claudiogolf 0 Posted June 16, 2007 Report Share Posted June 16, 2007 Olá. Fiz o meu registo recentemente com um objectivo. Não sou arquitecto, uma vez que a minha área é a saude... Preciso da ajuda de quem sabe, e penso estar no sítio certo. A casa dos meus sonhos está fora do meu alcance como para todo o común mortal. Tenho em mente a ideia de comprar a preço baixo uma casa antiga (1920 - 1960) que esteja minimamente habitável e com uns 200 mº de terreno, para ir restaurando e aumentando. No entanto, tenho imensas dúvidas. Agradeço desde já a quem responder:... 1-Se são guardadas as paredes de fora da casa, posso restaurar sem pedir licença, mesmo que parta paredes interiores, certo? 2-Se a casa fôr demasiado pequena para o meu gosto, posso aumentar com uma construção anexa "colada" a casa antiga, nesse caso preciso de um projecto de arquitectura e de uma licença de construção, certo?´ 3-Qual é o preço médio praticado par uma planta nestas condições. A minha ideia era aproveitar a casa antiga para ser só cozinha, lavandaria e quarto de banho; e construir a volta 3 quartos e uma sala ampla, tudo rés-de chão. Sei que os preços diferem muito mas era para ter uma noção, pois não pretendo gastar muito 4-Qual o preço de uma licença de construção, despesa envolvida, e quanto tempo demora a obter? 5-Quanto dinheiro acham que posso gastar com a construção anexa a casa "mãe", tendo em conta que não procuro materiais caros nem luxos desmedidos. Tenho consciência que esotu a perguntar muita coisa, e que vou ter resposta variadas, mas lembro que é só para ter uma "ideia" do que me espera. Mais uma vez. Obrigado a todos. :icon14: Link to post Share on other sites
Pedro Barradas 69 Posted June 17, 2007 Report Share Posted June 17, 2007 Para ser também vago... Uma casa de 1920 apresenta tecnologias de construção muito diferentes da de 1960... Qualquer alteração que represente transfomação/ alteração dos elementos estruturais da casa (presumo que seja habitação unifamiliar, ou é num prédio multifamiliar!?) necessita de projecto de arquitectura e especialidades afins (até pq é aconselhável) bem como da respectiva licença de construção.... O preço dos Projectos... é isso q perguntas varia muito do grau de intervenção necessário ao progama desejado e condições fisicas da construção, da quantidade e especialização dos tecnicos intervenientes... Os preços das licenças... variam de concelho para concelho, do tipo de obra em causa, etc... Antes de pensar em contrução anexa... primeiro hà q saber se o regulamento do Plano Director Municiapl ou outro plano o permitem, na área onde se insere o edificio... além de questões relacionadas com o Codigo Civil, Regulamento Geral das Edificações Urbanas, Regulamentos Municipais, Segurança Contra Incêndios, etc... Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to post Share on other sites
claudiogolf 0 Posted June 19, 2007 Author Report Share Posted June 19, 2007 Obrigado pelas respostas. E uma vez tendo o prejecto de arquitectura para restauração/ampliação, quanto tempo demora a obter a licença da câmara em média? No meu caso Vila Nova de Gaia. E qual o preço da dita licença em média? Obrigado. Link to post Share on other sites
Pedro Barradas 69 Posted June 20, 2007 Report Share Posted June 20, 2007 Claudio... o melhor é ver o Regulamento de Taxas da CMVNG... aí obterás as respostas necessárias ao custo de licenças camarárias. Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to post Share on other sites
Norberto Silva 0 Posted June 20, 2007 Report Share Posted June 20, 2007 Segundo o regulameto e Taxas de VNG, o valor de entrada do projecto na Gaiurb será de 105€. A licença de construção depende da área da obra. Os processos na Gaiurb estão a demorar uma média de 6/8 meses a serem aprovados. Link to post Share on other sites
Pedro Barradas 69 Posted June 20, 2007 Report Share Posted June 20, 2007 Mais uma coisita... Claudio, em construção, não se designa Recuperação/ reabilitação de imóveis, por RESTAURAÇÃO... RESTAURAÇÃO = estabelecimentos de Restauração, bebida e similares agora... RESTAURO... já é outra conversa.... significa, generalizando... repôr tal e qual como o original, normalmente utilizando técnicas e materiais idênticos às utilizadas originalmente... Normalmente utiliza-se esta designação no campo do Restauro de artes decorativas e bens móveis. Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to post Share on other sites
