Jump to content
Arquitectura.pt


Viz ou Max?


Recommended Posts

Tico não sou muito entendido no assunto mas viz não é adt seguramente e por outro lado o adt só não desapareceu a pedido de "determinadas familias"e o viz nas ultimas versões tem-lhe retirado algumas funcionalidades pelo que ouvi dizer certos peritos. acho que neste forum há bastantes pessoas entendidas nisto que te podem confirmar o que te digo

Link to comment
Share on other sites

marco1 eu também não! ehehe :) ainda por cima com estas constantes reformulações que a Autodesk tem feito ultimamente, ás vezes deixam-me baralhado :)

De qualquer das formas ali atrás expliquei-me mal :\ Sim, ADT não é Viz! O ADT é que posteriormente passou a sair com o VIZ (ADT+VIZ). E daí, hoje em dia teres dois softwares BIM dedicados á arquitectura por parte da Autodesk, o AutoCAD Architecture que usa os tradicionais ficheiros *.dwg e que tem como base o simples desenho vectorial, e depois o Revit Architecture que desde nascença é um software BIM!

Agora fazendo um recuo no tempo, temos a seguinte situação, a Autodesk manteve-se na vanguarda dos programas de desenho assitido por computador, até aparecer este novo conceito BIM onde o ArchiCAD e Revit eram pioneiros, salvo erro (e fazendo parte de empresas europeias), vai daí a Autodesk ataca com o ADT, que na minha opinião é um software mais complexo que os outros dois, e não conseguindo combater este desenvolvimento compra o Revit ;) [algo semelhante se passou com o 3DS Max e Maya]. Sendo o VIZ um programa de tridimensionalidade realizado á partida para a arquitectura, juntaram.no com o ADT para combater o poder da renderização destes dois softwares (que ainda é inferior ao VIZ).

Quanto ao que se diz em acabar com X ou Y (já ouvi muita coisa, até por parte de pessoas da Autodesk), na minha opinião hoje em dia num gabinete, ter um software de CAD + um de 3D não compensa! Pelas grandes vantagens que um software BIM apresenta, daí a Autodesk apresentar dois produtos exclusivos 'Architecture' e ambos serem BIM :p
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Bem mas que confusão está tudo errado. O MAX e o VIZ são duas versão diferentes do 3d STUDIO da Autodesk. São programas de modelação, renderização e animação 3d. Servem como complemento a outros softwares, nomeadamente o Autocad, o Autocad ARchitecture (ex ADT) e ao Revit ARchitecture ( ex Revit Building) entre outros. E o Autocad Architecture não é para fazer concorrencia ao Revit. Sâo diferentes. O primeiro é para quem não se consegue desabituar do autocad e/ou faz pouca coisa a 3d. O revit é um programa BIM de arquitectura à séria. Daí não serem concorrentes. Aliás é tudo da Autodesk. E o VIZ não tirou funcionalidades ao ADT nem nada que se pareça. O ADT foi desenvolvido e mudaram-lhe o nome para AUtocad Architecture porque tem base autocad e é para o mercado da arquitectura. O VIZ é uma versão do 3d studio que se distingue do MAX por não incluir dinamicas e animação de caracteres. Logo é uma versão mais soft que o 3d studio max, que como não tem a animação de perssonagens e fluidos está mais adaptado ao mercado da arquitectura, para quem não se interessa em fazer videos com perssonagens a mexer e grandes cascatas de água a correr. Mas o VIZ faz o mesmo que o MAX (menos as coisas citadas em cima) e o MAX faz o mesmo que o VIZ (mais essas duas coisinhas que para nós arquitectos não interessam nem ao menino Jesus). Espero que tenha sido esclarecedor, pois ia aqui uma tremenda confusão. Têm de investigar mais antes decolocarem aqui posts enganadores. Ah. E por enquanto nenhum destes softwares será descontinuado. E se o fôr será apenas o Autocad Architecture pois o Revit faz o mesmo mas melhor. Quando já não houver utilizadores deste software possivelmente. Até lá ficaram todos lado a lado... Edit: Desculpa Tico não vi o teu post último... AInda assim ficam as correcçõse...

