Jump to content
Arquitectura.pt


nomad use camaleonics


Recommended Posts

andava a deambular pela web na tentativa de encontrar algo sobre o conceito de "pele" removivel ou temporalidade de expressao do involucro...ideia essa associada aos nomadas...que é interessante estudar no contexto dos novos nomadas(fenomeno crescente da sociedade contemporanea)...enfim sem estar com aprofundamentos...encontrei isto>>>>







sa02 nuc nomad use camaleonics
archilab 2001 - selected i want a new contemporary house but i don’t have a site to build it. i don’t even know where i want to live. why not built a pre-fabricated house and then look for a cool place to put it. i don’t belong here or there. i can choose where to live. i want to be able to go anywhere, whenever i want. something with view and nature. i want to be isolated but connected. my personality and desire of appropriation is bigger than anything else. i’m not into some kind of stereotypical way of living. if i can personalize my clothing, my computer desktop, my food, why can’t i constantly personalize my home? i want some kind of a mutant digital skin like a camaleon that changes according to the enviroment. can i download the skins from the internet?



,pareceu-me bastante interessante e por isso resolvi partilhar...no entanto nao encontrei + informaçoes sobre o projecto...alguem sabe + alguma coisa ou onde encontrar?

alguem sabe + info(ou onde encontrar) sobre o tema?

abraço a todos!!!e um queijo:D

ps:.
tive bastantes duvidas onde haveria de postar isto...principalmente duvidas entre o topico arq nacional e o arq internacional...primeiro porque o que é nacional tb é internacional...e o que é internacional tambem pode ser nacional;depois pk o estudio S'A arquitectos tem a sua base em barcelona...no entanto o arquitecto carlos santa'ana é portugues...sendo assim vi-me bloqueado neste impasse
no entanto, considerando o conceito de cidadao do mundo(sabendo de onde se veio) onde me parece que o arq Carlos Santa'ana se enquadra, e tambem considerando o caracter internacional do seu atelier(infelizmente + conhecido fora que em portugal indoor) decidi postar neste topico...ms para que nao fiquem duvidas...antes de cidadao do mundo o arquitecto carlos santa'ana é portugues e nao espanhol como se diz aqui .

Acho que devemos reinvindicar aquilo que temos de valor...

Link to comment
Share on other sites

caro eu encontrei isto relacionado com o projecto:.:)

Segundo o arquiteto, NUC é uma casa desenhada para os "nômades", para aqueles que querem possuir uma casa sem o próprio terreno. Possuir um lar, mas não um lugar fixo, mudando sempre, pertencendo a lugar nenhum e fixando-se em todos os lugares: um espaço com uma vista, em meio a natureza, isolada mas conectada. É essencial que a casa se adapte aos diferentes tipos de vida. Tudo pode ser adaptado e personalizado: roupas e cabelos, comidas crenças, tatuagens e sreen savers. Auto-transformação, flexibilidade - tudo é possível. Então porque não com casas? Carlos Sant´Ana gera um sistema que o permite se integrar a um numero crescente de formas e programas, independente de um lugar e de um contexto físico.
Ele projetou uma casa única, pré-fabricada e modular, que pode se repetir girando-a ao redor de um eixo. Um lado plano e um lado redondo, um lado envidraçado e um aberto: cada função desejada acopla e encontra se próprio lugar na casa. A área de convívio abre-se à esquerda e a cozinha a direita. Os espaços de "respiro" abrem-se para o alto. Contrastando-se com o quarto e a sala de jantar, que se abrem para baixo, junto à área de convívio. A garagem situa-se no térreo e o jardim abre-se para o céu, os fundos são preenchidos com terra.
O principio do desenvolvimento é explorado em cada detalhe: unindo-se extremo com extremo, os módulos produzem espaços extras entre eles, oferecendo novas vistas e permitindo que os raios de luz toquem as superfícies.
O desejo por uma apropriação e adaptação pessoal e original vem relacionar-se com a qualidade dos materiais e a diversidade de texturas. É possível se fazer um download extremamente rico das diferentes superfícies do prédio. Ao mesmo tempo, a "pele digital", que simula as escalas de um camaleão, é acima de tudo uma referência e uma lembrança da natureza. Significa a integração com o meio ambiente.
(Bénédicte Grosjean)


continuo na minha odisseia na procura de + info a cerca do tema...aberto a sugestoes!...

abraço e um queijo:D
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.