JVS Posted May 21, 2007 Report Share Posted May 21, 2007 ... e gostava de o avisar dos riscos. O rapaz esta no nono ano. Deve estar a fazer o trabalho sobre a profissao... Que devo fazer? Nao devo fazer nada? Ou devo avisa-lo dos riscos da profissao? nota: Estou a experimentar esta profissao de professor ate Agosto... depois vai para a gaveta e volto a esta profissao amadodiada...:D Link to comment Share on other sites More sharing options...
m a r g a r i d a Posted May 21, 2007 Report Share Posted May 21, 2007 LOL acho que devias "avisa-lo" mas sem dizer tudo tudo! mas explicar-lhe fundamentalmente que se for para o agrupamento de artes (não sei como se chama agora) que poucas chances terá de ser outra coisa sem ser arquitecto! isso penso, ser o mais importante margarida duarte Link to comment Share on other sites More sharing options...
3CPO Posted May 21, 2007 Report Share Posted May 21, 2007 Explica-lhe algumas coisas da profissão... e que ele perceba porque razões quer ser arquitecto... Não é só na arquitectura que se correm riscos... a vida é feita de riscos... :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopedrosilva Posted May 21, 2007 Report Share Posted May 21, 2007 Tive um professor que me disse um dia que devemos estudar o que gostamos e seguir a profissao que isso nos levar... é uma maneira bonita de ver as coisas mas é bom estar avisado a partida do dificil mundo do trabalho :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
AnaS Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 JVS sim explica-lhe! Principalmente aquilo que disse a Mondrian: vai para artes seguir o seu sonho e depois ou é arquitecto ou vao para pintura, escultura, design... Aquelas coisas todas em que ninguém tem emprego! Nem sabem como me arrependo... Link to comment Share on other sites More sharing options...
m a r g a r i d a Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 é importante perceber, que indo para ciencias por exemplo, tem acesso a 75% das cursos e se mesmo assim quiser seguir arquitectura, faz os exames especificos e entra da mesma maneira que todos os outros que estiveram em artes... era isso que a minha mae queria que eu fizesse....e depois quando fui para artes dizia-me: "se nao conseguires seguir arquitectura, que vais fazer? pintar pratos numa fabrica de ceramica?" LOL dizia no gozo claro, mas infelizmente (embora exagerado) é uma realidade! margarida duarte Link to comment Share on other sites More sharing options...
3CPO Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 Nem sabem como me arrependo... Estás arrependida de ter ido para artes? :nervos: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aaliz Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 na minha opinião o q importa é de facto o talento, alguns miúdos são génios e já nascem com uma capacidade inata para perceber o q é a arquitectura, aos 10 anos já andam atrás de uma pessoa a dar opiniões sobre lacagem de rodapés e ideias incriveis de dar forma ao espaço, tem uma imaginação pródiga mas ao mesmo tempo uma capacidade especial para pensarem em formas de levar à pratica as suas ideias, querem acompanhar os familiares a todas as acções de formação e na tectónica fazem brilharete porque percebem a composição quimica dos materias e as diferenças entre as pedras tão competentemente q pensamos em incentiva-los a mandar curriculums para dar apoio aos visitantes das feiras e ainda por cima jogam ao pictionary como mestres, passam horas a desenhar e parece q nunca se cansam, vivem mesmo para as artes da mesma forma q outros perseguem rãs para as dissecarem ou as abrirem ao meio e contarem quantas vezes o coração ainda bombeia o sangue depois disso, outros sabem as constelações todas aos 3 anos e sonham ir para o espaço ...seria uma pena que miudos assim não seguissem as suas vocações, seria uma pena para eles e para todos nós q se perderiam excelentes médicos, arquitectos, astronomos, etc. a questão é mais dificil quando não há uma vocação tão definida e um aluno parece ter bons desempenhos em diferentes áreas ao mesmo tempo, aí a escolha é mais dificil e tem a ver muito c a personalidade, com os objctivos a longo prazo e com aquilo q a pessoa imagina ou idealiza para o futuro, para alguns a questão económica é relevante e de facto no nosso país a arquitectura não das profissões melhor remuneradas nem a mais reconhecida mas tem outros aliciantes. por outro lado, na maioria das escolas em portugal já são feitos testes psicotecnicos no 9º ano para encaminhamento dos jovens e ai tambem podem contar c a ajuda as equipas de psicologos em colaboração com os directores de turma q melhor podem apoiar essa escolha tão importante. alertar para o q está mal na profissão é um risco, a situação pode mudar muito até esse aluno em especifico terminar o curso, o mundo está sempre a rodar e nem sempre para pior, existe o factor ambiente e o factor sorte alem da capacidade e vontade, alertar para o facto de ser uma licenciatura que exige muito trabalho e dedicação será importante mas tambem que é ua profissão muito bonita, e podem achar q é um idealismo, mas acho que bem aplicada pode contribuir e muito para melhorar a qualidade de vida das pessoas e as suas vivências neste planeta q é o nosso. É preciso bons arquitectos, nunca são demais. Link to comment Share on other sites More sharing options...
