Jump to content
Arquitectura.pt


O Rapto do Algarve


JVS

Recommended Posts

O raptor nao raptou somente a menina de tres anos como tambem raptou o Allgarve. Portugal aparece na CNN pelos piores motivos e ainda por cima temos a SIC a querer acusar os pais de serem os principais responsaveis pelo rapto. Ou seja com o Mundo todo a olhar para Portugal os portugueses querem enforcar as vitimas... parece-me inteligente...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 80
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A situação deve ser tratada com pinças, mas de repente apontar o dedo a outros responsáveis que não os próprios pais parece-me estupido. A situação no Reino Unido só foi verdadeiramente divulgada no domingo, até então a história por lá era de que os pais tinham saído do quarto por uns minutos e alguém com um esquema bem plantado tinha entrado no quarto para levar a menina... aqui sabe-se como aconteceu. Deixar crianças sozinhas é logo à partida um risco e com miúdos nao se pode facilitar. Na página do myspace criada pelos pais ha comentários do género "Shame to Portugal"... é bastante deselegante......

Link to comment
Share on other sites

nem mais mrc, era bom que houvesse a noção de que felizmente eventos deste tipo em Portugal não são propriamente prática corrente... Há um peso da negligência dos pais neste caso que quase lhes reserva a culpa por completo, é cruel, é um acontecimento que arruina uma familia, mas Portugal aqui aparece como mera localização geográfica, mais do que isso não.

Link to comment
Share on other sites

mas Portugal aqui aparece como mera localização geográfica, mais do que isso não


concordo plenamente...ms que aqui as crianças ficam sozinhas ficam...isso é um facto...alias todas as manhas encontro umas quantas a ir para a escola...

sem qerer dizer ou apontar + nada...reflictam nisso...tao e somente

abraço desde o norte:)
Link to comment
Share on other sites

Sim as crianças vão sozinhas para a escola, devo dizer que tb não concordo com isso. Há sempre hipoteses para se tentar contornar essa situação, embora que por vezes complicadas... Contudo, não é por essa situação também se passar em portugal que não vou achar uma irresponsabilidade de todo o tamanho deixar crianças sozinhas num apartamento enquanto se está a jantar. ja agora estive a ver os comentários do Myspace, achei engraçado que o comentário do "shame on portugal" foi feito por um português, que ainda por cima questiona o procedimento da policia sem o fundamentar.

Link to comment
Share on other sites

eu nao questiono o procedimento de ninguem...nem da policia nem dos pais...nem da pessoa que escreveu"shame on portugal" no myspace. Isto poderia ter acontecido no algarve ou noutro canto do mundo...agora que ha sitios com + probabilidade de acontecer...há!!!e quando se cresce habituado a certas condiçoes de segurança, em ambiente tranquilo...sentimo-nos comfortaveis com certas situaçoes..como deixar crianças sozinhas.Torna-se um habito...que infelizmente não se pode ter noutros locais do universo...por isso colocando-me na cabeça daqueles pais...diria que foram irresponsaveis por nao saberem onde estavam. continuo a dizer que se deveria usar estes casos para repensar socialmente os locais onde se passam. abraço

Link to comment
Share on other sites

Estes casos chocam-me imenso. Na minha opinião, os pais não deveria deixar, em qualquer circunstâncias, crianças daquela idade sozinhas em casa, sendo o Restaurante onde se encontravam perto ou longe de casa... É também importante salientar que (pelo que ouvi na SIC) a polícia chegou uma hora depois de ter sido dado o alarme. Ora uma hora depois já o raptor poderia estar muito longe. Agora, acho que será muito difícil mesmo encontrar a criança. É horrível a imagem que esta notícia causou nos outros países, principalmente em Inglaterra, onde parece que as culpas caiem todas sobre os métodos interventivos da polícia portuguesa, quando estes não são os únicos culpados.. As pessoas têm de deixar de se preocupar tanto com a questão "quem é o culpado" e dedicar-se mais á causa, que neste caso é salvar uma criança de 5 anos.

