Jump to content
Arquitectura.pt


Proposta de Praça Urbana(Restelo)


Koolhas

Recommended Posts

O exercicio é da cadeira de Desenho Urbano. A intervençao e a escolha do Lugar surge devido a um estudo e reflexão do mesmo. O que é uma praça, espaço publico e quais as suas caracteristicas? Ao longo do semestre fizemos (cada aluno) uma pasta com exemplos de praças(espaços publicos), que ao mesmo tempo fosse as nossas praças de referências. E em paralelo a estas pesquisas foi-nos dado varios bairros de Lisboa para analisar-mos quer na sua malha urbana, eixos estruturantes, Pontos notaveis, espaços publicos estruturantes e outros...entao eu escolhi Algés, Restelo, e Belém....e com os estudos feitos acabei por escolher Restelo para propor um espaço publico que estrutura-se o Bairro.

Link to comment
Share on other sites

Parte da analise..1º imagem...eixos principais, 2º vazios urbanos..3º o cheio.................Ponho a sequencia da evolução da proposta...em como cheguei a uma solução que foi a final, mas com consciencia de que o trabalho podia ter sido muito melhor, isso se houvesse mais tempo...mas mesmo assim gostei desse resultado final que apresento aqui no forum...foi satisfatorio :)

Link to comment
Share on other sites

A primeira ideia(proposta) propunha dois espaços (praças) em diferentes cotas e que essas mesmas praças ofereciam ambientes distintos...e existia na mesma algumas plataformas de transição de espaços libertando assim a estrada que passa no meio do terreno...possibilitando aos peões escolherem o seu percurso enquanto estivessem nesse espaço urbano.......so que depois achei que seria uma coisa muito densa para o lugar, comecei a achar que o lugar precisava de algo que o torna-se mais solto, livre da envolvente, entao comecei a eliminar plataformas e o propio espaço foi se alterando(assim surge a evolução da ideia com a segunda proposta)....so que em conversa com o professor ele achava que faltava qualquer coisa para configurar o espaço publico ou a praça por assim dizer, entao ja numa outra fase 3º proposta para alem da praça propus 2 edificios que estruturassem o espaço publico(praça) e ao mesmo tempo a envolvente consolidada por edificios de caracter arquitectonico duvidoso...e ainda faço a ligação de um dos edificios por rampa que sai da praça...e foi o resultado final, pois a cadeira era semestral .....mas podia ir mais além...fiquei na mesma satisfeito com o resultado final...foi muito interessante este exercicio...pois estava apenas habituado a cadeira de projecto em edificios de habitação, comercio, equipamento... e este foi diferente ...Cool

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Gostei muito do teu projecto. Sinto o mesmo que tu, em final de curso quando trabalho em espaço urbano. De algum modo é uma área pouco explorada desde o início do memso. Acho que dada a dificuldade extrema do local, que conheço mais ou menos e não é nada sugestivo, conseguiste dar a volta por cima, literalmente, unindo espaços seprados e criando alternativas de percurso para os peões. Para além disso, acho que a forma ousada da tua intervenção, estabelece um ponto de referência que fazia falta ao lugar, dada a envolvente construída ser monótona. Dado que foi um exercício semestral, acho que em termos de raciocínio estiveste muito bem, e a execução adequa-se ao tempo disponível. parabéns

Link to comment
Share on other sites

Agradeço o teu comment Ana Patricia, sei que os alunos do 4º ano do ISCT estao tb a intervir neste espaço do Restelo (para a cadeira de projecto), estou curioso pra ver os resultados que ali podem propor(Kandinsky quero ver isso ham força ai)...pois como ja disse é um espaço morto dentro da cidade mais propriamente dentro de um bairro(restelo) com algumas caracteristicas de pouca expressão urbana ou melhor, com pouca qualidade arquitectonica. E este exercicio que fiz foi muito interessante quer a nivel Filosofico da forma, do espaço , da abordagem que fiz do Lugar(o fundamental pra mim), e acho que devia haver mais exercicios desses nas escolas de arquitectura, porque nos leva a reflectir o que será os novos espaços publicos no sec. XXI, e também porque arquitectura nao é so o cheio(edificios) mas tb é o vazio controlado.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Gostei muito do teu projecto. Achei-o muito interessante. Tem muitas sombras. Aquela escultura gigante acaba por oferecer sombra tal como as arvores oferecem. O que eu penso que talz possa faltar no teu projecto eh a ausencia de vida vegetal. O teu projecto oferece sombras, espacos agradaveis mas eh acima de tudo um projecto muito baseado em materiais metalicos e petreos que salientam muito o vazio que por vezes existem nestes espacos publicos como e o caso das pracas recentemente construidas. Penso que falta o elemento vegetal. O elemento vegetal seria neste caso arvores, plantas, qualquer coisa que desse vida a praca. Nao se pode esperar que a praca ganhe vida somente com pessoas. E preciso dar vida aos espacos publicos mesmo quando estao vazios para nao se tornarem grandes vazios. Outro aspecto que me leva a crer que este espaco se torne um grande vazio eh o facto de estar rodeado de estradas. E uma ilha esta tua praca. Como eh que vais transformar esta ilha material e vazia num espaco convidativo?

