Jump to content
Arquitectura.pt


Pallet Shelter - Cidades em África


faamo

Recommended Posts


Pallet Shelter
Filipe Melo e Oliveira | Arno Geesink


Memória Descritiva

Quando se pensa em cidades há a tentação de reflectir-se sobre cidades europeias, desenvolvidas, industriais, mas muitas das cidades mundiais são aglomerados populacionais caóticos, perigosos e, acima de tudo, sem condições de habitabilidade, muito menos de um modo temporário. A nossa reflexão sobre um espaço temporariamente habitável dirige-se para cidades em que os conflitos sociais são mais profundos, em que o desespero pela sobrevivência é mais patente. Propomos, por isso, um abrigo temporário – cerca de dois a três dias –, com 19,44 m3 úteis habitáveis, para comerciantes ambulantes, mercadores e agricultores, que constantemente se deslocam entre cidades, em mercados semanais locais ou regionais, em cidades africanas em desenvolvimento, como o Zimbabué, Moçambique, Quénia e Tanzânia. O abrigo foi pensado para ser montado em praças públicas onde normalmente já ocorram mercados, podendo agrupar-se em bandas, traseiras com traseiras, com um espaçamento de cerca de dois metros entre bandas, para que essa pequena “rua” seja apenas de acesso e de serviço aos abrigos. O abrigo é de fácil construção, reciclando paletes de carga em madeira (modelo Euro Palete 1,2m x 1m), muito utilizadas no transporte de ajuda humanitária, e aproveitando folhas de árvore como a borracheira, a bananeira ou a palmeira para cobertura. Cada espaço pode ser ocupado até 2 pessoas e inclui uma banca de exposição de produtos amovível – cujo vão que ocupa é fechado à noite e quando o abrigo é desocupado – e duas camas em beliche que servem também como elementos de travamento estrutural. As paletes de madeira que definem o espaço permitem a criação de jogos de luz e sombra, com a entrada de luz natural pelas paredes, e a ventilação e salubridade do interior do abrigo, nos climas quentes africanos. A ideia subjacente ao uso é a de que o abrigo não é de ninguém, é de todos. Cada indivíduo abre, entra, fecha, usa, abre e deixa. Só há forma de trancar o abrigo pelo interior – exclusivamente por razões de segurança e de protecção dos bens –, na porta e na bancada que se transforma em parede, com trincos simples de deslizar. Não é por isso possível exercer posse sobre o espaço. O espaço é de todos os que o usem!
Deste modo, os mercadores ambulantes poderão ter um sítio mais digno para pernoitarem temporariamente, para salvaguardarem os seus bens e exercerem a sua actividade mercantil ambulante mais facilmente, em cidades em vias de desenvolvimento, em África.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Esta proposta é uma das mais interessantes que vi até agora. Destaca-se pela sua vertente humanitária, construtiva e de resolução de problemas específicos. Acho-a bastante inventiva, bastante apelativa e passível de ser realmente aplicada nas situações previstas. É uma pena não ter sido destacada, no entanto seria interessante não arrumar esta proposta e apostar no seu desenvolvimento e aplicação real. muito interessante! parabens aos autores

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado em meu nome e do meu colega co-autor da proposta. Também tive pena que não tivesse nem sequer tido uma menção honrosa, pois tinha esperanças depositadas no valor da proposta, mas os vossos comentários valem como um primeiro prémio! Muito obrigado asimplemind e AnaS! Caso saibam de alguém que queira realmente construir o Pallet Shelter para os fins que são propostos, façam o favor de avisar! E já agora caso saibam de alguém que esteja à procura de um arquitecto para trabalhar, avisem! Estou à procura de emprego, especialmente em Lisboa. Obrigado e abraço!

Link to comment
Share on other sites

Olá faamo,

Antes de mais, parabéns aos autores pela proposta.
Do ponto de vista conceptual é uma proposta bastante apelativa e até mesmo flexivel.
O lado humanitária é um ponto forte da proposta.

Quanto à vertente construtiva coloco algumas dúvidas na medida em que as EuroPalete são feitas com madeira de fraca qualidade. Não creio que este tipo de estrutura resista a variações térmicas...
Quais os custos para a reciclagem e tratamento deste tipo de madeira para que sirvam o propósito?

Coloco ainda outra questão... Será mesmo necessário usar Euro Palete em Madeira?

Imagem colocada

Abraços
:p

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.