Link to comment
Share on other sites

E perguntam:

Porque tanto espectaculo por causa de uma crianca inglesa se existem varios exemplos de criancas portuguesas desaparecidas?

Por causa do Turismo no Algarve. Porque o Turismo eh talvez uma das unicas fontes de rendimento em Portugal. Porque o futuro de Portugal pode ser precisamente o Turismo... porque o sector da construcao civil podera depender do Turismo...

Os culpados sao os pais porque deixaram-nos sozinhos em casa.

Ok. Digam ao mundo e Portugal passara a ser o pais onde as criancas desaparecem sem deixar rasto. Passa a ser um pais cuja reputacao eh um pais perigoso de deixar criancas sozinhas com uma tabuleta a dizer:

Nao venha a Portugal com criancas porque os portugueses sao contra os pais que deixam as criancas sozinhas nos hoteis.
Nao venha porque nao existe nenhum regulamento que proteja as criancas dentro dos empreendimentos hoteleiros.
Nao existe nenhum plano contra desaparecimentos de criancas.
Porque no caso da Madeleine acusaram os pais. E mesmo com uma menina portuguesa ainda nao sabem o que lhe aconteceu... portanto se trouxer criancas... tenha muito cuidado... nao traga os maus habitos de casa para cah.


Ou seja Portugal nao tem regulamentos suficientes que protejam criancas que estejam sozinhas dentro de empreendimentos hoteleiros. Eh um pais sem seguranca. Mesmo que que aconteca em qualquer parte do mundo, o que acontece eh que Portugal praticamente nao faz nenhuma publicidade a Portugal e quando faz eh carente. E quando esta noticia explode na CNN, eh pura propaganda a dizer mal de Portugal. E se os portugueses em vez de questionar:

E como eh que uma crianca desaparece dum empreendimento hoteleiro?

Sera que a culpa eh so dos pais? Pode ser. Mas temos que verificar se existe algum regulamento que proteja este tipo de casos. Nao existe, antes pelo contrario. Nao deveria haver um regulamento que obrigasse o dono do aldeamento ter um sistema de vigilancia que protegesse os utentes do mesmo aldeamento? Nao seria uma atitude responsavel de um pais que quer vender o Algarve?

Mas nao. Ninguem questiona. Passam logo para a acusacao. Cortem ja a cabeca dos pais. Facam isso e ninguem poe ca os pes. Ninguem quer vir para ca... nao ha hoteis para ninguem nem empreendimentos turisticos para ninguem...

Qual seria a melhor solucao para evitar este tipo de situacoes?

Criar um regulamento que proteja os utentes de empreendimentos hoteleiros. Principalmente de criancas.
Criar um plano de resgate imediato sempre que desapareca uma crianca tanto portuguesa como estrangeira. Um plano que funcione.

Esta segunda solucao seria para evitar o caso da menina de Portimao. E se os ingleses comecarem a vasculhar o caso da menina de Portimao cuja PJ nao sabe ainda do paradeiro da menina?

Depois do Tsunami, a Tailandia criou um plano para um possivel Tsunami. Puseram-no em pratica com o maximo de rigor e depois relataram que ainda precisavam de melhorar perante o Mundo. Os tailandeses nao se puseram a acusar os estrangeiros de nao terem fugido, de terem vindo para a Tailandia no final do ano, nem o Tsunami... criaram um plano para evitar a calamidade e mais uma serie de situacoes para evitar qualquer tipo de desastre maritimo.
Link to comment
Share on other sites

concordo plenamente...ms que aqui as crianças ficam sozinhas ficam...isso é um facto...alias todas as manhas encontro umas quantas a ir para a escola...

sem qerer dizer ou apontar + nada...reflictam nisso...tao e somente

abraço desde o norte:)



E quando e que elas podem comecar a ir sozinhas? Quais sao as implicacoes de proteger a crianca durante tanto tempo?
Link to comment
Share on other sites

Tanta discussão em torno de mediatismo...

Quantas crianças são raptadas diáriamente e não se sabe?
A diferença é que não é de um Resort de luxo...