Link to comment
Share on other sites

Lol :) ilha material e vazia? Bem antes de mais vou falar na questao do verde ou vegetação...é o seguinte a proposta esta pensada em todas essas questões so que neste exercicio tive mais preocupação em resolver a forma da praça com a envolvente utilizando a topografia do terreno para criar percursos em varios desniveis, e como foi um exercicio de muito pouco tempo nao cheguei a representar tão bem em CAD com pormenores dos materiais que dao vida a praça e envolvente. Bem quanto a questão da tal ilha eu resolvi esta intervenção ligando dois espaços atraves de uma estrutura metalica que dá possibilidade aos pedestres escolherem o seu percurso. Se referes ao fluxo de carros bem nao acho que seja assim tao problematico, visto que o lugar proporciona varias ligações de entrada para a praça....e de certeza que o fluxo automovel nao deve ser igual ao da avenida da liberdade ou da 2º circular :)....

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Se isso é uma Praça, acho que é um tiro ao lado, não conheço nenhuma Praça assim, acho que não teria nenhuma capacidade para aglutinar pessoas. Se é um Espaço Público, acho enfim, tens por aí uns desenhos de coisas empenadas, declives e mais não sei o quê (não está indicada a inclinação e muito menos o sentido dos desniveis), portanto não percebo o desenho. Em relação às ligações com o lugar, preferes por não as fazeres, faz-se uma coisa cheia de ângulos, dá muito trabalho compreender o contexto...eu nem percebo porque é que estas pessoas se dão ao trabalho de ter Urbanismo e afins, é que se nota, que não serviu para nada, não sabem interpretar um conteúdo teórico. No dia em que conseguires explicar, as opções uma a uma, no que se refere as imensas rampas, declives, enclaves e não sei que mais, talvez poderei conseguir compreender o Projecto. Um Arquitecto tem que sair de si, ser frio na análise, uma praça é um gesto racional, faz parte de uma Cidade, porque razão é que um conjunto maior já determinado por vários autores, se há de submeter à vontade de uma intervenção cheia de tiques de um único autor? Porquê? Onde é que está o Norte? Eu também gostava de dizer que está interessante, mas não vejo ali nenhum conhecimento de desenho urbano. Se o projecto é de 4º ou 5º ano, era necessário mais.

Link to comment
Share on other sites

Se isso é uma Praça, acho que é um tiro ao lado, não conheço nenhuma Praça assim, acho que não teria nenhuma capacidade para aglutinar pessoas. Se é um Espaço Público, acho enfim, tens por aí uns desenhos de coisas empenadas, declives e mais não sei o quê (não está indicada a inclinação e muito menos o sentido dos desniveis), portanto não percebo o desenho. Em relação às ligações com o lugar, preferes por não as fazeres, faz-se uma coisa cheia de ângulos, dá muito trabalho compreender o contexto...eu nem percebo porque é que estas pessoas se dão ao trabalho de ter Urbanismo e afins, é que se nota, que não serviu para nada, não sabem interpretar um conteúdo teórico..


Não querendo fugir as tuas questões vou tentar ser breve e directo...Quando dizes que isto nao é uma praça e que nunca viste ou conheces nenhuma assim eu muito sinceramente fiquei um pouco assustado com essa tua afirmação, pois a primeira reacção que tive foi de me perguntar que tipo de referencias tu tens? que tipo de linha de pensamento filosofico tu tens e que tipo de visão tens sobre arquitectura e urbanismo?

2º-Noto muito sinceramente que queres perceber a proposta e isso para mim é mto bom...as tuas questões são pertinentes pois vejo que entendes mto bem de representações de desenhos tecnicos...ok dou a mao a palmatoria quando dizes que falta a indicação do Norte, a indicação dos angulos e tambem o sentido das curvas de nivel para se ter uma melhor leitura ,para quem nao conhece este lugar tornas-se dificil de o visualizar...nesse contexto vejo que percebes.

