Jump to content
Arquitectura.pt


Trienal | Lisboa | Largo Duque do Cadaval | Pedro Alexandre Duarte da Gama Dias


3CPO

Recommended Posts

Intervenções na Cidade – Largo Duque do Cadaval/Lisboa
Pedro Alexandre Duarte da Gama Dias

http://img525.imageshack.us/img525/2518/ic008cadaval113ca835kl7.jpg

http://img525.imageshack.us/img525/3156/ic008cadaval213cb583lo0.jpg


A proposta:
A proposta visa se enquadrar no Plano de Reabilitação da Baixa Pombalina, enquanto contributo para a discussão pública em torno do mesmo, em particular nos motivos pelos quais este espaço, com características únicas na cidade, não se encontra incluído em qualquer das suas respectivas Unidades Operativas de Reabilitação (UOR)... (?)

O Largo do Duque do Cadaval, ainda que situado no coração da Baixa (na confluência de 6 importantes praças, cada uma delas com o seu edifício ou monumento referência...ver dossier A4), há muito que caiu no “vazio do esquecimento”... É um espaço de transição, de passagem, desprezado, não referenciado, frequentado essencialmente por turistas que utilizam a Calçada do Duque nas suas deslocações entre o Bairro Alto e o Rossio... Praticamente ninguém o conhece ou se lembra que o mesmo existe...

No entanto, enquanto “espaço de oportunidade” para o desenvolvimento de uma proposta de intervenção na cidade, o seu potencial é enorme: Localização privilegiada no contexto da cidade, vistas únicas para o Castelo e Rossio, existência no local da Estação de Comboios do Rossio, proximidade a 2 estações de metro...

A solução, contemplada nesta proposta, passa então pela colocação nesta praça de uma equipamento que se afirme tanto no contexto local da Baixa como da cidade, que seja motivo de paragem, de deslocação propositada, que atraia pessoas a este espaço e que utilize o potencial das vistas únicas sobre a cidade como “isco”... No fundo, o que este espaço necessita é de um Edifício Referência que colmate este vazio...

O que disse o júri:
Esta proposta formalmente e propositadamente semelhante à da Casa da Música de Rem Koolhaas, tenta reclamar a atenção sobre um espaço central (Largo Duque do Cadaval ao Rossio), degradado, fragmentado e com uma edificação carente de qualidade arquitectónica. Defende-se que um edifício de qualidade, não tendo que ser necessariamente o proposto, possa requalificar este vazio.

Contributo para uma reflexão:
Uma visão da grande peça de betão branco de Koolhaas projectada para o sopé da Calçada do Duque, metáfora para o poder da arquitectura como regenerador de referências, mesmo em território ferido pelas contingências do abandono funcional. A proposta de Pedro Alexandre Duarte da Gama Dias é um curioso exercício sobre as possibilidades da arquitectura como suporte ao inesperado, motivo de regeneração dos sentidos e das vivências do tecido fino que constrói a cidade.


Fonte:
Blog _ Trienal de Lisboa

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

esta nem merece comentário nesse sentido. Mas pelo menos no que diz respeito a um posicionamento perante o urbano e a sociedade e como forma de intervenção provocatória esta proposta acaba por ser válida na medida em que questiona o lugar e define um tipo de intervenção. Não seria a casa da música em si, mas uma obra de arquitectura que permitisse a revitalização da praça através do contraste criado entre o novo e o antigo. Aqui ainda assim vejo algum conteúdo ao contrário do outro projecto que era para ser construído!

Link to comment
Share on other sites

esta nem merece comentário nesse sentido.

Mas pelo menos no que diz respeito a um posicionamento perante o urbano e a sociedade e como forma de intervenção provocatória esta proposta acaba por ser válida na medida em que questiona o lugar e define um tipo de intervenção. Não seria a casa da música em si, mas uma obra de arquitectura que permitisse a revitalização da praça através do contraste criado entre o novo e o antigo.

Aqui ainda assim vejo algum conteúdo ao contrário do outro projecto que era para ser construído!


:)
... sem comentários...
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.