Jump to content
Arquitectura.pt

Marpetec

Duvida - sistema estrutural

Recommended Posts

boas pessoal! preciso da ajuda de alguém que perceba de treliças! é o seguinte, no projecto que estou a desenvolver na faculdade, que é um armazém de arte contemporânea, e temos que ter uma zona de exposição, e estou com problemas, porque a laje de cobertura tem 28 metros entre as paredes laterais, será possível fazer uma treliça que suporte a laje da cobertura que é acessível? se for possível que dimensões terá que ter e onde posso encontrar esses cálculos, em algum site, livro etc..? amanha vou colocar um corte pela zona em questão para perceberem melhor. obrigado.

Treliça poderá implicar uma cobertura inclinada, será que será interessante ser acessível?... No entanto não vejo qualquer problema com esses 28m, é tudo uma questão de calcular os perfis necessários...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

não necessitas de laje quando recorres a terliças para uma cobertura, mesmo se for acessivel. deveras utilizar um sistema de revestimento mais leve, tal como chapa de metal, vidro.. etc. podes ver como referencia a coberura que Siza utilizou na casa das artes em famalicão e o complexo desportivo de Barcelona, em que utiliza simples chapas de aluminio sandwich lacadas para a cobertura.

Não esquecer, nas treliças as peças devem estar arrumadas de forma a que o aço funcione à tracção, dado que a tensão de rotura do aço à tração é superior à compressão. Se o aço for tamponado (tubos com orifício tapado), pode ser aço "preto" com uma metalização + primário Epoxy rico em Zinco, etc, se não for tamponado, pode ser Galvanizado logo à partida, não havendo problema da água/humidade penetrar no interior dos tubos.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.