muito para questionar! Como já referi anteriormente, tambem tenho aulas com uma turma de Artes Visuais e vejo o que certos alunos sofrem a Desenho! Tem lá uma pessoa que deve ser das pessoas mais talentosas que eu já vi, que teve 19 no ano passado a Desenho e este ano, com um novo professor, teve 12 porque 'é demasiado perfeita a desenhar' e ele gosta de coisas mais naifes! Tal como tu, sempre quis Arquitectura e, por isso mesmo sempre soube o que me esperava, daí nao querer facilitar e garantir uma boa média. Informei.me bastante no fim do 9º ano, fui a varias psicologas especializadas na area vocacional e dava.me sempre 'Artes Nivel Superior' mas, em Artes, ´só me via mesmo em Arquitectura ou Design...sou uma grande apreciadora de pintura e escultura mas nao me via a pintar ou esculpir...foram as proprias psicologas que me aconselharam a ir por Ciencias! Como até tinha uma certa facilidade para a Matematica, disseram que era melhor jogar pelo seguro e assim foi... Nao estou minimamente arrependida! Apenas tenho e sempre tive a consciencia que para o ano vou ter de me esforçar mais em certas disciplinas! O q para ti será mais evidente em determinadas areas, para mim será uma novidade e vice-versa.

Link to comment
Share on other sites

Frida! julgava que os de ciências tinham geometria descritiva B... Como conheço quem tenha, pensei que fosse assim para todos. Também tenho tido notas diferentes a desenho de ano para ano, mas nunca foi nada abismal: tive 16 no 10º e 11º e 18 no 12º. No 12º ano comecei a esforçar-me mais para ter boas notas. A professora do 10 e 11 ano não entendia tão bem os meus desenhos: gosto mais de desenho abstracto, de coisas mais interiorizadas do que desenhar aquilo que vejo sem sequer reflectir sobre isso. Como digo, varia de pessoa para pessoa. Correu-me mal o exame de Geometria. Não tenho nota para entrar em Lisboa na pública (porque a prova de ingresso é geometria ou matemática), nem dinheiro para ir para a privada. Mas isto é como tudo.. Para mim, história de arte também deveria funcionar como prova de ingresso em todas as públicas. Mas preferem que os de Matemática nos passem á frente. Ok... Apesar de tudo entram sempre os melhores. :)

Link to comment
Share on other sites

Podes ter Geometria A ou B! Depende...se escolheres como especifica bienal geometria, é geometria A, se escolheres como disciplina complementar de 12º ano é Geometria B! Mas como especifica é só aquela que fazes exame, só te podes candidatar a Arquitectura com Geometria A! O exame de Geometria tambem me podia ter corrido melhor, achei o exame facilimo mas sou muito nervosa e enganei.me numa abcissa do plano de topo no exercicio de truncagem! Como deves imaginar, deu.me uma secçao completamente diferente! Tecnicamente o exercicio está todo correcto, mas vai depender muito da boa vontade do corrector! Mas tenho sempre o exame de Matematica! Lá está uma das razoes pelas quais tambem fui por ciencias, Matemática é especifica em TODAS AS FACULDADES! Alias, na Universidade do Minho, que até dizem ter um ensino razoavel e semelhante ao da FAUP é sempre exigida a Matematica e a média tem sido bastante mais baixa (14,4 no ano passado) . Mas já pensaste em Évora? Tambem tem uma media igualmente baixa! Mas tambem pensa que se nao entrares numa estatal proxima de tua casa, vais gastar o dobro em alojamento e alimentação do q gastarias na mensalidade de uma privada...

Link to comment
Share on other sites

Mas já é opção de cada um, certo? Até porque os alunos de ciencias têm desenho e geometria descritiva, é a B, mas têm. Daí que também possam usa-la, right?


então os de artes que escolhem matemática também podem ir para medicina... ou não?
Link to comment
Share on other sites

continuo a dizer que discordo completamente que tenham tirado matemática do curso de artes (ou passou a opção ou lá o que foi...)... a disciplina matemática em si não é necessária para a maior parte dos cursos que se segue em artes, mas é um exercício mental que deveria ser exigido a todos os estudantes! mais uma vez digo que estou muito feliz com a educação que recebi. tive DGD, matemática, história da arte e teoria do design (e claro portugues, ingles, filosofia, etc) e acho que com essas disciplinas já se tem boas bases para qualquer curso "de artes".

Link to comment
Share on other sites

AnaS, posso estar a dizer uma estupidez mas julgo que nao podes entrar só com Matematica em medicina...exigem.te smp biologia ou fq! E alem disso Artes e a area das Medicinas não têm assim tantas disciplinas comuns! Sim, pq em ciencias é notorio que há 2 grandes subgrupos: as areas da Saude e as areas das Engenharias, Arquitectura, etc...em que só o segundo acaba por ser compativel com Artes! Nao seria descabido que um aluno de artes fosse para Engenharia Civil de tivesse Matematica e Fisica, como é possivel embora sejam quase inexistentes as escolas que ofereçam essa hipotese.

Link to comment
Share on other sites

eu vou concordar com o kandinsky... o que está mal no nosso sistema é mesmo a falta de testes vocacionais. e não falo daqueles que se faz no psicólogo da escola onde nos perguntam se gostamos de desenhar... falta alguém da própria universidade estudar o percurso escolar do aluno e ter uma entrevista com ele...algo tipo entrevista para emprego :) obviamente isso não vai acontecer num futuro próximo até porque ia ser preciso muito trabalhinho para estudar centenas de alunos :p

Link to comment
Share on other sites

A serio? Nao tinha essa ideia! Tinham.me dito justamente o contrario! Até julgo que foi no telejormal a proposito de uma reportagem q dizia q arquitectura era dos cursos com maior taxa de desemprego mas que, no entanto, esperavam.se melhorias com a promulgaçao dessa lei...

Link to comment
Share on other sites

Mesmo que isso altere, pouco ou nada vai adiantar o panorama! a não ser na provincia, mas a organização instalada vai levar á assinatura de favor e se ela agora ja existe... De qualquer das formas irá sempre haver um rasgo, mas nada de muito relevante :\ Penso eu, oxalá me engane :) Segundo algumas opiniões a grande 'safa' da arquitectura será a Reabilitação e como tal irá cair uma grande parte na Arquitectura de Interiores. Se verdadeiramente existisse interesse, o que se devia legislar era esta matéria, para se retirar os designers de interiores do nosso caminho, não descurando o trabalho deles, até porque não é uma atitude muito correcta (mas os engenheiros tb assinam os nossos, vingança :rambo: lool )mas pelo menos vai.nos dar mais margem de manobra.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.