:)



Das 31 criancas, 23 foram descobertas.
Em relacao ao resort... se fosse de Luxo... a menina nao desapareceria... a nao ser...
Link to comment
Share on other sites

Ok... vamos desresponsabilizar os pais então. Vamos dizer que fizeram muitissimo bem em terem deixado 3 crianças sozinhas num quarto de hotel de um país desconhecido, quando o hotel disponibilizava o serviço de babysitting. Vamos culpar a falta de regulamentos de segurança e vamos desculpabilizar a falta de senso comum, afinal até acontecem poucos acidentes em casa portanto as crianças podiam passar perfeitamente ali umas horinhas sozinha. (para quem não percebeu, estava a ser irónico) Sim porque afinal a policia é que tem culpa do caso do desaparecimento da miuda de portimão, chamada joana por sinal, porque não conseguiu por a mãe e o tio da criança a falar. Já agora falam tanto sobre os procedimentos da policia, que gostaria de saber o seguinte, quanto tempo é necessário passar para que uma pessoa seja declarada como desaparecida? Opa não me lixem. É um incidente infeliz, a policia está a fazer o melhor que pode, e os pais tem imensa, senão toda a responsabilidade em ter deixado crianças sozinhas no apartamento.

Link to comment
Share on other sites

vou-me citar a mim mesmo:

Isto poderia ter acontecido no algarve ou noutro canto do mundo...agora que ha sitios com + probabilidade de acontecer...há!!!e quando se cresce habituado a certas condiçoes de segurança, em ambiente tranquilo...sentimo-nos comfortaveis com certas situaçoes..como deixar crianças sozinhas.Torna-se um habito...que infelizmente não se pode ter noutros locais do universo...por isso colocando-me na cabeça daqueles pais...diria que foram irresponsaveis por nao saberem onde estavam.

continuo a dizer que se deveria usar estes casos para repensar socialmente os locais onde se passam.


outra vez:

irresponsaveis por nao saberem onde estavam.


abraço
Link to comment
Share on other sites

Há coisas que me escapam... é normal deixar crianças sozinhas em empreendimentos turisticos que disponibilizam serviço de acompanhamento às mesmas? Eu até papo a corrupção, a politica mesquinha e a economia rafeira, mas de repente começar a disparar tiros nos pés só porque sim é que já me deixa um bocado confuso...

Link to comment
Share on other sites

so te pergunto uma coisa. Se fores a inglaterra com os teus filhos, uma miuda de 4 anos e outros 2 com 2 anos ou menos, ias deixa-los no quarto sozinhos?


bem de certeza que nao...

Nem em inglaterra nem noutro lado qualquer.


ai é que ja n estamos de acordo...

bem sendo eu portugues conhecedor da realidade portuguesa e nao só...nunca deixaria os meus filhos sozinhos...em nenhum lado...no entanto ha qem o faça .
e porque?...porque a sua realidade é outra...felizmente...
o problema?...bem o problema é que não se passa assim em todo o lado...infelizmente...

Há coisas que me escapam...


espero que não seja uma criança:D (desculpem...piada de mau gosto)

é normal deixar crianças sozinhas em empreendimentos turisticos que disponibilizam serviço de acompanhamento às mesmas?


n sei...ms s nao é deveria ser+ normal...para bem da sociedade...para um mundo melhor...apenas para isso...

Eu até papo a corrupção, a politica mesquinha e a economia rafeira, mas de repente começar a disparar tiros nos pés só porque sim é que já me deixa um bocado confuso...


tb a mim...n entendi o que disseste...:)

abraço e fiquem bem...watch your back!!!
Link to comment
Share on other sites

Eu simplesmente digo, apesar de não saber muitos promenores... que não se deve acusar ninguem, a culpa foi dos raptores. Não vale a pena criticar os pais, ja estao a sofrer por isso. Não vale a pena criticar a PJ, eles certamente estão a fazer o melhor que podem, por isso é que são considerados umas das melhores policias de investigação do mundo. Em relação aos comentarios... que vem de Inglaterra, simplesmente digo... que teve uma criança 18 anos desaparecida, mesmo debaixo das barbas da policia. Onde é que eles tem morar para dizer isso!? A culpa não é do pais! Ainda não precebi, porque é que tem que se criticar sempre o pais! Se acontece coisas 200% piores noutros paises! Francamente!!!

