Jump to content
Arquitectura.pt


Restaurar uma casa antiga?


Recommended Posts

Olá. :) Fiz o meu registo recentemente com um objectivo. Não sou arquitecto, uma vez que a minha área é a saude... :) Preciso da ajuda de quem sabe, e penso estar no sítio certo. A casa dos meus sonhos está fora do meu alcance como para todo o común mortal. Tenho em mente a ideia de comprar a preço baixo uma casa antiga (1920 - 1960) que esteja minimamente habitável e com uns 200 mº de terreno, para ir restaurando e aumentando. No entanto, tenho imensas dúvidas. Agradeço desde já a quem responder:... 1-Se são guardadas as paredes de fora da casa, posso restaurar sem pedir licença, mesmo que parta paredes interiores, certo? 2-Se a casa fôr demasiado pequena para o meu gosto, posso aumentar com uma construção anexa "colada" a casa antiga, nesse caso preciso de um projecto de arquitectura e de uma licença de construção, certo?´ 3-Qual é o preço médio praticado par uma planta nestas condições. A minha ideia era aproveitar a casa antiga para ser só cozinha, lavandaria e quarto de banho; e construir a volta 3 quartos e uma sala ampla, tudo rés-de chão. Sei que os preços diferem muito mas era para ter uma noção, pois não pretendo gastar muito 4-Qual o preço de uma licença de construção, despesa envolvida, e quanto tempo demora a obter? 5-Quanto dinheiro acham que posso gastar com a construção anexa a casa "mãe", tendo em conta que não procuro materiais caros nem luxos desmedidos. Tenho consciência que esotu a perguntar muita coisa, e que vou ter resposta variadas, mas lembro que é só para ter uma "ideia" do que me espera. Mais uma vez. Obrigado a todos. :icon14:

Link to post
Share on other sites

Para ser também vago... Uma casa de 1920 apresenta tecnologias de construção muito diferentes da de 1960... Qualquer alteração que represente transfomação/ alteração dos elementos estruturais da casa (presumo que seja habitação unifamiliar, ou é num prédio multifamiliar!?) necessita de projecto de arquitectura e especialidades afins (até pq é aconselhável) bem como da respectiva licença de construção.... O preço dos Projectos... é isso q perguntas varia muito do grau de intervenção necessário ao progama desejado e condições fisicas da construção, da quantidade e especialização dos tecnicos intervenientes... Os preços das licenças... variam de concelho para concelho, do tipo de obra em causa, etc... Antes de pensar em contrução anexa... primeiro hà q saber se o regulamento do Plano Director Municiapl ou outro plano o permitem, na área onde se insere o edificio... além de questões relacionadas com o Codigo Civil, Regulamento Geral das Edificações Urbanas, Regulamentos Municipais, Segurança Contra Incêndios, etc...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to post
Share on other sites

Mais uma coisita... Claudio, em construção, não se designa Recuperação/ reabilitação de imóveis, por RESTAURAÇÃO... RESTAURAÇÃO = estabelecimentos de Restauração, bebida e similares agora... RESTAURO... já é outra conversa.... significa, generalizando... repôr tal e qual como o original, normalmente utilizando técnicas e materiais idênticos às utilizadas originalmente... Normalmente utiliza-se esta designação no campo do Restauro de artes decorativas e bens móveis.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to post
Share on other sites

Bom dia Espero poder ajudar. 1- Para não pedir licença só pode mexer em divisórias interiores, não alterar estrutura nem fachadas etc. Não é solução pois vai necessitar de introduzir novas infra estruturas que terão que ligar ás redes públicas. è sempre aconselhavel fazer licenciamento. 2- Para fazer este tipo de obra precisa de uma licença que vai se dada a um projecto que cumpra todos os regulamentos actuais. 3- Para fazer um projecto deste tipo pode ter que pagar entre 4 a 6% do valor da obra, e o tempo que demora é bastante relativo, dependendo da qualidade do projecto e do projectista. Mas nunca menos de 3 meses. 4- No Municipio de Gaia as licenças de construção são altas. Por exemplo uma habitação com cerca de 250m2 paga pela licença de construção nunca menos de 4000euros. 5- Os valores médios para construção nova estão definidos entre os 480 a 500 euros/m2. Mas são valor de referência que normalmente são dificeis de conseguir. Se já tem o edificio comprado aconselho-o a procurar um arquitecto para desenvolver o projecto. Se anda á procura de edificio aconselho-o também a procurar um arquitecto de modo melhor definir o que pretende.

Link to post
Share on other sites

Sintetizando tudo o que foi dito acima, se tenho uma casa antiga de 60 m2 e pretendo ampliar mais 100 m2, tendo o terreno un total supondo de 400 m2. Faço um projecto de restauro / ampliação com um arquitecto e meto o projecto na câmara de gaia que me vai custar por volta de 4000 euros de licença. Como amplio 100 m2, 100 X 500 = 50000 euros ao construtor / empreiteiro. 5 % de 50000 euros = 2500 euros a pagar ao arquitecto. Ao todos gasto por volta de 4000 + 50000 + 2500 = 56500 euros (sem contar com a parte de demolição e recuperação da casa antiga). E vou ter ainda que esperar mais de 3 meses para ter o projecto de arquitectura mais 6 a 8 meses par obter a licença. É mais ou menos isso, certo?

Link to post
Share on other sites

É o seguinte: não me posso dar ao luxo de comprar um terreno e morar noutro sítio (não vou acampar!). Por isso, pensei que comprar uma casa minimamente habital permite-me viver nela enquanto a recupero/amplio. De qualquer forma, fica sempre mais barato que comprar uma casa pronta a habitar, principalmente se nova, pois os empreiteiros facilmente inflacionam os preços (é de loucos na minha opinião). Penso também poupar uma "massas" pois o meu pai tem experiência en construção civil, electricidade, pichelaria, etc...
Com paciência tudo se faz (e algum dinheiro também).
Peço ajuda a quem tiver contactos de arquitectos com experiência neste tipo de situações na zona de Porto - Gaia. Podem pôr os contactos aqui ou mandar para claudiorocha@net.sapo.pt
Obrigado.

Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.