3º- Quando te referes as ligações do lugar em que tu dizes que eu nao as faço e que surgem umas coisas cheias de angulos e tal....bem se calhar querias dizer que nao percebeste o processo do trabalho feito por mim e que querias ver para perceberes as justificações dos angulos e das rampas e da propria forma da intervenção. Pois bem aqui ficam alguns desenhos que te possam ajudar talves a perceber ou entender a proposta.
Imagem colocadaImagem colocada
O desenho nao surgiu do nada, foi de um processo e de uma analise feita ao lugar que surgiu a proposta...como ves poucas referencias eu tinha no lugar para fazer a intervenção entao a unica coisa que faço foi buscar linhas de refencias visuais do lugar para assim surgir a proposta. fui hierarquizando as linhas visuais o que faz com que a proposta esteja perfeitamente enraizada com o lugar (ve os primeiros desenhos expostos aqui )...bem isso ja é um processo que eu utilizo para a intervenção...espero que agora percebas alguma coisa.


O resto que dizes... bem é a tua palavra, ideia e convicção do que é Urbanismo e que pareces ser o unico que percebes perfeitamente dessa materia....

ps: vou fazer um desenho tecnico com os angulos sentido do percuso e tudo o resto de info no desenho para melhor perceberes....Ja agora uma pergunta Conheces o Restelo???????? sabes onde fica este lugar?????????
Link to comment
Share on other sites

Onde é que está o Norte? Eu também gostava de dizer que está interessante, mas não vejo ali nenhum conhecimento de desenho urbano. Se o projecto é de 4º ou 5º ano, era necessário mais.


Antes de mais se tivesses lido tudo o que escrevi aqui, ja tinhas compreendido algumas coisas sobre o trabalho...foi um trabalho praticamente feito em 1 mes e nada mais tenho a plena consciencia que podia ir muito mais longe com esse trabalho...mas mesmo assim dado o tempo de trabalho estou satisfeito com o que fiz...qdo dizes 4º ou 5º ano devias estar mais atento a essas coisas é por isso que existe uma separação de trabalho aqui no forum...mas va na mesma gostei das tuas observações .
Link to comment
Share on other sites

Não querendo fugir as tuas questões vou tentar ser breve e directo...Quando dizes que isto nao é uma praça e que nunca viste ou conheces nenhuma assim eu muito sinceramente fiquei um pouco assustado com essa tua afirmação, pois a primeira reacção que tive foi de me perguntar que tipo de referencias tu tens? que tipo de linha de pensamento filosofico tu tens e que tipo de visão tens sobre arquitectura e urbanismo?

O Conceito de Praça, não tem diferido muito ao longo da História, se falarmos, do objecto que a marca (escultura, ponto focal, o que quer que seja), ai sim, as abordagens actuais são em alguns casos muito diferentes, agora praças a funcionar, são sempre a mesma coisa, olha para Lisboa, tens várias praças, para mim a mais afuncional é certamente a do Martin Moniz, além de aglutinar um polo de contrabando é feia, cheia de objectos por tudo o que é sítio, umas escadinhas...a porra de uma fonte e pronto, um óptimo lugar para aglutinar escumalha.
Depois temos Praça Luis de Camões, com as igrejas adjacente em pano de fundo (Edifício Marcante), temos a Praça D. Pedro IV com um Teatro Nacional D. Maria ll no Fundo (Edifício Marcante) e temos ainda a Praça do Comércio com com aquele monumental Arco Neoclássico(?) (Edifício Marcante ou mesmo Ponto Focal), bons exemplos de praças com os seus edifícios marcantes, nestes últimos três exemplos o que temos em comum é a simplicidade, o desafogo de objectos, o convite à fácil passagem e quiçá permanência, porque é este o objectivo de uma Praça, aglutinar pessoas. Portanto temos o tríptico - Praça/Edifício Marcante/Ponto Focal, são estes os três elementos que compõem uma praça, é assim que todas as praças Europeias mais conhecidas estão configuradas...

Dá para perceber que a pretensa Praça, é promontória a sul, não há problemas em relação a isso, onde há problemas é na falta de carácter, uma pessoa chega ali e aquilo não é uma Praça, não há nenhuma facilidade na pedonalidade, está cheia de rampinhas e ângulos que sinceramente não percebo de onde vem e o porquê de existirem, e quanto às referências, são aos milhares, na configuração que eu disse - Praça/Edifício Marcante/Ponto Focal, as praças giram sempre em torno destes elementos.

Sim conheço o Restelo, já trabalhei durante uns tempos na Bartolomeu Dias num ateliê mesmo pertinho desta zona.

Todos os Arquitectos são uma espécie de Diamantes em Bruto, aqueles que são melhor polidos tem uma capacidade de síntese, de colocar tudo num simples gesto, uma praça é isso, um simples gesto que serve de base para um Pináculo (Um Edifício Marcante ou/e um Ponto Focal). A tua praça tem coisinhas que não estão aí a fazer nada, é esse o problema.

Paisagem Urbana, Gordon Cullen, os Professores costumam recomendar, lembro-me de várias soluções neste livro que podiam ser aplicadas nesta praça para dar uma certa intriga espacial.

E como não custa recordar, as Praças Espacialmente e Historicamente, são coisas simples.
Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.