pauloss 0 Posted June 20, 2007 Report Share Posted June 20, 2007 Bom dia Espero poder ajudar. 1- Para não pedir licença só pode mexer em divisórias interiores, não alterar estrutura nem fachadas etc. Não é solução pois vai necessitar de introduzir novas infra estruturas que terão que ligar ás redes públicas. è sempre aconselhavel fazer licenciamento. 2- Para fazer este tipo de obra precisa de uma licença que vai se dada a um projecto que cumpra todos os regulamentos actuais. 3- Para fazer um projecto deste tipo pode ter que pagar entre 4 a 6% do valor da obra, e o tempo que demora é bastante relativo, dependendo da qualidade do projecto e do projectista. Mas nunca menos de 3 meses. 4- No Municipio de Gaia as licenças de construção são altas. Por exemplo uma habitação com cerca de 250m2 paga pela licença de construção nunca menos de 4000euros. 5- Os valores médios para construção nova estão definidos entre os 480 a 500 euros/m2. Mas são valor de referência que normalmente são dificeis de conseguir. Se já tem o edificio comprado aconselho-o a procurar um arquitecto para desenvolver o projecto. Se anda á procura de edificio aconselho-o também a procurar um arquitecto de modo melhor definir o que pretende. Link to post Share on other sites
claudiogolf 0 Posted June 20, 2007 Author Report Share Posted June 20, 2007 Obrigado a todos, fiquei muito mais esclarecido. Mas no caso de restarauro com ampliação da consturção original, equivale a uma licença de contrução nova, é isso? Link to post Share on other sites
pauloss 0 Posted June 20, 2007 Report Share Posted June 20, 2007 Ainda é mais complicado, tem que ir desenhado com "cores convencionais" amarelo o que pretende demolir e vermelho o que pretende construir. Link to post Share on other sites
claudiogolf 0 Posted June 20, 2007 Author Report Share Posted June 20, 2007 Sintetizando tudo o que foi dito acima, se tenho uma casa antiga de 60 m2 e pretendo ampliar mais 100 m2, tendo o terreno un total supondo de 400 m2. Faço um projecto de restauro / ampliação com um arquitecto e meto o projecto na câmara de gaia que me vai custar por volta de 4000 euros de licença. Como amplio 100 m2, 100 X 500 = 50000 euros ao construtor / empreiteiro. 5 % de 50000 euros = 2500 euros a pagar ao arquitecto. Ao todos gasto por volta de 4000 + 50000 + 2500 = 56500 euros (sem contar com a parte de demolição e recuperação da casa antiga). E vou ter ainda que esperar mais de 3 meses para ter o projecto de arquitectura mais 6 a 8 meses par obter a licença. É mais ou menos isso, certo? Link to post Share on other sites
pauloss 0 Posted June 20, 2007 Report Share Posted June 20, 2007 Basicamente sim. Como mínimo. Link to post Share on other sites
AnaS 85 Posted June 20, 2007 Report Share Posted June 20, 2007 bem... fica caro! não sei se não será preferível construir de origem... Link to post Share on other sites
Keepper 0 Posted June 20, 2007 Report Share Posted June 20, 2007 E não esquecer também o custo das outras especialidades ( estabilidade, aguas, esgotos, termica, acustica, plano de segurança, ited, electricidade, gás) a pagar ao engenheiro Link to post Share on other sites
claudiogolf 0 Posted June 20, 2007 Author Report Share Posted June 20, 2007 É o seguinte: não me posso dar ao luxo de comprar um terreno e morar noutro sítio (não vou acampar!). Por isso, pensei que comprar uma casa minimamente habital permite-me viver nela enquanto a recupero/amplio. De qualquer forma, fica sempre mais barato que comprar uma casa pronta a habitar, principalmente se nova, pois os empreiteiros facilmente inflacionam os preços (é de loucos na minha opinião). Penso também poupar uma "massas" pois o meu pai tem experiência en construção civil, electricidade, pichelaria, etc... Com paciência tudo se faz (e algum dinheiro também). Peço ajuda a quem tiver contactos de arquitectos com experiência neste tipo de situações na zona de Porto - Gaia. Podem pôr os contactos aqui ou mandar para claudiorocha@net.sapo.pt Obrigado. Link to post Share on other sites
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now