AnaS Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 Estás arrependida de ter ido para artes? :nervos: Gosto imenso do curso mas tenho consciencia que se não entrar para arquitectura (que é o mais certo) numa pública, então não sei para o que é que vou..... :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
3CPO Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 Gosto imenso do curso mas tenho consciencia que se não entrar para arquitectura (que é o mais certo) numa pública, então não sei para o que é que vou..... Luta pelos teus objectivos... :icon14: Pensamento positivo... :D Link to comment Share on other sites More sharing options...
AnaS Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 Luta pelos teus objectivos... :icon14: Pensamento positivo... É isso que tento fazer... Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopedrosilva Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 Nem todas as faculdades exigem medias de 18... acredita que entras numa publica ai perto;) Link to comment Share on other sites More sharing options...
kaz Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 Acima de tudo tentar mostrar ao rapaz o que é ser arquitecto, mas de uma forma sábia que ele tenha motivações para o descobrir mais tarde... Momentos dificeis todas as profissões o têm, e todos nós temos de ter avidez de nos safarmos....ele tem mais é que seguir o que quer...se não nos safamos num sitio, noutro havemos de o fazer.... o mundo não é feito de 4 paredes... Link to comment Share on other sites More sharing options...
m a r g a r i d a Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 Aaliz o problema é que nem todos os miudos sao prodigios e quando acontece o que referiste, de terem capacidades para varias areas, torna-se de facto complicado! é importante ensinar-lhes a pensar sobre o assunto! AnaS, já te mostrei varias faculdade publicas com medias acessiveis, por isso mãos à obra kandinsky, no que me diz respeito não estou arrependida de ter ido para artes....mas às vezes desabafo para mim mesma e penso: "porque raio na altura nao ouvi a minha mae?!" (na altura ela dizia que eu deveria ir para ciencias e depois se relamente quisesse seguir arquitectura, entao faria os exames de admissao e pronto!) em miuda dizia que queria fazer casas para pessoas de cadeira de rodas, mas arquitectura nao é só isso e sinto que o nosso curso tem algumas falhas (e nao, nao é da maneira como é leccionado, seja em que faculdade for...) refiro-me a aspectos gerais! essas lacunas começam logo no 10 ano!...o nosso agrupamento está muito mal estruturado... margarida duarte Link to comment Share on other sites More sharing options...
AnaS Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 Nem todas as faculdades exigem medias de 18... acredita que entras numa publica ai perto;) Espero que sim!!! Seria uma alegria! :clap: Mondrian eu concordo contigo. O agrupamento tem algumas falhas... Acho que não se deveriam centrar tanto em disciplinas somente artistas. Eu cheguei ao 12º ano e já não me lembro nada de física quimica, ciências, etc porque só tive essas disciplinas no nono. depois, há sempre a ideia de que o curso de Artes é um curso muito fácil e que quem o escolhe são as pessoas que não consegue passar nos outros agrupamentos. Esse tipo de pensamento enerva-me profundamente... Mas também compreendo que, no 12 ano temos a vida facilitada... Vejam as minhas disciplias: Historia de Arte Oficina de Artes Desenho Área de Projecto Português ... Nem preciso comentar o facto de terem eliminado as disciplinas de Psicologia e Teoria do Design ... Link to comment Share on other sites More sharing options...