Link to comment
Share on other sites

O Maya e o MAX neste momento são em tudo semelhantes, e é uma perfeita estupidez dizer que este ou aquele é melhor, pois se um (o MAX) tem mais compatibilidades com plug-ins de render, o outro (o Maya) tem capacidades avançadas em Character animation ou seja nanimação de bonecos. Voltando aos fluidos do MAX (acho que só como plug-in adicional). O que eu queria dizer era Dinâmicas. Uma das barras de atalhos que elimino logo quando instalo o MAX e o inicio, pois não uso estas ferramentas. Quanto ao VIZ, este tem todas ou quase todas as ferramentas de modelação do MAX. ATENÇÂO:::::: Não estou a falar do Viz render que existia para o antigo ADT. Estou a falar do Autodesk VIZ (última versão 2008). Portanto dá para modelar desde sólidos a surfaces (meshes e 3dpoly entre outros) e outras formas de arquitectura como escadas, paredes, portas, janelas, vegetação e guardas entre outras... O VIZ é apenas uma verão "reduzida" do MAX e serve mais para linkar ficheiros revit ou autocad ou outros e depois fazer pequenos retoques, animações, e renders...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Já tive a oportunidade de trabalhar com os dois e são em tud semelhantes excepto naquela cena que o ruivenda disse, se bem que me parece que o motor default de renderização do max é melhor, por outro lado já tentei a instalação de motores de renderização externos como o Vray e brazil mas o insucesso bateu a minha porta não ha maneira de fazer renders correctos, por isso opto pelo defaulta aliado um radiosity... paciencia, isto de ser autodidacta não dá pra tudo :D

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Well mas agora qual deles o melhor, pois bem!!! O max funciona em sistemas a 64-bit enquanto que o Viz está limitado a 32-bit, os sistemas a 32-bit infelizmente não suportam mais de 4Gb de Memoria , um sistema a 64-Bit não existe praticamente limite e a velocidade de comunicação entre componentes é maior, por isso conclui-se que caso tenhas uma grande maquina para aproveitar correctamente os recursos da mesma deverás optar pelo Max ou Maya. Ponto contra, desconheço os preços em Portugal pois não os vejo disponíveis em lado algum, mas comparativamente ao mercado norte americano, onde não poderás comprar devido ao EULA, o preço do Max é quase o dobro do Viz, pois o max é muito mais completo

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Boas, Desde já quero responder em 1º lugar a pergunta inicial: O programa Autodesk Viz nao faz concorrencia com outro programa da mesma empresa não faz sentido, o 3Ds MAx. Estes dois produtos são csemelhantes iguais em termos de conceitos, a sua programação, os motores de Render, animações, etc... os modificadores/modeladores, trabalham da mesma forma, com os mesmos parametros e princípios. A inicial diferença q realmente encontramos, é o preço, é verdade...metade. As segundas, terceiras e por ai adiante, é na quantidade de modificadores que o 3DS Max tem, em relação ao Viz são apenas os basicos. No Autodesk Viz, a aplicação de modificadores numa animação também é limitado. Mas este produto realmente é o que basta para criar trabalhos estáticos (fotográficos), principalmente arquitectónicos. O Viz tem um motor muito poderoso e muito mal explorado, pelos utilizadores, pelas suas complexas logicas. tal como alguem já disse ai "é resultado de trabalho".... O 3Ds Max é essencialmente, para quem pretende complexas animações de todas as ideias + malukas, é realmente o indicado. Neste podemos encontrar outros modificadores + interessantes e ate bem mais complexos, o modificador Cloth para crias a expressão de roupas/tecidos, o comando Bones (ossos) para criar esqueletos de bonecos virtuais c animação... Outra coisa o Revit, ADT também não andam a rivalizar-se, existe um numero com muitos zeros a utilizar o ADT, daí ele ainda nao estar extinto, antes de ser comprado o Revit, servia para rivalizar com o ArchiCAD principalmente alias Conhecem as diferenças de AutoCAD 2008(normal) e AutoCAD LT 2008, ok este é um bom ponto de partidaakele abraço :) A|Pinho

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.