Jump to content
Arquitectura.pt


Eng. Civil executa projectos de especialidades e desenho


Keepper

Recommended Posts

Trabalhos de desenho técnico que esperemos nós, aqui deste lado, se não imiscuam na prática da arquitectura.
Certamente que não.

Os trabalhos de desenho tecnico a que me refiro, são realizados pelo desenhador que colabora comigo e são obviamente todo o tipo de desenho que seja necessário realizar em autocad.


Pessoalmente é minha opinião que a arquitectura deve ser deixada pros arquitectos, mas a engenharia tambem deve ser deixada pros engenheiros.
Link to comment
Share on other sites

Sem duvida. Mas nesse sentido nem há grande razão para alarme, pelo menos da parte dos engenheiros. É que no que ao conhecimento técnico da infraestrutura diz respeito, não temos, nós arquitectos, uma grande formação nesse sentido. No entanto e no sentido inverso parece imperar a noção de que uma casa ou o que quer que seja pode ser fruto de uma mente brilhante, uma caneta e um papel e o primeiro cliente que nos pegue na mão, e é aí que nós arquitectos sentimos que por vezes o nosso trabalho é acima de tudo deixado para quem quer que se atreva a ser artista. Não entenda Keepper isto como qualquer tipo de afirmação mais acicatada dirigida a si especificamente. É um desabafo que se não consegue evitar, acredito que o compreende.

Link to comment
Share on other sites

Eu percebi a ideia, mas pelo que me tenho apercebido existe por ai muito desenhador a fazer projectos de arquitectura que depois arquitectos amigos assinam, com uma qualidade que nem vale a pena falar. Existem tambem alguns engenheiros que ainda se aventuram na arquitectura, especialmente em vivendas, mas esses são na sua maioria pequenos gabinetes, com pouco trabalho e fora das grandes cidades. Mas tambem existem e eu conheço alguns arquitectos a projectar aguas, esgotos, termica, acustica, e ate avac. A revisão do 73/73 deveria avançar rapidamente para meter na ordem a selva que é o mundo do licenciamento urbanistico

Link to comment
Share on other sites

Parece-me, é correcto Arquitectos fazerem projectos de RCCTE e Acústica, desde que tenham a competência especifica para isso. Por aqui, no meu gabinete de ARQUITECTOS, fazemos a Acústica (apenas memebros com curso de especialização em acústica promovido pela OA os podem subscrever), quanto ao RCCTE, apesar da legislação permitir ao Arquitecto, no ambito do DL80/2006, a execução de projectos, para já, nós não o fazemos, por verificarmos que necessitamos de formação complementar... sim, porque os softwares existentes deixam ainda muito a desejar... mandamos fazer a Eng.º... mas não são bem feitoa, não contemplam as AQS e a ventilação natural dos compartimentos... Quanto aos pequenos gabinetes no interior... de Engenheiros, assinam tudo o que lhes passa pelas mãos e q os desenhadores (normalmentes das Câmaras) lhes enviam... Os projectos, salvo o Projecto de Estabilidade... são uma anedota...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

" existe por ai muito desenhador a fazer projectos de arquitectura que depois arquitectos amigos assinam" pois eu só conheço engenheiros a fazer isso em "produção industrial" eu tive um caso de um desenhador que me apareceu com uma moradia "pronta" a entrar na camara e pura e simplesmente desenhei de novo todo o projecto melhorando-o em todos os aspectos quer estéticos quer funcionais e tudo correu bem embora não me tenha, desculpem o termo, esticado na remuneração. Ou seja mesmo que tentasse fazer um esforço não consigo assinar de cruz

Link to comment
Share on other sites

Pois dá... e quem o faz... BEM MERECE!!!! sem dó nem piedade... PS: é pena haver poucas denûncias... é dificil de obter provas, sem provas concretas não Processo Disciplinar para ninguem... o IPPAR normalmente actua e informa a Ordem dos Arquitectos.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Quanto ás Engenharias não sei! Mas a Arquitectos está explicito no proprio Estauto da Ordem dos Arquitectos, assim como no Regulamento de Deontologia!

Artigo 48.º Deveres de isenção
O arquitecto, no desempenho da sua actividade profissional, deve:
(...)
d) Recusar-se a assinar quaisquer trabalhos nos quais não tenha participado;

In: EOA

Artigo 9.º Critérios de aplicação das penas
(...)
2 - A pena de censura só pode ser aplicada por infracção disciplinar em caso de negligência
no cumprimento dos deveres profissionais consagrados nos artigos 47.º e 48.º, nas alíneas
c) e d) do artigo 49.º, no artigo 50.º e nas alíneas a), c) e d) do artigo 51.º do Estatuto da
Ordem.