CR_ Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 ...o nosso agrupamento está muito mal estruturado... MAT B, tens de fazer uma disciplina por exame se quiseres acabar o 12º com GD-A + MAT + Historia de Artes (ou seja quase ninguém (ou mesmo ninguém?) acaba com as 3...), e uma das disciplinas em que há trabalhos mais manuais (Oficina de Artes) só tens no 12º... Link to comment Share on other sites More sharing options...
m a r g a r i d a Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 eliminaram?? tas a gozar?? e sociologia tambem? e fisica? e matematica?...ta bonito tá.... OK...tava mal no meu tempo...mas agora esta francamente pior!que vergonha.... margarida duarte Link to comment Share on other sites More sharing options...
CR_ Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 Vê aqui o plano de estudos: http://www.dgidc.min-edu.pt/orientacao/ofartvis.asp Atenta na opção d) que valida o que disse em cima... Link to comment Share on other sites More sharing options...
AnaS Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 sim mondrian... sociologia também... matemática é opçao. podemos escolher ou matematica ou historia de arte (não da pa escolher as duas... os horarios nao sao compativeis) como ves, ta muito mal! geometria reduziram para 2 anos (aumentaram a carga horaria semanal)... É simplesmente uma vergonha. Link to comment Share on other sites More sharing options...
m a r g a r i d a Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 já nao ha tambem MTEP... na minha altura escolhia-se entre matamatica e metodos ou fisica e historia. geometria era obrigatorio 3 anos.. aquelas opções do ponto e) sao um bocado manhosas..... uma palhaçada na minha opinião....parece que ficaram com "os restos" dos outros agrupamentos (sem querer ofender ninguem) margarida duarte Link to comment Share on other sites More sharing options...
AnaS Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 mondrian pois... gostava de ter fisica quimica ou qualquer coisa do genero.. Quando me deram a escolher entre Historia de Arte e matematica escolhi historia porque acho que é essencial para uma pessoa que se interesse por arte e por achar que é preciso conhecer os diferentes movimentos, as diferentes épocas, artistas, etc... Não foi (como muitas pessoas supõem) para me aliviar do bixo de sete cabeças que fazem da matemática. Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopedrosilva Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 bem eu tive matematica, historia da arte, portugues, dgd os 3 anos... e tive ainda 2 anos de oficina da arte, 2 de ingles, 2 de filosofia, 1 de ITI (introduçao as tecnologias de informaçao) e 1 de teoria do design. Nao concordo que tenha sido um curso mal estruturado visto que mantive uma formaçao variada sem deixar de ser muito virada para as artes;) nao sei bem como funciona agora mas deve ser mais facilitado a nivel de matematica e assim... Link to comment Share on other sites More sharing options...
m a r g a r i d a Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 tive as mesmas disciplinas que tu, só que em vez de ITI, tive MTEP os tres anos e ainda Sociologia no 12º ano. estruturação nao siginifica ter esta ou aquela disciplina....mas sim o que se dá em cada uma delas! margarida duarte Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaopedrosilva Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 é certo que o ensino deixa muito a desejar... eu que o diga pq tive um prof de OFA que nao nos deu quase um unico trabalho decente em 2 anos... Link to comment Share on other sites More sharing options...
TiCo Posted May 22, 2007 Report Share Posted May 22, 2007 Qualquer dia tem a licenciatura quem souber fazer um ditado sem erros e não errar nas contas de 'mercearia' Ao Estado so interessa ter um povo ignorante :D Link to comment Share on other sites More sharing options...
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