Jump to content
Arquitectura.pt

Quem sou eu?! Nem eu sei..

Recommended Posts

Caros Amigos,____________________________

Neste momento, e com 19 aninhos, passo uma fase complicada da minha vida. Por ouvir várias opiniões que me intimidaram relativamente ao estado presente e futuro da profissão de Arquitecto não tive coragem de ingressar no curso de Arquitectura tendo ingressado invés no curso de engª Mecânica. Com o passar dos meses fui-me apercebendo de que não conseguia prosseguir o mesmo só pelas inúmeras saídas profissionais que este me oferecia... Notava que me faltava algo... Comecei então a sentir uma tremenda angústia por não ter escolhido aquilo de que realmente gostava: Arquitectura. Deste modo, a angústia foi aumentando até que a meio do 2º Semestre do 1º Ano não aguentei mais e, contra tudo e contra todos, decidi largar o curso para assim tentar seguir o meu Sonho. Compreendo a oposição de meu Pai que, pelo que tem ouvido, sente o meu futuro como Arquitecto bastante incerto. Contudo, penso que uma pessoa só pode avançar na vida se se sentir realizada pessoalmente, doutro modo a vida não lhe sabe a nada, e a Arquitectura preenche esse requisito em mim. Não nego que com tudo isto me sinta um pouco inseguro relativamente a esta mudança mas... Se não arriscar acho que nunca me sentirei realizado. A ver vamos...

PS:Se puder partilhar a sua experiência profissional (boa ou má) comigo agradecia, para que assim eu possa ter uma noção mais "real" daquilo onde me vou meter, contudo gostaria que fosse o mais imparcial possível.

Cumprimentos a todos os Apaixonados por Arquitectura

olá rodolfo (posso tratar-te assim?) em primeiro lugar deixa-me dizer-te que fiquei agradavelmente surpreendida com o teu post: super pessoal e criativo! depois queria tambem dizer-te que apesar de estar ainda a estudar (estou no 4º ano) também senti a mesma angustia quando fui para a faculdade onde estou actualmente, apesar de ter entrado na minha 1ª opção, na altura a FAUTL vim para a lusiada porque a minha mae quis (ou melhor, ela queria que eu viesse po porto fosse qual fosse a faculdade) e ainda hoje todos os dias me sinto frustrada por estar onde estou e sobretudo, farta! estou a tirar o curso que sempre quis, mas cedi a um capricho da minha mae que ainda hoje pago caro... tudo isto para te dizer o que? que fizeste muito bem em ter seguido o teu sonho, se era essa mesmo a tua vontade!o mercado de trabalho está mau?certamente que sim....mas estando piores uns que os outros, a verdade é que "está tudo mau" (infelizmente) o importante é que te sintas bem, preenchido e realizado! :) a nossa vida é aquilo que nós quisermos e nunca deixes que os outros a decidam por ti. eu arrependo-me todos os dias disso...não queiras o mesmo para ti! força! :)

margarida duarte

olá sr. rodolfo, mas então, depois de sair de Aveiro, vais-te meter neste mundo tão complexo que é Arquitectura. Que fazes neste forum?. duvidas existenciais??... aqui há reposta para tudo... e, por isso, aconselho-te a visita-lo mais vezes. Bem rapaz, qualquer dia combinamos uma jantarada co pessoal em Leiria. que dizes? (caso não tenhas lá chegado pelo nick.. daqui fala o joao neves... o dito cujo de cientifico-natural... do prof. barradazz) fica bem, e bem-vindo.

Olá Rodolfo, Tal como dizes, devemos seguir os nossos sonhos. Neste caso deves ter bem presente que a Arquitectura é uma "coisa" muito bonita, mas facilidades não existem nenhumas. Como já ouvir dizer por aqui, é "até cuspir sangue"... Bem vindo ao Arquitectura.pt. :)

Bem vindo ArchitectDreamer... estou a ver que tenho concorrência com o meu nick :)

Aquilo que te digo, nada que concerteza não saibas, é que a vida está difícil em (quase) todas as áreas, pelo que arquitectura não é pior do que outras profissões...
O problema e a dificuldade talvez esteja na garantia de emprego e nas condições oferecidas, porque se como engenheiro podias entrar para os quadros de uma empresa e aí fazer carreira, na arquitectura isso é mais complicado, senão mesmo impossível. Resta lutar e ter espírito de sacrifício, viver a pensar na arquitectura e passas as 24h do dia com isso na cabeça...
A arquitectura é uma profissão muito incerta, porque se hoje há trabalho com fartura, amanhã pode não haver que chegue para fazer face às despesas.
Se puderes ser dono do teu "negócio" há que ter um grande controlo orçamental para ir aguentando o barço...
Se tiveres de te empregar num gabinete, tens de viver na incerteza do dia de amanhã, com os recibos verdes a preencherem-te completamente as prespectivas de futuro...

No entanto concordo contigo, nada melhor do que nos sentirmos satisfeitos na profissão que escolhemos para o resto dos nossos dias, pelo que o sacrifício será sempre recompensado e as dificuldades serão mais fá de ultrapassar...

Boa sorte sonhador... e continua a sonhar... como eu... :)

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

O importante é seguires aquilo que gostas. Se ganhares montes de dinheiro mas se fores infeliz no teu trabalho de todos os dias, n hás-de ser muito feliz. Por isso nem que o teu sonho te faça dormir debaixo da ponte, se fores feliz, isso é que interessa. de qq forma, digo-te um segredo, se gostares realmente do que fazes e trabalhares muito, acabas por ser bom naquilo que fazes e ter trabalho (mesmo que n cagues dinheiro, conseguirás viver "normalmente").

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.