Jump to content
Arquitectura.pt


Morar em 27m³


Recommended Posts

Casa Roda e Vira

Equipa:

Felipe Araujo - Arquitecto
Helena Bernardo - Arquitecta
Alex Arantes - Arquitecto

A casa Roda e Vira consiste em um projeto inovador baseado na proposta do concurso de elaborar uma moradia temporária com até 27m³.
Nessa proposta elaboramos uma unidade para até duas pessoas composta por todos cômodos de uma unidade básica de moradia sendo, em função do pequeno volume disponível, compactos, versáteis e reversíveis.

A unidade é formada por três módulos alinhados que se interagem sendo o módulo central a mais marcante inovação deste projeto devido a o modo como o ambiente central do módulo alterna de função transformando-se de ambiente diurno (espaço de trabalho e refeições) para ambiente noturno (espaço de estar e dormir). Trata-se de um movimento giratório onde todo o ambiente roda e vira outro completamente diferente.

As extremidades do módulo permanecem fixas ao chão sempre, nelas encontram-se de um lado a cozinha e de outro a casa de banho e, não coincidentemente, toda parte hidráulica do módulo.

Entre as partes fixas e a móvel, fixam-se trilhos guias que são responsáveis pelo movimento de rotação, feito por um motor elétrico localizado na base do módulo e acionado por comando situado no módulo fixo da unidade.

O projeto de mobiliário foi feito especialmente para atender as particularidades deste projeto. O armário de gavetas por exemplo, funciona para os dois lados. No sistema desenvolvido as gavetas possuem além do fundo uma tampa, quando módulo roda o armário também gira como se fosse ficar com o topo para baixo e a base para cima, mas o que acontece é que a tampa da gaveta vira fundo e o fundo vira tampa e dessa forma o armário pode ser utilizado tanto no modo dia quanto no modo noite. A TV colocada no armário também está dotada de um sistema para girar sobre o próprio eixo permitindo que possa ser usada a qualquer hora independente da posição do módulo.
Um sofá-cama utilizado no modo noturno está adaptado para o movimento de girar e ficar colado ao teto. Suas almofadas são dotadas de presilhas que aderem ao colchão impedindo que caiam no movimento giratório.

O banheiro é dotado de vaso, lavatório e ducha para banho, o acesso é através de porta de correr e seu fechamento é através de painéis opacos finos que garantem a privacidade de quem usa caso haja outro usuário na unidade.

A cozinha, além da geladeira, está equipada com um móvel que contém fogão, forno e pia embutidos, além também de um espaço para estoque de mantimentos.

As duas portas de acesso que garantem a entrada e saída da unidade a qualquer hora do dia pelo mesmo lado, funcionam como janela do lado oposto ao da porta quando situadas no teto, e garantem à unidade a iluminação e ventilação necessárias.

E dessa forma se apresenta esta proposta de unidade de habitação temporária com 27m³, sendo 4 m de comprimento, 2,25m de largura e 3m de altura.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.