Jump to content
Arquitectura.pt


Viana do Castelo | Hotel Axis | Jorge Albuquerque


Peter

Recommended Posts

Olá boa tarde a todos!
Vejo que já muito foi escrito, criticado por muitos, aplaudido por poucos, algumas visitas de estudo, fotografias e opiniões do quem se diz ser autor do projecto.
Meus amigos, arquitectos, criativos, sempre que realizarem uma obra cuja incumbência serem coordenadores de projecto, para vosso mérito não deixem de referir de quem vos ajudou, neste caso o arquitecto que faz de guia nas visitas de estudo, pouco tem de humilde, a equipe de participantes neste projecto muito vai além da sua pessoa, para bem de todos, porque aquele “gato preto estendido ao sol” não foi saído só da sua cabeça!!
Fazendo justiça aqui vai o nome todos os que participaram neste projecto,
Arqª Ana Almeida
Arqº Eduardo Brito
Arqº Carlos Sousa
Arqª Isabel Flaminio
Arqº José Magno
Arqº Rui Silva
Arqª Susana Silva
Cecília Pinheiro
José Neves
Pedro Couto

Melhores Cumprimentos

Ps. Esta mensagem dirige-se a quem tem por habito retirar o nome de outras pessoas das legendas para seu proveito, o que demonstra uma pequenez soberba.


Peço imensa desculpa, mas não posso de modo algum concordar! Fique sabendo que aquando da primeira visita, estiveram presentes membros da equipa de projecto, e inclusive foi referenciado pelo arq, Jorge Albuquerque, que o projecto não teria sido conseguído sem o esforço de todos os intervenientes, em especial atenção à equipa de engenheiros!

Por isto tudo, este comentário tem da minha parte um total desprezo.
Link to comment
Share on other sites

O arquitecto que tem um projecto que parece um gato semi-enrolado ao sol é o Raul Lino , que por acaso é uma moradia, e não um hotel que parece mais um conjunto de gatos empilhados ao sol! Ahhhhhh! P.S: ACHO QUE JÁ DEVERIAM TER ENCERRADO ESTE TEMA! Já parece publicidade paga pelo Hotel!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

e engracado porque nesses aspecto este topico tem sido mantido provavelmente mais pelas pessoas que veem aqui para falar mal, do que pelas pessoas que realmente estao interessadas no mesmo. tanta discussao, sobre se aquilo abana ou nao, sobre o impacto que tera na cidade, que e pretencioso, que e grande, que e um ovni, que e isto, que e aquilo... o que me assusta nao sao os comentarios, mas a Sizodependencia inerente nos mesmos, a ideia de que se nao fizeres como o Mestre, nao vales nada. Isto e uma obra Comercial e vale enquanto tal, vende uma imagem, que por sinal nao e nada ma. O prazo de vida? nao sei, certamente nao e uma obra para durar 100 anos, mas nem tudo na arquitectura e para toda a vida...

Link to comment
Share on other sites

Acho que esse é o ponto essencial, é um projecto comercial e tem de se valer de si próprio para vingar, já que não é esta parte da cidade que atrai o movimento que ele precisa para sobreviver... isto indendentemente de gostos pessoais e opções projectuais e contingências de obra, mais ou menos acertadas. O ponto de partida foi esse e a esse nível, creio que o projecto responde ao solicitado pelo dono de obra.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

show off são muitos dos comentários que se leem por aqui, de pessoas que poucos argumentos válidos escrevem para fundamentar as suas criticas. Comentários gratuitos que exprimidos nada dizem ou acrescentam ao tema principal do tópico, levantar questões e tentar perceber as condicionantes que levaram o arquitecto a apresentar esta proposta, que para o bem ou para o mal está construida.

Subscrevo na integra o que o Dreamer acaba de dizer.

Acho que esse é o ponto essencial, é um projecto comercial e tem de se valer de si próprio para vingar, já que não é esta parte da cidade que atrai o movimento que ele precisa para sobreviver... isto indendentemente de gostos pessoais e opções projectuais e contingências de obra, mais ou menos acertadas.

O ponto de partida foi esse e a esse nível, creio que o projecto responde ao solicitado pelo dono de obra.

Link to comment
Share on other sites

A obra é de um arquitecto como tal está sujeita à crítica, por ter tido uma visita à obra e talvez elogios excessivos e críticas injustas, torna este objecto arquitectónico comercial uma discussão acalorada e por vezes ridícula. Quando se argumenta mal é óbvio que é mais fácil criticar!
Mas a mim o que preocupa é a falta de “bagagem intelectual” para aguentar uma crítica, basta folhearmos as revistas de arquitectura nacionais e também ler alguns comentários nos fóruns, em que se publicam (apresentam) determinadas obras de arquitectura que ficam bem nas fotografias do pôr-do-sol e na realidade muitas delas não cumprem os requisitos mínimos de qualidade, nomeadamente o ambiental e sustentável, o que leva a querer que o que importa são as formas (o minimal sem o ser) e a espectacularidade das arquitecturas.
Pode-se surpreender apenas com uma arquitectura de mínima dimensão, porque senão voltamos às Pirâmides do Egipto!
Para concluir, hoje absorve-se as arquitecturas pelo Show-Off (imagem) que elas produzem na nossa mente globalizada! Sem perceber a essência das mesmas!
Link to comment
Share on other sites

Pedro Loureiro não percebo porque és o lider de equipe!
Estás muito nervosinho! Parece-me que estás a defender o teu projecto modelo! Não se justifica tamanha discussão sobre um projecto que não é mais do que show off!


