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Arquitectura.pt


Universidade Lusiada de Famalicao!


Brito

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Eu fiz lá o meu curso entre 1998 e 2003. Foi numa altura de mudanças na estrutura da faculdade, mas no geral penso que é uma boa (muito boa) faculdade. Turmas pequenas que permitem uma excelente relação entre professores e alunos. Em 2002 ou 2003 aquando das avaliações que a OA fez a todas as faculades, foi referido que teria sido classificada como a 2ª melhor faculdade de arquitectura... Há professores muito bons e outros menos bons, mas no final posso dizer que gostei de lá andar.

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E anda-se um ano inteiro (ou mais quando não corre bem) para se entrar numa faculdade a sério, e pessoal que nem positiva tem a matemática (sim, eu ainda acho que quem não tenha positiva a matemática não devia entrar em lado nenhum! Mas isso é outra conversa) entra assim, a abanar o belo do euro... Oh país pequeno este...:tired:

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Against eu concordo contigo. Mas também não posso falar muito porque nao tive matematica (davam-me a escolher ou historia de arte ou matematica)... eu escolhi historia porque sempre me interessei por essa disciplina.

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Against eu concordo contigo. Mas também não posso falar muito porque nao tive matematica (davam-me a escolher ou historia de arte ou matematica)... eu escolhi historia porque sempre me interessei por essa disciplina.


Isso é mais uma daquelas coisas que eu não percebo... Até os alunos de humanidades têm matemática! Como é que se tem um percurso escolar sem ela é que não tem cabimento. Depois nem regras de 3 simples sabem fazer! :surprised:
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Against no meu caso ou se escolhia uma ou outra... os horários nao eram compativeis. Desculpa mas acho que para um aluno de ARTES a história é mais importante do que a matemática. As pessoas é que fazem um grande escandalo em torno da matemática - parece que só pode ser inteligente quem tem matemática e quem tem positiva... Não sinto falta nenhuma dessa disciplina... E sei fazer regras de tres simples, tabuadas... tudo o que preciso saber, mas não o suficiente para que a sociedade me considere apta para concluir o secundário. Por nao ter escolhido matemática não quer dizer que, se a escolhesse, não pudesse ter boa nota,...

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Eu nem me estou a referir às pessoas que não têm matemática. Já estou a falar nas pessoas que têm matemática ao longo do secundário e que depois acabam com negativa no exame nacional e entraram para a Uni! Isso é que me choca, e quem diz matemática diz outras. Matemática é tão importante nas artes que em Uni (a sério e não daquelas a brincar) é usada como específica para arquitectura ao lado de geometria descritiva. E porque normalmente são os engenheiros que fazem os cálculos, não quer dizer que um arquitecto seja menos capaz, daí que a matemática seja importante (ou até a física). Agora achar que história de arte seja mais importante acho errado, cada uma é valorizada e não me parece que as possamos comparar. E é escandaloso não se saber resolver uma equação e outras coisas que a matemática nos ensina! Não sei como é que acham que não seja! :horrible:

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olá! quando digo que história é mais importante para o curso é porque se nao fosse historia de arte, eu nao sabia o que era um edificio barroco, nem sabia o que é um frontão, nem uma conija, nada disso... e analisar os edificios ao longo da historia., ao longo dos diferentes movimentos, compreendo um pouo melhor a evolução da arquitectura... mas sao apenas opinioes! :)

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concordo plenamente contigo. daí que eu defenda que não devia ser permitido a um aluno que faz o secundário em cientifico-natural candidatar-se a um curso como o de arquitectura nas mesmas condições doas alunos que fizera 3 anos de artes. não faz sentido nenhum um aluno que esteve 3 anos a preparar-se para uma área ser "ultrapassado" por um que lhe deu na telha no 12º ano de querer ir para arquitectura. querem ir para arquitectura afinal? tudo bem. mas com condições diferentes... não deixo no entanto de dar alguma razão ao Against. não compreendo de forma alguam a escolha entre matemática e história. se me dizes entre matemática e métodos tudo bem, mas não vamos meter história da arte no mesmo cesto.

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Entre Matemática ou Historia eu preferia a Matemática, até porque há cursos de Arquitectura com a cadeira Matemática e Fisica! E quanto a mim é preferivel ter bases de Matemática/Fisica porque esta é uma pequena continuação do secundário, enquanto que a História da Arquitectura e não História da Arte é uma disciplina que começa do zero! :p E por isso acredito que haja mais gente com dificuldades para acabar cadeiras de relacionadas com as matemáticas do que com as Histórias ou Teorias. :p Mas discutir qual destas é a mais importante para a arquitectura é irrelevante porque ambas são importantissimas :p E o que está mal feito no meio disto tudo é a admissão ás Universidades, que quanto a mim para além das notas dos exames devia.se contar com o percurso académico, exames psicotécnicos, voluntariados, etc etc, e com um concurso directo á universidade e não um concurso nacional! Aliás não conheço nenhum país onde se consegue avaliar o futuro de uma pessoa em apenas 5 horas de avaliação, e isto no caso de terem duas especificas, que até pode ser menos :)