In: Regulamento do Procedimento Disciplinar
Link to comment
Share on other sites

????Tico não leves a mal mas acho que todos nós arquitectos conhecemos estes artigos ????? mas ainda o que me choca mais , é a mediocridade da maioria dos clientes que que irritantemente comparam o nosso trabalho com o do sítio x que leva muito menos, sem se preocuparem que vão dar forma a um bem duradouro, que não é como uma camisa, que se não estiverem satisfeitos podem comprar fácilmente outra, e quase numa atitude masoquista insistirem em comprar gato por lebre.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Confesso que acho uma certa piada a todo este debate em torno do DL73/73, pelos vistos ele é a causa de todos os males e os desenhadores os seus agentes! também acho piada às "picardias" que todo este assunto gera, parece que pessoal existe que anda de "plantão" à espera de um deslize de algum diabrete virado arquitecto sem canudo, o que admitamos, não deixa de ser engraçado.

Depois temos o aspecto argumentativo, suspeito que só por distracção ainda não li que os arquitectos não tem a menor responsabilidade no pandemónio arquitectónico e urbanístico que é Portugal, o que seria estranho, uma vez que a larga maioria dos projectos que dão entrada nas CM´s são assinados por arquitectos e "despachados" no interior destas por arquitectos!

Claro que ainda existe a mediocridade de quem paga para fazer um projecto e compara o preço de X com o de Y, mas bolas, não é isso que fazemos nós todos os dias? Obvio que quando me explicam que um projecto feito obedecendo a determinados parâmetros de qualidade, para além de aumentar a qualidade do conjunto final ainda poupa alguns recursos durante a construção, eu compreendo, penso que qualquer ser minimamente provido de inteligência é capaz de entender isso, mas a questão que faço é se alguém está interessado em fazer essa explicação? A Ordem dos Arquitectos que anda tão atarefada com o Diabo dos desenhadores, não fala de outra coisa, pelo menos naquilo que vem ao conhecimento do público, faz algo nesse sentido? Bah! Claro que não... estágios de arquitectura de 2 anos pagos a sandes e laranjadas e a Ordem dos Arquitectos faz algo? Bah!... Será justo que uma qualquer "chafarica de esquina" receba na "boa" 10x ou 20x mais por colocar numa montra uma folha A4 com umas fotografias e ficar à espera que alguém entre na loja, que uma equipa inteira de projecto, com as dificuldades e responsabilidades que lhes reconhecemos? Claro que não é justo, a Ordem dos Arquitectos faz algo?

Mas pronto! Entendo que é sempre mais fácil lutar contra os adversários mais fracos. Mudará alguma coisa de essencial? Perdoem-me o pragmatismo, mas não me parece!

PS
E vá lá! Convenhamos, o homem até que foi claro "Executo projectos de especialidades (Estabilidade, Aguas, Esgotos, Termica, Acustica...)" Não merecia tanta desfaçatez! Penso!
Link to comment
Share on other sites

Depois temos o aspecto argumentativo, suspeito que só por distracção ainda não li que os arquitectos não tem a menor responsabilidade no pandemónio arquitectónico e urbanístico que é Portugal, o que seria estranho, uma vez que a larga maioria dos projectos que dão entrada nas CM´s são assinados por arquitectos e "despachados" no interior destas por arquitectos!

Estamos a falar de portugal? É que fora dois ou três municípios, a autoria dos projectos de arquitectura continua a não ser exclusiva dos arquitectos e a não ser assinada em larga maioria pelos mesmos.
Link to comment
Share on other sites

Antes de mais digo que sou apologista convicto que o projecto de arquitectura deve ser realizado por um arquitecto, caso contrário poder-se-ia chamar ao mesmo outra coisa qualquer que não arquitectura. Sou convicto defensor que um projecto assinado deve responsabilizar de um modo inequivoco, sério e pesado os seus autores, anda-se em Portugal a brincar aos projectistas e olhe que não falo de desenhadores, alías, parece que brincar com coisas sérias é a nossa vocação, o que até não é mau de todo se as consequências não fossem as que se conhecem. A minha intervenção pretende somente abrir o debate a questões que me parecem bastantes mais gravosas para o estado da arquitectura, mas não só, verificada em Portugal, e que apesar de prejudicar em larga medida a classe profissional dos arquitectos, tal como de outras que intervem a este nível, ninguém parece interessado em mexer com elas. Por fim, conheço bastante mais que três municipios que exigem a intervenção exclusiva de arquitectos, em particular nas suas zonas históricas, mais o principal cliente de arquitectura em Portugal, o Estado, exige arquitectos em todos os seus projectos, sem contudo a qualidade de um modo genérico parecer destoar da vigente - note-se que não estou a falar de aspectos subjectivos como a soluções arquitectónicas adoptadas ou outras do mesmo âmbito.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.