Gupyna, de longe estar nervosinho devido ao teu comentario. Também não estou a defender o projecto, já o disse muitas vezes aqui no tópico e que decerto uma leitura mais atenta vais lá encontrar isso.
O que na realidade me custa, e ler aqui comentários que não são fundamentados, não têm qualquer reflexão por detrás, é o falar por que apetece.
Não vou deixar de concordar quando apelidam esta obra de "showoff", foi feita para ter esse sentido, foi uma das exigências do promotor! O edifício tinha que marcar pela imagem, é um Hotel!
E meus amigos, pelo menos alguém tem a coragem de remar contra a maré! Num pais onde existe a cultura da imagem siziana e souto-mourana, que eu também gosto, é preciso algo novo! Ainda mais, quem teve a coragem de projectar este hotel pode acima de tudo, agradecer de ainda ter trabalho para fazer e dar de "comer" a muitas famílias.
Não me vou alongar mais porque muitas das coisas que poderia dizer, já se encontram aqui escritas no tópico.
Link to comment
Share on other sites

Peter,

não sei em que país é que vives, aqui no meu país a cultura que existe é a do pato bravo com um curso de arquitectura e uma agenda telefónica bem preenchida. logo, enquanto houver siza e souto de moura, vamos não tentar vulgarizá-los e tornarmo-nos patéticos.

o meu é também o país em que todos os putos recém formados acham que vão ficar para a história por fazer esculturas medianamente habitáveis ainda por cima plagiadas, mesmo que elas sirvam apenas os interesses do seu ego e sejam uma bosta enquanto arquitectura. é praticamente efémera, porque ao fim de 10 anos pode ser mandada abaixo com algum prazer de alívio.

quanto ao projecto, finalmente estive lá, é banal enquando edifício, tem uma frente de acesso e umas traseiras técnicas, não faz cidade, ou melhor faz mas pelas piores razões. é igual à maior árvore de natal da europa no terreiro do paço, só que esta é non-sense, porque chegas lá atraído pela luz e afinal não é para ti. agora hás-de explicar-me porque é que um hotel tem que marcar pela imagem. tem tanto um hotel como uma biblioteca, como um teatro, como uma bomba de gasolina, como um supermercado, como uma máquina do multibanco.

o show-off sem consequência é sempre uma questão de bimbalhice. se é do arquitecto ou do cliente, já não me pronuncio.

"Ainda mais, quem teve a coragem de projectar este hotel pode acima de tudo, agradecer de ainda ter trabalho para fazer e dar de "comer" a muitas famílias." - isto é suposto dar suporte a um projecto? isto chama-se vender-se (já que isto é um fórum inócuo, sem asneiras nem gente com emoções, evito a palavra que me ocorreu, para não receber mais emails de ilustres desconhecidos)

Link to comment
Share on other sites

miesogeno, mas tu pensas que e difrente onde quer que seja? pensas que so Portugal tem Patos Bravos? pensas que isto de arquitectura so tem a ver comser bom onde quer que estejas? ou pensas que os srs Sizas e Eduardos nao tem uma agenda cheia de numeros de telefone? porque e que voces olham para este edificio, que nem sequer e assim tao mau, e se esquecem das dezenas de monos de gosto duvidoso que se estao a fazer nos novos resortes. e engracado como e que certas pessoas chegam aqui, pessoas que provavelmente nunca geriram um negocio e mandam postas de pescada sobre hotelaria, se os hoteis nao precisassem de destaque, nao teriamos de cidades cheia de placads luminosos dos Hoteis, nao teriamos edificios carismaticos em Lisboa como o Sheraton e o Ritz. Claro que os Hoteis teem de ter destaque, faz parte da sua funcao, primeiro porque muito pouca gente se desloca a uma cidade por causa de uma Biblioteca, e muita gente se desloca ora por turismo ora por trabalho, e obviamente vao querer encontrar um Hotel facilmente, e sim a imagem e importante nao so do ponto de vista do negocio como do ponto de vista da cidade, porque afinal se quer dar imagem tecnologica a Portugal e especialmente ao Norte.

