Jump to content
Arquitectura.pt


Viana do Castelo | Hotel Axis | Jorge Albuquerque


Peter

Recommended Posts

Simple Mind, estou ctg, ainda mais desfigura toda uma cidade que nasce e se desenvolveu de uma forma tão harmoniosa, tenho de ir lá um dia destes com calma, ver como correu a invasão dos arquitectos a Viana, que em projectos mais conseguidos do que outros, acho que no fundo Viana perdeu..mas tenho d voltar, a última vez que fui ainda estava muita coisa em contrução... Abraço a todos e Salvem Viana do flagelo da arquitectura

Link to comment
Share on other sites

"O edificio eh espectacular. Eh demasiado bom para Viana do Castelo."...ajudem o infeliz que disse isto...já não sei quem foi, mas não deve conhecer Viana, diria, sem querer ser directamente "má língua" q deve ser dakele país estrangeiro de Portugal, que começa a sul de Aveiro, pq quem conhece Viana, não consegue dizer uma coisa destas, uma das 5 cidades mais bonitas da península Ibérica, a que se junta o Porto

Link to comment
Share on other sites

Penso sinceramente que estás a ter uma atitude completamente dramática e exagerada em relação ao hotel, Space Invaders. O hotel tem uma volumetria arrojada mas é esse o propósito dele e o local onde está inserido não o torna um invasor. Falo por experiência própria e quando passo pelo local, a presença daquele hotel dá-me uma imagem de interesse para olhar. Diria até que está bastante afastado de qualquer contexto urbano sensível. Bem pior que um edíficio luxuoso e vistoso, todo a puxar para uma arquitectura comercial e comestível é a linha de prédios na beira-rio citada pelo tiago_laranjeira, em que o prédio coutinhos faz com que qualquer pessoa tenha uma crise de falta de ar. E vá... afirmações como "deve ser dakele país estrangeiro de Portugal, que começa a sul de Aveiro" não são propriamente construtivas, muito menos inteligentes.

Link to comment
Share on other sites

Li sim. Viana é uma cidade muito bonita, ninguém o pode negar. Mas o que estou a dizer é que opiniões no extremo também não constituem uma boa abordagem nem fazem uma boa discussão sobre o hotel em si.
As reacções que tenho visto levantam muitas vezes a questão da localização do hotel mas olhando para a sua localização, a mim não me parece que interfira tanto com a cidade histórica como tem sido referido, é por isso que, apesar de não adorar o desenho do hotel, não o considero um ataque à harmonia e beleza de Viana. Tenho a certeza que para este tipo de programa, o arquitecto viu-se confrontado com o pedido de construir algo com impacto e muito vistoso, que expirasse luxo, e nesse sentido, penso que o conseguiu, sem construir uma aberração utópica.
Não sei se já existe esta informação nos posts anteriores mas deixo uma imagem da localização:


axishotel.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

O desenvolvimento das cidades redundam em períodos que nos permitem entender os episódios e a linguagem urbanística. E, hoje o meio urbano é, por vezes, a adição dessas etapas, formando uma nova morfologia.
De modo que a construção dos espaços ditará, em boa medida, o modo como os cidadãos os vão usufruir, as relações que vão estabelecer entre eles e com os locais. Em suma, o planeamento do território influencia directamente a vida das pessoas.
Este projecto reflecte bem essa carência (…) No entanto, tal desenvolvimento urbano não se tem verificado apenas em Viana do Castelo, mas infelizmente, é um problema a nível nacional.
De modo que é importante, ou diria, urgente, a interpretação teórica do desenvolvimento, dos processos de localização Humana e do seu relacionamento com o meio biofísico nas cidades actuais. Seria, deste modo, oportuno, relembrar o papel do urbanista no desenvolvimento urbano das cidades (…)
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 1 month later...

Já foi classificado como um hotel futurista, assenta numa estrutura que faz lembrar um jogo de lego e integra os roteiros dos melhores magazines de arquitectura internacionais. Agora, o hotel Axis Viana, que representou um investimento de 12 milhões de euros, é candidato aos "Prémios Turismo de Portugal", anunciou o grupo privado, garantindo que a unidade hoteleira "já superou todas as expectativas".

"Foi o próprio Turismo de Portugal que entrou em contacto connosco e nos disse que seria uma boa candidatura. Partimos para este prémio com uma expectativa redobrada", explicou ao DN Rui Costa, do grupo Axis. O hotel é assim candidato à categoria de melhor projecto privado na quinta edição dos "Prémios Turismo de Portugal", que têm como objectivo distinguir os que contribuam, entre outros aspectos, para a qualificação da oferta e permitam ainda promover o destino em que o respectivo projecto está inserido. "Podemos dizer que o hotel, apesar do curto tempo de vida, já faz história. Desde a sua abertura, no ano passado, já recebeu mais de 25 mil clientes, o que supera as nossas expectativas iniciais", referiu.

A unidade hoteleira de quatro estrelas foi inaugurada em Agosto de 2008. Resultante de um investimento de 12 milhões de euros, o Axis Viana, explicam os promotores "destacou-se visualmente pelo projecto arquitectónico único, em que os diferentes pisos funcionam como peças de um lego". Possui 87 quartos, entre os quais nove suites. Uma das grandes apostas reside no Axis Wellness, uma área de bem-estar com 2.600 metros quadrados. Vocacionado para o turismo económico, o Axis Viana dispõe ainda um Business Center, com mil metros quadrados, sendo considerado por muitos como "um marco arquitectónico contemporâneo".

in http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1422576&seccao=Norte

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.