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Ok...

Opa não me lixem. É um incidente infeliz, a policia está a fazer o melhor que pode, e os pais tem imensa, senão toda a responsabilidade em ter deixado crianças sozinhas no apartamento.


Sao culturas diferentes.

Os anglo-saxoes tem o habito de deixar as criancas sozinhas em casa.
Os canadianos tem o habito de deixar a porta de casa aberta.
As mulheres muculmanas tem o habito de trazer o lenco.
Os escandinavos deixam os bebes na rua durante a noite.

Podemos faer como os americanos. Prendemos os pais. Tiramos os filhos e damos a seguranca social... e que tal...

Hoje de manha pensei no tempo de Salazar. E era interessantissimo... antigamente as portuguesas nao podiam andar muito descascadas na praia e em lado nenhum... minissaia era crime... e sinal de maus costumes... porem as inglesas e as suecas vinham de bikini...

Resumindo...

NEM A PIDE prendeu as ditas turistas por desacato a autoridade... nem eh preciso recuar 33 anos... mesmo na Tunisia nao vemos manifestacoes contra os turistas que andam de bikini numa terra em que as mulheres vao de tudo tapadinho...

O que pode acontecer eh que Portugal vire um especie de paises do Golfo Persico em que fazer qualquer coisa que nao esteja de acordo com a cultura autoctone seja considerada uma loucura... como por exemplo uma turista ocidental que foi apanhada a fazer topless nos Emiratos Arabes Unidos...

Ainda por cima um pais que esta a transformar o Algarve numa selva de betao considerada horrivel pelos jornais ingleses:

O Algarve esta a ficar feio.

E agora ate podem colocar mais a seguinte frase:

Esta a ficar feio e perigoso. Se tiver criancas vah para Espanha.

1

Tanta discussão em torno de mediatismo...


Quantas crianças são raptadas diáriamente e não se sabe?
A diferença é que não é de um Resort de luxo...


Isto poderia ter acontecido no algarve ou noutro canto do mundo...




Sejamos pragmaticos. Aconteceu em Portugal. E ponto final. Nao esta a acontecer em Espanha, nao esta acontecer na Croacia nem na China. Esta a acontecer em Portugal. Eh um facto.

E tanto mediatismo para que?

Portugal esta a ser avaliado. A Policia Judiciaria em Portugal eh uma das melhores da Europa. Eh um facto. Os pais foram irresponsaveis segundo os nossos criterios de avaliacao. Eh um facto. Mas para os ingleses os pais nao foram irresponsaveis. Para os ingleses a PJ segue um modelo de investigacao antiquado. Basta ver o noticiario.

Portugal estah a ser avaliado com criterios estrangeiros. C'est la vie.

Resta saber qual vai ser a decisao dos milhares de turistas que vem para ca durante os veraos. Se vierem eh porque os pais sao culpados. Se nao vierem eh porque algo esta errado em Portugal e alguma coisa tem que mudar.

2


agora que ha sitios com + probabilidade de acontecer...há!!!e quando se cresce habituado a certas condiçoes de segurança, em ambiente tranquilo...sentimo-nos comfortaveis com certas situaçoes..como deixar crianças sozinhas.Torna-se um habito...que infelizmente não se pode ter noutros locais do universo...por isso colocando-me na cabeça daqueles pais...diria que foram irresponsaveis por nao saberem onde estavam.

Discordo. Os irresponsaveis foram os promotores turisticos que enganaram os turistas. Irresponsaveis sao aqueles que vendem o produto enao aqueles que os compram. Quem e lesado nao paga, quem paga e quem lesou.

Aqui revela alguma ignorancia nesta materia. Porque razao e que os macos de tabaco tem frases escritas em bold:

FUMAR MATA!!!

Os folhetos a dizer Portugal, terra de Sol, deveriam dizer que Portugal nao era seguro. E referir nas varias desvantagens em fazer Turismo em Portugal. Se eles colocarem um processo contra o promotor turistico, tanto pode ser portugues como britanico, quem ganha sao os pais da crianca.

