Jump to content
Arquitectura.pt


Park Rubiks Cube


Delly

Recommended Posts

Park Rubiks Cube
Equipamento / Apoio de Praia – bungalow
Concurso: Arquitectura.pt "Espaços Habitáveis"
Arquitectura: Ruy Santos
Software: Autocad, 3dStudio Viz, V-ray, Photoshop
Data: 2007

O contexto:

Relacionado com os recentes acontecimentos na Costa da Caparica e também um pouco por toda a costa portuguesa, a erosão e o fenómeno das Marés Vivas junto às populações, obriga a continuas e sempre difíceis obras para uma solução de um problema que é urgente resolver.



A ideia:

Cubo mágico ou Cubo de Rubik é um quebra-cabeças tridimensional inventado em 1974 pelo húngaro, escultor e professor de arquitectura Ernö Rubik. Originalmente recebeu a denominação de Cubo Mágico, mas em 1980 o nome foi mudado para Cubo de Rubik.
O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais conhecida, composta por 54 faces e 6 cores diferentes, com aresta de aproximadamente 5,5 cm. É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 300 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações!


A descrição:


Com este exercício Hibrido de reinterpretação e reapropriação do espaço. O conceito centra-se na capacidade de conversão do standerizado cubo de Rubiks,( que muitos ainda hoje tentam resolver) e transformá-lo em singular e original "espaço de acolhimento temporário".
A simplicidade deste objecto centra-se na sua multiplicação de faces (com 90cm cada) com capacidade de algumas delas deslizarem sob uma calha proporcionando grandes aberturas que garantem a entrada de luz natural e respectivo arejamento do espaço interior.
A sua capacidade para ser repetido e agrupado em núcleos formando aldeias de RUBIKS, transforma-o num objecto com uma linguagem muito rica e onde se poderá explorar uma infinidade de materiais. Podemos dar largas à nossa imaginação e teremos cubos totalmente diferentes: vidro, plástico, cortiça, acrílicos, alumínios, ferro, madeiras etc. com ou sem caixa de luz, todos eles com uma procura no contexto de uma intervenção contemporânea.
Considerou-se essencial conceber uma estrutura versátil e “aberta”, multi-funcional, susceptível de se adaptar às especificidades dos lugares e dos seus habitantes.
O objecto proposto traduz-se no desenho geométrico de um cubo subdividido em 27 pequenos cubos, de 90 cm de lado, totalizando 27m3 de volume, 54 faces exteriores.
Todo o seu interior está modelado com base nas faces exteriores: os módulo da cama, a zona de refeições, os móveis superiores, são todos subdivididos em três módulos, cada um com 90cm. Para suporte das faces existe uma estrutura metálica de encaixe, formando os apoios principais de toda a estrutura do corpo e onde corre as calhas de deslizamento das janelas.
Viver a Cores!
Ruy Santos
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Parabéns a todos os concorrentes...mas em especial ao meu colega e amigo Delly :p Parabéns zeca hehehe :p só um apontamento...para os intelectuais que nunca vêem nada de novo e dejá-vus ah e tal! porque não participam com os seus conceitos inovadores, unicos e geniais? Um dia alguém me disse algo do género: "Quem sabe, copia. Quem não sabe, inventa!" e mái nada! lol

Link to comment
Share on other sites

... no minimo interessante, gostei muito dos renders, o trabalho ficou otimo mas esperava muito mais. estava ancioso por ver, sou novo aqui no forum e quando vi que era para projetar em 27m³ nao consegui imaginar nada inovador... espero que seja pelo motivo de eu estar terminando o tercero semestre e me faltar muito a aprender... mas de qualquer forma parabens ao seu trabalho... a inovação faltou, mas tu ja mostra que fara grandes obras interessantes!!! sucesso hoje amanha e sempre!!!

Link to comment
Share on other sites

antes de mais gostava de dar os parabéns a todos... valeu o esforço...mas nao deixo de sentir um certo desagrado..afinal estávamos a falar de um concurso de ideias e nao de imagem presumo..em termos inovadores e conceituais pelo que percebi!! ou entao eu e muita boa gente entendemos mal a filosofia do concurso...sao pequenos detalhes que fazem a diferença... tenho que entender que isto era um concurso de revista logo a imagem vence... para a próxima estaremos mais atentos!

Link to comment
Share on other sites

Ruy, parabéns pelo projeto e por toda a discussão fomentada aqui!
Abs, Thaís


"Falem bem ou mal, mas falem", isto é o mais importante, tanto para mim como para todo o fórum:icon_peace:
e não se esqueçam que o vencedor não é aquele que chega em primeiro lugar, mas aquele que sabe que deu o melhor de si

Obrigado por tudo.
RS
Link to comment
Share on other sites

Ruy aprecio imenso o teu trabalho.

as múltiplas espacialidades que podes criar
as materialidades a que cada utilizador pode recorrer

..."susceptível de se adaptar às especificidades dos lugares" nesse ponto discordo contigo. Penso que nao seja uma proposta que se adapte "às especificidades" dos lugares. Não sei se concordarás comigo...

È tudo, muitos parabéns e continuação de muito bom trabalho!

Link to comment
Share on other sites

considero esta proposta bastante interessante ao nível da resolução de um espaço mínimo. Em termos conceptuais o autor baseou-se na versatilidade do rubiks cube partindo assim para um espaço cúbito. Esta proposta poderá de certa forma rejeitar aquele carácter urbano que a meu ver outras propostas se inserem perfeitamente, no entanto para mim a grande mais valia é a grande organização interior. Há realmente um trabalho através da tridimensionalidade de aproveitamento de cada cm3 para uso do habitáculo. Há exemplos construídos de módulos mínimos cujos interiores são moduláveis como este, penso que teria sido uma mais valia na proposta se o autor tivesse tentado explorar mais a vertente de aplicação a situações de uso específico, talvez poder ser casa e poder ser outra coisa qualquer. Mas é uma boa proposta e tem uma apresentação simples e bem conseguida parabens ao autor!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.