Link to comment
Share on other sites

Miesogeno não cheguei a ver o projecto "in loco" como tu, mas repito international style estratégia projectual que teve os seus dias e foi amplamente criticado por questões de lugar, sociais ou mesmos históricas. O "contexto" ou o anchoring como diria Steven Hall tornou-se obvio, os edifícios de Rem kolhas na China são aberraçoes a nivel conceptual, será que um chines habita o espaço da mesma maneira que nós? Parece-me que não...mesmo que queiram importar á viva força modelos ocidentais gratuitamente "copiados". Fazer um hotel em Viana do Castelo não é o mesmo que fazer na Dinamarca ou Suécia, as casas Alentejanas vernáculas têm vãos pequenos e enorme massa térmica, os pátios árabes utilizam sistemas de ventilção e humidificação através da evaporação de água no interior das habitações...isto há milhares de anos (seguramente que não eram assim tão estúpidos).
A boa prática da arquitectura nao admite tanta ingenuidade junta!!!

Link to comment
Share on other sites

Miesogeno não cheguei a ver o projecto "in loco" como tu, mas repito international style estratégia projectual que teve os seus dias e foi amplamente criticado por questões de lugar, sociais ou mesmos históricas. O "contexto" ou o anchoring como diria Steven Hall tornou-se obvio, os edifícios de Rem kolhas na China são aberraçoes a nivel conceptual, será que um chines habita o espaço da mesma maneira que nós? Parece-me que não...mesmo que queiram importar á viva força modelos ocidentais gratuitamente "copiados". Fazer um hotel em Viana do Castelo não é o mesmo que fazer na Dinamarca ou Suécia, as casas Alentejanas vernáculas têm vãos pequenos e enorme massa térmica, os pátios árabes utilizam sistemas de ventilção e humidificação através da evaporação de água no interior das habitações...isto há milhares de anos (seguramente que não eram assim tão estúpidos).
A boa prática da arquitectura nao admite tanta ingenuidade junta!!!


Isto sim é escrever bem, sem erros!:)
Link to comment
Share on other sites

argos, vieste defender a tua donzela? é que então é melhor leres primeiro o que ele escreveu e perceberes ao que eu estou a responder para te inserires na conversa. espero bem que a agenda dos arquitectos amália rodrigues estejam bem preenchidas, porque desses não tenho grande medo de atentados urbanísticos. quanto às ilações ingénuas sobre a minha experiência profissional, nunca geri um negócio em hotelaria, e não preciso de o fazer para saber a diferença de escala e contexto entre um hotel numa cidade como Lisboa e uma como Viana do Castelo, basta-me ter cérebro. se és arquitecto és um mau arquitecto, se realmente achas que os hotéis merecem ser as referências de uma cidade. acredito que os habitantes de Viana quer gostem do hotel ou não, se devem estar nas tintas para se os turistas encontram o caminho para o quarto depois da bebedeira, quem habita a cidade a vida toda é que deve ser priveligiado quanto ao planeamento desta. mas isto é a minha opinião, que sou arquitecto, num fórum de arquitectura a discutir este projecto em particular e não todos os outros monos que referiste. outra coisa, preferia que parassem de me dar pontos negativos, senão nunca mais consigo trocá-los pela torradeira.

Link to comment
Share on other sites

miesogeno, e se o Siza ou o Souto Muora tiver um edifício idêntico?


com certeza não estás à espera que eu diga que nesse caso já gostava..

e apesar de não acreditar muito que fosse possível, se alguma vez o fizessem a minha opinião mantinha-se com uma agravante, é que a obra desses é seguida há muitos anos por toda a gente, seria um cancro na sua obra como foi o Estoril-Sol para o byrne, que claramente foi feito por uns putos lá do atelier.
Link to comment
Share on other sites

argos, vieste defender a tua donzela?

`
Essa é para mim? Deves andar muito enganadinho na vida... se julgas que me atinges com comentarios patéticos! A mim ninguem me precisa de defender, sei tomar bem conta de mim e ser responsavel pelo que escrevo. Por favor não me venhas dar liçoes de arquitectura. Quanto a não esperar por atentados urbanistico dos amalias rodrigues... espera mais uns dias que talvez tenhas novidades (pena não as poder dar aqui).

PS: não te preocupes com os pontos negativos... as torradeiras não acabam. E além disso eu já dei uns pontinhos positivos.
Link to comment
Share on other sites

com certeza não estás à espera que eu diga que nesse caso já gostava...


Claro que não... longe de mim pensar em tal coisa! Mas com certeza que passaria a ser um caso de estudo, que dizes?

Também não me parece que os putos lá do atelier tenham essa liberdade projectual... afinal de contas tem uma imagem a manter!
Link to comment
Share on other sites

acho que sim, acho que sou um mau Arquitecto, nao pelo trabalho que faco ou nao faco, mas pelo trabalho que nao tenho. Porque pelo menos consigo descernir entre escalas, e nao tento aplicar o modelo de arquitectura de casinhas a tudo. se acho que os Hoteis merecem ser referencias nas cidades, sim acho porque nao vivo a minha vida a olhar para dentro, as cidades sao cidades enquanto local de concentracao de pessoas, e sao cidades vivas e culturais quando um grande numero de pessoas viaja para as mesmas pelos mais diversos objectivos (preferivelmente nao sazonais), e nao me intrepetes mal, nao digo que o que vem de fora e que e bom.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.