Porque como tu bem afirmaste... o nosso pais nao eh seguro para eles terem os habitos que tem na Inglaterra ou noutro pais mais avancado... quem lhes vendeu a passagem e que e responsavel por nao terem informado onde iam estar com tres filhos menores.

Eh como dizer a uma turista que pode fazer topless na Arabia Saudita... a culpada da turista no caso da maioria aqui do forum seria da turista por nao ter senso comum de andar nua num pais onde cortam cabecas por muito menos.

Eh tal e qual mas um pouco exagerado.
Link to comment
Share on other sites

so te pergunto uma coisa. Se fores a inglaterra com os teus filhos, uma miuda de 4 anos e outros 2 com 2 anos ou menos, ias deixa-los no quarto sozinhos?

Olha eu não. Nem em inglaterra nem noutro lado qualquer. Ainda por cima se tivesse o serviço de babysitting disponivel através do hotel.


Um caso mais chocante... tu colocavas os teus filhos com 5 meses na rua a apanhar frio durante a noite?
A tua mulher andaria de lenco a tapar a cara?
Tu na passagem do ano vais tomar banho nas aguas geladas de Moscovo?
Tu banharias nas aguas porcas e imundas do Ganges uma vez na vida?

CULTURAS DIFERENTES.

Em relacao a tua questao?

Claro que nao.
Link to comment
Share on other sites

so tenho uma coisa a dizer: rui pedro!! alguem se lembra??? é, digamos, "um dos nossos"....e onde está agora?? temos de nos preocupar mais em fazer boa figura por ser uma menina estrangeira??deviamo-nos preocupar sempre...dar o nosso melhor, mesmo que achem que estamos a fazer mal.... bah! tanta coisa que aconteceu noutros paises...tao ou mais graves do que isto...e já fazem uma tempestade num copo de água.....


tenham calma..temos a policia que temos..agora é aguardar!


já agora...ALgarve...só com um L sff


Desaparecimento de Madeleine McCann
Polícia portuguesa insurge-se contra acusações da imprensa britânica Imagem colocada
09.05.2007 - 14h50 Lusa


O presidente do Sindicato Nacional de Polícia (Sinapol) insurgiu-se hoje contra as críticas que a imprensa britânica tem feito à actuação das autoridades portuguesas no caso do desaparecimento de Madeleine McCann, defendendo que a Polícia Judiciária "é das melhores do mundo".
Armando Ferreira mostrou-se indignado com o facto de os meios de comunicação ingleses insistirem na atribuição de responsabilidades às autoridades portuguesas pelo facto de Madeleine McCann ainda não ter sido encontrada.

A imprensa inglesa tem vindo a acusar recorrentemente as polícias portuguesas pela forma como estão a conduzir a investigação e pela falta de informação disponibilizada aos jornalistas.

São "acusações infundadas", considera o sindicalista Armando Ferreira, contrapondo que "já desaparecem crianças em Inglaterra que nunca mais são encontradas"

O responsável afirma mesmo que a Judiciária portuguesa "é uma das melhores polícias criminais do mundo".

"Os polícias portugueses estão a fazer um grande esforço (...). Sei de colegas que se voluntariaram para ir trabalhar em dias de folga" e participar na operação montada para encontrar a pequena turista inglesa, disse. Na sua opinião, a atitude crítica dos jornalistas britânicos que estão a acompanhar o caso indica que querem "arranjar um bode expiatório" para o facto de a criança não aparecer.

"Nós não somos responsáveis pela situação criada", acentua Armando Ferreira.

Se o desfecho do caso depender dos polícias portugueses, o presidente do Sinapol garante que "a criança vai aparecer".

Madeleine McCann desapareceu na quinta-feira à noite de uma moradia próxima da Praia da Luz, em Lagos, onde se encontrava acompanhada por dois irmãos, gémeos, de dois anos de idade. Os pais estavam a jantar num restaurante próximo e regressavam ao quarto de meia em meia hora.

@público online

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.