Jump to content
Arquitectura.pt


Luanda | Reconversão da Baia de Luanda | Autor desconhecido


Koolhas

Recommended Posts

  • Replies 52
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

mrc64 concordo contigo...aquilo que ves é isso mesmo...muito verde hehehehe o projecto foi feito por uma equipa que nao conhecem africa nem tão pouco conhecem o comportamento do tal verde com o clima de africa...enfim deviam ter feito um concurso publico e nao fizeram...muito dinheiro em jogo e há muitas pessoas a encherem os bolsos...e projecto urbano (de arquitectura), de qualidade, nepias. a cidade nao é deles...quem vai sofrer com as consequencias do pessimo urbanismo sao as gerações vindouras...enfim, infelizmente é assim a vida...

Link to comment
Share on other sites

* nao estou a imaginar tanta relva naquela zona. tinha um calçadao muito frequentado. penso que se era para mudar podia-se ter feito muito mais de uma zona com tantas potencialidades.


Diz-nos la como e que tu fazias a marginal.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

qual melhoria? es estudante de arquitectura?arquitecto?urbanista? ja reparaste bem no projecto em causa? acho que nao podes olhar para um projecto como um Luandense. Repara bem nos espacos propostos, no verde proposto e pensa um pouco no clima que se faz em Luanda e no povo, achas que esse projecto vai resolver algumas deficiencias da cidade de Luanda?

Link to comment
Share on other sites

Então...mas ele não fez nenhum juizo em relação ao projecto, apenas disse que valeu pela melhoria. Não sou luandense mas acredito que tenha valido, independentemente de poderem fazer, ou não, melhor. Não é preciso ser-se arquitecto, estudante de arquitectura nem sequer interessado para reconhecer quando algo melhora....digo eu.

Link to comment
Share on other sites

tudo bem que nao sou nenhum arquitecto ou estudante de arquitectura, apenas sou um admirador desta arte. Mas, a situaçao actual da baía de luanda é deploravel, e este projecto ja permite SIM grandes melhorias nomeadamente, a nivel de transito (o transito actual em luanda é uma verdadeira odisea!), o que respeita a o saneamento basico da cidade, tanto que, actuamente os residuos dos esgotos sao deposistado no mar em frente a baía, mas com este projecto serao criadas estações de tratamento de aguas residuais. Daí que, apesar de o projecto nao transparecer uma grande metamorfose, ja representa uma melhoria significativa. E ha que lembrar que, este projecto inclui a construçao de varias torres e a modernizaçao de varios edificios. Ps: para um país que esta praticamente a renascer das cinzas, penso que a evoluçao tem de ser gradual (numa primeira fase, nao precisamos de ter a melhor ba~ia do mundo). Ha que distribuir bem o dinheiros pois existem ainda muitos problemas a serem resolvidos.

Link to comment
Share on other sites

para já obrigada por colocarem as imagens da reconversão da baia de Luanda. sem querer ofender susceptibilidades a minha opinião tem o valor que tem e contra factos não há argumentos(pois já está em construção). duma analise inicial acredito que mais funcional para a circulação automóvel estará, de facto...mas não houve preocupação, capacidade ou vontade para respeitar a personalidade do lugar, era único... agora transformou-se num autodromo(a q velocidade conseguirão circular os automóveis, pergunto-me?foi essa a reconversão? de-cidade-a-circuito-de-velocidade...será q vão rodar algum filme?pois...)... e em prática puseram-se "soluções" q já falharam em todas as capitais: isolar a cidade da linha de costa e criar uma realidade artificial de progresso parecem ser à priori as intenções do projecto(para alem da tentativa de resolver o trânsito q julgo ter sido a principal preocupação e de facto legítima)...pena q já não se vai poder atravessar a marginal a pé, tranquilamente, de pé descalço e toda a calma do mundo...criou-se uma barreira de alcatrão, não foi? ou estou a ver mal a coisa? a cidade é para os carros? e eu a pensar q era para as pessoas...x(

