Jump to content
Arquitectura.pt


DARQ vence Trienal de Lisboa


Recommended Posts

DARQ vence Trienal de Lisboa

O Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra foi distinguido com o Prémio Trienal HP/Universidades - Concurso do Núcleo Universidades da Trienal da Arquitectura de Lisboa.

A Trienal de Arquitectura tem como tema "Espaços vazios" apresentando uma reflexão conjunta de arquitectos, artistas, sociólogos do espaço, é já possível antever inclusão desses lugares nas estratégias de transformação da cidade contemporânea.

A Trienal de Arquitectura de Lisboa pretende legar um conjunto de reflexões operativas às instituições responsáveis e enriquecer a comunidade com uma multiplicidade de olhares sobre territórios que ainda não entraram no imaginário colectivo. Em simultâneo pretende-se enriquecer as estratégias relativas à política urbana e ampliar a relação dos habitantes com a sua cidade.

Ao todo particparam 16 instituições de Ensino Superior, a exposição "Universidades" tem como Comissários: Ricardo Carvalho e José Adrião. A mostra propõe quatro espaços onde urge uma acção transformadora, face aos temas antes enunciados e um quinto que constitui a justificação, o motivo e a reflexão sobre o tema.

A grande vencedora deste concurso foram os alunos do 5º ano do Departamento de Arquitectura que receberam o Prémio Trienal HP/Universidades - Concurso do Núcleo Universidades da Trienal da Arquitectura de Lisboa.

Os projectos premiados são de estudantes do 5º ano, que tiveram a orientação do arquitecto e professor Gonçalo Byrne.

Os trabalhos dos estudantes do Darq sugerem a reconversão de algumas infra-estruturas portuárias do Tejo, das indústrias navais, siderúrgicas e petroquímicas na margem Sul, e a transformação do aeroporto militar do Montijo num aeroporto civil, em complemento da Portela ou de um novo aeroporto.

O júri do Concurso do Núcleo Universidades da Trienal de Arquitectura de Lisboa era constituído por representantes das universidades e da administração do porto de Lisboa, sendo presidido pelo comissário científico da Trienal, João Belo Rodeia.

Fonte: Universia
Link to post
Share on other sites

Aqui esta o link para a pagina oficial com o resultado do/s concursos - [ame="http://trienaldelisboa.sapo.pt/"]Trienal de Arquitectura de Lisboa[/ame] Tem havido muita falta de rigor na divulgacao de noticias, dando ate a ideia, que julgo nao ser com intencao, de branquear os verdadeiros resultados.

Link to post
Share on other sites
"Os projectos premiados são de estudantes do 5º ano, que tiveram a orientação do arquitecto e professor Gonçalo Byrne."

n encontro na pagina official, nenhum projecto alunos premiado , isto pareceme estranho!!! axo k deveriam reajustar a noticia, pois podera ser mesmo enganosa.



'Vencedores do Concurso Trienal Universidades

O Júri do Concurso Trienal Universidades reuniu nos passados dias 3 e 17 de Junho, no Pavilhão de Portugal, a fim de atribuir o Prémio Escola e o Prémio Alunos do Concurso Trienal Universidades, lançado no âmbito da Trienal de Arquitectura de Lisboa.
Os estudantes Carolina Carvalho, João Martins, Licínio Oliveira e Pedro Januário, da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto foram os vencedores do Prémio Alunos do Concurso Trienal Universidades, com o projecto “Jangada de Pedra” relativo ao tema Fábrica Desactivada no Ginjal/Almada."
extraido da pagina official da trienal


ganharam sim o premio escola( instit.), e n o premio alunos (projecto individual vencedor)
Link to post
Share on other sites
6/27/2007
Vencedores do Concurso Trienal Universidades O Júri do Concurso Trienal Universidades reuniu nos passados dias 3 e 17 de Junho, no Pavilhão de Portugal, a fim de atribuir o Prémio Escola e o Prémio Alunos do Concurso Trienal Universidades, lançado no âmbito da Trienal de Arquitectura de Lisboa.

Os estudantes Carolina Carvalho, João Martins, Licínio Oliveira e Pedro Januário, da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto foram os vencedores do Prémio Alunos do Concurso Trienal Universidades, com o projecto “Jangada de Pedra” relativo ao tema Fábrica Desactivada no Ginjal/Almada.

O Júri do Concurso, constituído por representantes das instituições participantes - universidades e Administração do Porto de Lisboa - e presidido pelo comissário científico da Trienal, Arqº João Belo Rodeia, deliberou ainda atribuir quatro menções honrosas aos seguintes projectos:
- “Plataforma Metropolitana” de Bruno Zão, Filipe Timóteo, Gonçalo Silva e Luís Cadeco da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto com o trabalho relativo ao tema O Estuário como centro da Grande Lisboa;
- “Cidade de Contentores” de André Lopes, Carlos Franco, Hugo Gomes e Rui Duarte da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto para o tema Rua da Manutenção em Xabregas/Lisboa;
- “Sem Título” de Dean McGregor e Pedro Estrangeiro da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa para o tema da Zona Ribeirinha Poente/Lisboa;
- “Sem Título” de Bárbara Mesquita, Luís Alves e Victor Moita do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora relativo ao Tema Fábrica desactivada no Ginjal/Almada.

Para além do 1º Prémio e das quatro menções honrosas atribuídas no âmbito da categoria Escolas, o júri deliberou ainda distinguir, pela sua qualidade, mais três projectos, respectivamente “AML” de Brimet Silva, Bruno Pereira, Eduardo Nascimento, José Nogueira, Nuno Janeiro, Pedro Canotilho doDepartamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o tema O Estuário como centro da Grande Lisboa; o projecto “Sem Título” de Natanael Lima, do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, para o tema O Estuário como centro da Grande Lisboa; e finalmente o projecto “Conquista e Reconquista” de Hugo Serrano, Maria Laura Teles, Joana Gonçalves, Jorge Vieira e Patrícia Martinez da Faculdade de Arquitectura e Artes de Universidade Lusíada de Lisboa, com o tema O Estuário como centro da Grande Lisboa.

Aos quatro estudantes vencedores do Prémio Alunos do Concurso Trienal Universidades cabe a atribuição de um diploma e equipamento informático no valor de 12 500 euros.

Prémio Escolas
Para além do Prémio Alunos, o Concurso Trienal Universidades atribui ainda o Prémio Escolas, destinado a reconhecer o trabalho desenvolvimento pelos estabelecimentos de ensino superior no concurso. O Júri deliberou por unanimidade, premiar, na globalidade e em ex-aequo, os conjuntos de propostas apresentados pelo Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e pelo Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa.
O júri deliberou ainda destacar, com menções honrosas, os conjuntos de propostas apresentados pela Accademia di Architettura di Mendrisio da Università della Svizzera Italiana e pela Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto, bem como pelo Departamento de Arquitectura de Interiores da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e pela Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa.
Recorde-se que o objecto de reflexão proposto para estes concursos, era a área metropolitana da Grande Lisboa e o seu núcleo central constituído pelo estuário do Tejo e pela ocupação milenar das suas margens, tendo participado no concurso 16 universidades portuguesas e estrangeiras num total de 104 trabalhos.
A cerimónia de entrega dos prémios e das menções honrosas vai decorrer no dia 3 de Julho, pelas 15h, no Fórum Trienal, no Pólo II, Cordoaria Nacional (entrada Av. da Índia).




Fonte:[ame="http://trienaldelisboa.sapo.pt/"]Trienal de Arquitectura de Lisboa[/ame]
Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.