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Olá a todos! Eu sou de 'cientifico-naturais' (q agora ja' nao se chama assim) e, no entanto, smp quis ir para arquitectura! Foi uma opção! Toda a gente sabe desde o inicio com q trunfos tem de jogar p chegar onde quer e, entre apanhar um prof de desenho meio maluco que questiona os teus trabalhos por tudo e por nada ou ter uma disciplina, para mim bastante facil, como a matematica preferi jogar pelo seguro! Alem disso, nao deixo de salientar que tambem acho historia importantissimo pro curso q qremos. Contudo, em História les o livro, viajas um pouco e ficas com umas luzes enquanto disciplinas como Matematica e Física precisas mesmo de ter bases muito boas para te conseguires aguentar. E mesmo que nao tenha Física na faculdade (porque nem todas têm), nao deixa de ser, a meu ver, uma importante ferramenta para o nosso futuro profissional! É preciso saber idealizar de acordo com principios físicos de forma aos projectos poderem sair do papel tal qual como foram pensados! :) Por outro lado, também está provado que alunos com Matemática têm muito mais facilidade dedutiva para disciplinas como Geometria, atingindo a autonomia intelectual muito mais rapidamente. Por acaso, nao me arrependo nada das opções que tomei! Acho q todas as disciplinas que tive me enriqueceram, de alguma forma, para a area que sempre quis! Como é obvio há sempre disciplinas que faltam mas preocupa-me bem mais o Desenho que a Historia...

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Se estivéssemos em Espanha estava totalmente de acordo com os 2 (Tico e Frida), mas os cursos de arquitectura no nosso pais não têm toda essa componente da matemática e física. até porque concordo muito com o ditado "cada macaco no seu galho", e não vamos por um lado estar a exigir a clarificação de funções entre engenheiros e arquitectos e por outro estar quase a querer fazer o trabalho deles (sei que isto pode parecer um pouco exagerado...). e não me venhas dizer que é mais importante ter uma base de matemática e física do que ter uma sólida base de desenho, geometria, teoria da arte e do design, pontura, escultura, entre outras... a matemática que se usa na faculdade (pelo menos na faup...) é simplesmente uma breve noção de aplicação de fórmulas e onde se nota claramente quem fez o secundário de "cientifico" é nas questões de desenho, organização, história (estás muito enganada nessa teoria de ler um livro e viajar...). estes não deixam de fazer o curso como é óbvio, mas não deixo de reforçar, é injusto para quem passou 3 anos a preparar-se para uma área específica. para isso não haviam agrupamentos...era igual para todos até ao 12º e depois cada um que escolhesse o seu caminho... mas isto não passa de uma opinião como é óbvio...

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Claro que o que eu disse acerca da historia foi uma generalização mas é muito mais facil adquirir conhecimentos de historia do q de matematica e, por exemplo no caso do minho, tens uma disciplina q se chama 'fisica das construçoes' entre outras... Tambem sei q a priori um aluno de ciencias tem de se esforçar o dobro para estar no 'vosso' patamar durante o curso, mais nas areas de desenho! Mas tambem ha' muitta gente a ir por ciencias, por isso nao é de forma alguma um caso isolado!

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vamos lá esclarecer uma coisa. eu não te estou a criticar a ti nem a nunguém que tenha entrado em arquitectura via ciências, estou a criticar o sistema de concurso às faculdades, dando assim razão ao que o Tico disse quando achava que o percurso académico devia ser valorizado, provas de admissão, tudo isso devia ser tido em contas. e compreendo perfeitamente que um aluno de ciências chegue ao 12º e decida mudar de área, mas não aceito que não sofra consequências por isso... mas isso são contas de outro rosário...

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Nisso concordo plenamente ctg e com o tico tambem...há por ai imensas pessoas vocacionadas p determinadas areas que ficam a chuchar no dedo so' porque nao conseguem alcançar o patamar dos 19's e 20's, mas estamos no Tuguistão! Infelizmente ainda há muita coisa a mudar = /

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Se bem que um aluno de ciências para entrar em arquitectura e acabar o 12º ano tudo no mesmo ano é dose... Mas também não digo que não se é menos qualificado, eu preparei-me para o exame de geometria descritiva num ano e cheguei lá e tive 19. Enquanto colegas minhas de artes tiveram notas mais baixas, agora eu não poderia entrar porque não sou de artes, mesmo mostrando que tinha mais capacidades? Se bem que só mesmo em Portugal para se decidir tudo desta forma. Eu não sou de artes, mas não duvido que saiba menos de geometria que alguns que o são. Daí que este ano até explicações de geometria descritiva andei a dar num centro de explicações, e também era notório que os alunos com melhor nota a matemática tinham mais facilidade na geometria (mas passaram todos!:)) :icon_chick:

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desculpa dizer-te, mas tu não deves saber ler em condições... eu já disse há uns posts atrás que é só a minha opinião, ponto final parágrafo. é verdade que é assim os sistema, mas EU, digo outra vez, EU, acho que o sistema está a falhar, porque muitas pessoas com aptidões para certos cursos ficam para trás porque pessoas de outros agrupamentos passaram à frente, e muitos deles vão acabar por desistir passados 3 ou 4 meses de aulas... ainda vou dizer outra vez, para o caso de não teres percebido bem.. é a MINHA OPINIÃO...

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