Link to comment
Share on other sites

ha uma coisa ainda a dizer, quanto em relacao as proprias vias rodoviarias...a marginal de luanda tem uma forma continua ou seja ha uma continuidade entre a marginal e a ilha de luanda...e o que acontece nesse projecto e que ha 4 ou 6 faixas de rodagem e quando chegam na fronteira entre a marginal e a ilha de Luanda ha um afunilamento das vias rodoviarias passando das 4 faixas para 2 faixas o que pode provocar um certo engarrafamento...nao sei que tipo de projecto e esse, ...onde esta a sensibilidade dos tecnicos? Os erros do passado sao bons exemplos para a construcao de um futuro melhor...porque cometer o mesmo erro?se e para melhorar a cidade entao que facao as coisas como devem ser feitas Bemmmmm...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Em relacao ao projecto, ve-se bem que e mais uma porcaria vinda do outro lado do Atlantico (ja nao basta o que fazem por la, querem agora lixar o lado de ca). E isso ve-se bem pelos cruzamentos / inversoes de marcha a "Inglesa" (visivel num dos renderings do projecto) onde a entrada na faixa de rodegem e feita na faixa da esquerda (a mais rapida) - eles insistem em trazer essa porcaria de sistema para ca do Oceano - e que fazer viadutos sai caro!!!. Depois ha a questao da resolucao dos problemas de transito!!! "Meu Deus"!!! ninguem ve a falta de estacionamento que existe actualmente em Luanda? e eu nao vejo grandes areas de estacionamento neste novo projecto (sera que se pode chamar projecto a esta coisa?). E alguem acredita que por 4 ou 6 faixas na marginal resolve o transito? E o escoamento dessas para a ilha? e do outro lado para a boavista? e por dentro da cidade? para a Mutamba ou para a maianga por exemplo? Sera muito dificil ver que e' ai ue reside a 'Maca' (problema)? Tenham juizo e parem de roubar!!!!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Estou chocado, primeiro como angolano devo ser estupido ou não anda neste mundo, nem conhecia o projecto, e sinceramente chamar aquilo de projecto urbanistico é ofender os meus 6 anos de formação, no minino chamem-lhe projecto viario com arranjo de espaço verde, sei la inventem um nome... para ser sincero prefiro a marginal tal como esta... reflecte a essenca daquela bahia, o que estão a fazer a minha cidade... meu deus. Péssimo, projecto, mau investmento... nele tudo esta mal, a começar por aquela auto-estrada que é para levar para onde? para a ilha? ao mosuleo?... e depois RELVA?! alguem sabe os custos que é manter um relvado naquele clima? ele nao aprendem com o relvado do estadio da cidadela? que é mais um pelado do que um relvado... e agora vai a marginal acampar ou passaer? por amor de deus tenham juizo... estou mesmo indignado. Não me vou por com falanças tecnicas... acho que seria esforço perdido. saudações

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente os tecnicos angolanos nao fazem nada...a obra ja está em curso e digo-te Ivan Pinhão, eu estive lá e informei-me sobre a obra acerca dos custos...epha Brutal, nao me lembro mais a quantia mas era uma coisa fenomenal para uma coisa dessas...mas enfim algo tem que ser feito...Concordo plenamente com uma intervenção urbana na baixa de Luanda, para a requalificação dos espaços que cada vez mais morrem, e algo tem que ser feito mas por favor coisas dessas não...parece coisas de um estudante do 1º ano...

Link to comment
Share on other sites


Aqueles renders... ou é desenhos? e aquelas impressões...

Isto é um projecto recente?


Rapidamente, ao ver estes desenhos, os relacionei com a aproximação urbanistica proposta por Cassiano Branco para a Costa da Caparica...e meus amigos, já lá vão uns anos.

As semelhanças parecem-me claras.

070423_cassiano_caparica_big.jpg

Projecto para a urbanização da Costa da Caparica, 1930
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.