Jump to content
Arquitectura.pt


Projecto...!


Sitowo

Recommended Posts

Boa tarde a todos, passei para o 11º, vou este ano mudar para artes visto que é essa a minha verdadeira paixão... elaborei um projecto de uma habitação unifamiliar, isto tudo em papel A3... Planos... Perspectivas... ect... E gostaria de passar o mesmo para formato digital, mas para ser sincero nao tenho conhecimentos a nível de softwares de arquitectura. Tenho o 3DS Max mas nao sei trabalhar com ele...!

Link to comment
Share on other sites

Olá Sitowo,

Aconselho-te a veres este tópico: http://www.arquitectura.pt/forum/f79/lista-de-softwares-arquitectura-1870.html

Onde tens uma lista extensa de softwares a usar para desenho de projecto. Aconselho-te antes de mais a experimentares o desenho bidimensional antes de ires para o tridimensional. E também deverias experimentar antes de mais versões freeware para te ires habituando.

Se quiseres ter umas experiências já em 3D aconselho-te a experimentares antes de mais o Google Sketchup que é gratuito e poderás facilmente colocar as tuas ideias em modelos 3D

Link to comment
Share on other sites

freeware é um software livre de utilização ou seja que não necessitas de pagar para o ter no teu computador. Em relação a programas freeware não sei opinar sobre nenhum pois nunca utilizei, mas qualquer um deles dará para desenhares um projecto a 2D. O software de desenho técnico mais conhecido é o AutoCAD mas este já é necessário adquirir licença para o usar. Qualquer um programa que faça basicamente o que o AutoCAD faz e que seja grátis serás bem servido

Link to comment
Share on other sites

No caso de fazer maquete sou capaz de fazer com uma escala de 1/50, neste caso teria por volta de 68cm (isto de 1/50) de comprimento e 40cm de largura, penso que esteja certo visto que em escala real o projecto tem 34m de comprimento por 20m de largura. A elaboracao de uma maquete e complexa?

Link to comment
Share on other sites

A complexidade da elaboração de uma maquete depende da complexidade do projecto e do objectivo da maqueta. Se for uma maquete de estudo não há necessidade de grande preocupação em termos de acabamento, mas se for uma maquete final exige-se um cuidado maior. É recomendável começar por uma maquete de estudo uma vez que de certeza que vão aparecer problemas que em desenho 2D estão ocultos. Utilizar uma maquete de estudo é uma boa metodologia para projectar.

Link to comment
Share on other sites

sim, com uma maqueta vês logo se o teu projecto apresenta deficiências ou situações estranhas, que para o menos atento, escapa na concepção em planta, corte e alçado. Depois faz também um modelo de uma pessoa, basta uma tira a escala com a altura media de uma pessoa (1.80) e vê se o boneco passeia bem pela casa. Se quiseres te divertir mete-o a jantar, a dormir, a ir a casa de banho , a olhar para a janela...:)

Link to comment
Share on other sites

Isto é mesmo viciante. O que são cortes? Pronto já acabei todo o processo dos planos e isso (pelo menos a caneta). Qual é o melhor material para se guardar o projectos em formato papel? Tenho tado a utilizar o bloco cavalinho A3 e para transportar não é do melhor. Os tubos são bons para isso? O cartão prenssado é o melhor material para elaborar a maquete? Existe alguma maneira específica de ordenar o projecto? Nos planos coloquei em cada divisão um número e antes dos projectos tenho a legenda (isto é, os planos estão representados em três páginas A3 que estão divididas em dois por uma linha, na primeira página está a legenda e a seguir o plano do piso inferior, na segunda, o segundo e o terceiro plano, e na terceira, o quarto e quinto plano), é uma forma correcta de se apresentar o projecto? P.S.: Desculpem-me todas essas perguntas... :)

Link to comment
Share on other sites

É o que vou fazer, Obrigado. Ja estive a ver tópicos sobre o material que se utiliza para se realizar uma maquete. o cartao prenssado que falam é mdf? o k-line não é 2 cartolinas separadas a meio com espuma? o projecto tem muito vidro, o que é melhor pintar esses espaços para dar a entender que é vidro ou utilizar plástico ou outro material?

Link to comment
Share on other sites

Se a escala da maquete é 1/50, podes usar o K-line (espuma entre 2 cartolinas) com duas espessuras: 3mm para o interior e 6mm para o exterior. Para os vãos de vidro acho que podes usar o acrílico (transparente). Quanto ao cartão prensado não confundir com mdf. Boa maquete e mostra depois o resultado. Avança sem medo. As hipóteses de errar são muitas, mas é com os erros que aprendemos.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Bom Dia... Vou comecar a realizar a maquete, ja tenho o material. Mas tenho uma dúvida, o projecto tem uma superfície subterranea... Essa superficie é apresentada na maquete...?


deves de todo fazer também o piso subterrâneo... como todas as coisas ele também gera movimento e momentos no piso térreo! portanto ele influencia o teu projecto, por isso mesmo tens que o incluir! além disso quando se trabalha a essa escala, deve ter bastante rigor na elaboração da maqueta!

bom trabalho :)
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.