Jump to content
Arquitectura.pt


Médias?


AnaS

Recommended Posts

joaoneves não me referi á noite! Mas sim á vida académica :)
Sair á noite com os amigos é uma coisa, que é o que fazes em Lisboa e acontece na maioria das cidades... Vida académica de Coimbra é outra! Rapanços, Cães de fila, Trupes, Protecção de Baco, Telhado Académico, etc, etc, etc, etc :p Caloiro não sai simplesmente para a noite, tem muito que aprender :p (e correr, noutros casos)



sim, mas isso é só uma parte da vida académica... :p

opá coimbra é coimbra e basta!! e só quem lá estudou, estuda e irá estudar poderá perceber tudo aquilo que ela representa! :)
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 61
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

joaoneves não me referi á noite! Mas sim á vida académica :p
Sair á noite com os amigos é uma coisa, que é o que fazes em Lisboa e acontece na maioria das cidades... Vida académica de Coimbra é outra! Rapanços, Cães de fila, Trupes, Protecção de Baco, Telhado Académico, etc, etc, etc, etc :) Caloiro não sai simplesmente para a noite, tem muito que aprender :p (e correr, noutros casos)


concordo, mas não conheço nenhuma universidade com esses costumes. O que conheço de outras, é as típicas actividades entre caloiros e doutores...e as relações entre os diferentes cursos da mesma univ. Mas claro que o ambiente académico sempre esteve presente em Coimbra. Não condeno, admiro todo o "enredo" que rodeia aquela cidade. Não sinto propriamente falta dele, porque continuo a viver o meu "espirito académico" entre os meus amigos de turma, de ano, de curso e de faculdade, sem o "formalismo" de caloiros etc etc... Toda a gente que conheço que foi para Coimbra, uns mais que outros, não se controlaram...e nesta altura do campeonato, no 1º ano...aidna so fizeram 2 ou 3 cadeiras. Não é propriamente o meu ideal de curso, além do mais pago estadia e propinas fora extras. Acho que a partir do momento que consigamos conciliar a diversão com o trabalho, muito bem! Seja em Coimbra seja onde for, desde que nos sentimos bem a nível académico e a nível profissional... nada nos pára!:icon_pistoles:
Quanto a Coimbra, espero vivamente que a vida académica nunca acabe, tal e qual como está e que também não venha esse espírito para fora das portas de Coimbra, porque é esse o espírito cativante e caracterizante de Coimbra. Por alguma coisa 6ª feira se tudo correr bem lá vou eu fazer quase 200km para ir à queima de Coimbra.:)
Link to comment
Share on other sites

a minha irmã estuda design de moda no Porto e realmente me fala do ambiente académico do Porto. Não é semelhante a Coimbra, de longe... mas é diferente,...possui igualmente as actividade entre os caloiros.. e benificiam da geografia da cidade, um pouco como Coimbra. Tudo são ruelas e em cada rua há uma tasca ou um bar cheio de universitários. Isso é muito bom!

Link to comment
Share on other sites

agora mais a sério (o comment anterior foi uma piada) concordo com tudo o que foi dito. o meu namorado estuda no IST e tal como o joaoneves, nao sente falta da vida académica (que nem existe em lisboa) porque é de lisboa, sempre viveu em lisboa, amigos de lisboa....etc etc.... agora para quem vem de fora, que é o meu caso, a vida académica, os rituais, as regras, a "familia da universidade" é muito importante. faz te sentir integrado e mostra te o outro lado do que é ser estudante universitário. agora, é obvio que ha tradiçoes mais fortes de um lado do que do outro. muito sinceramente acho que coimbra, porto e braga é onde existe mais tradiçao, diferentes entre si é certo, mas por isso mesmo é que sao as tres especiais de igual forma. atrevo me a dizer que o que existe no resto do país é uma "tentativa" muitas vezes falhada do que poderá ser um espirito académico como deve de ser...(conheço a vida académica e as tradiçoes do alentejo, algarve e lisboa) mas isso sou eu a dizer, que sou suspeita para falar pois bebo cada momento que a vida universitária me pode dar.. :) já esta terça que vem (de hoje a 8) vou poder ir em cima do carro da minha universidade!! pareço uma miudinha em véspera de natal, tal nao é a exitaçao! eh eh eh

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

(...)já esta terça que vem (de hoje a 8) vou poder ir em cima do carro da minha universidade!! pareço uma miudinha em véspera de natal, tal nao é a exitaçao! eh eh eh


compreendo-te bem... o ano passado foi o meu ano do carro... foi o delírio!! :)
Adorei, foi dos melhores momentos da minha vida académica!!
Link to comment
Share on other sites

agora mais a sério (o comment anterior foi uma piada) concordo com tudo o que foi dito. o meu namorado estuda no IST e tal como o joaoneves, nao sente falta da vida académica (que nem existe em lisboa) porque é de lisboa, sempre viveu em lisboa, amigos de lisboa....etc etc.... agora para quem vem de fora, que é o meu caso, a vida académica, os rituais, as regras, a "familia da universidade" é muito importante. faz te sentir integrado e mostra te o outro lado do que é ser estudante universitário.


As minhas origens são de uma vila entre Leiria e Fátima. Vim para Lisboa com alguns amigos, mas para a universidade Lusíada vim sozinho. Integrei-me bem, tenho bons amigos agora, mesmo do 2º ano ... a minha madrinha académica apoia-me imenso e os amigos dela tb.
Saio com os meus amigos de Leiria, ou de Fátima que tb estudam em Lx. eu acho que o importante é nunca esquecer as amizades e fortalece-las nestas alturas. Reafirmo, Lisboa tem ambiente académico, muito diferente de Coimbra e do Porto e da Covilhã e de Castelo Branco, por exemplo, mas é muito característico de uma cidade cosmopolita como é, e não a vejo com o mesmo ambiente de Coimbra, e acho que nunca iria favorecer. O ambiente lisboeta vive por si. quem gosta, gosta...quem não gosta há sempre opções de locais mais propícios à vida académica mais intensa. Se calhar como tenho carro, as deslocações para mim não são propriamente problema, e vou a qualquer lado com o ppl sair...etc.
De qualquer forma acho que estamos a fugir em larga escala ao tópico. Se calhar era mais interessante criar um tópico específico para o ambiente académico de cada cidade e de cada universidade. Que acham?
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.