Jump to content
Arquitectura.pt


[Dúvida] Ideia em si...


JAG

Recommended Posts

Uma barraca... urbano... e habitavel... mais um exemplo de um espaço habitavel. A ideia aqui sugerida, acaba por ser mais do que um mero espaço habitavel... é criar algo, digo de um ser humano poder estar por algum tempo, mesmo que seja simples. Tambem acaba por se tornar uma pequena critica a sociedade de hoje, e provar que para um humano viver não precisa de muito espaço. Algo pequeno, mas digno de se viver é o que deve ser criado. Provar que muitos dos sem abrigo poderiam ter um pequeno espaço para passarem a noite... dignificando a cidade...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 101
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

JAG então pode ser uma ideia... Mas quando disse que "não existe elevadores assim" estava-me a referir a elevadores habitáveis e não ao tamanho!
Normalmente nos elevadores circulam pessoas... Não dá muito jeito habitar.


:)


Ana, quando entrares para a universidade (tenho a certeza que sim :p ), irás deparar-te que o conceito de habitar não é simplesmente viver o espaço como o vivemos no quotidiano, isto é, não é só um espaço com cama para dormir, cozinha e wc para as necessidades básicas.
Habitar resume-se a muito mais, ou a muito menos.:)
Ou seja, habitar é um espaço que te permita vive-lo, mas vive-lo é poderes sentir as suas qualidades, aperceberes-te dos traços do mesmo, da localização em que se encontra... da sensação que te provoca. não é necessariamente um espaço com uma função específica.
Portanto, é um espaço que permita que desfrutes dele e que possas utiliza-lo como bem entenderes, é um espaço definido, seja por limites físicos seja por limites inatingíveis (uma praia é limitada pela costa - físico - e pelo horizonte - apenas perceptível pela visão)
Um elevador é um espaço habitável, quanto lugar detentor de determinadas características, de determinadas qualidades, que muitas vezes é trabalho do arquitecto intensificá-las ou adiciona-las.
Habitar é um exercício implícito fascinante
Link to comment
Share on other sites

Uma barraca... urbano... e habitavel... mais um exemplo de um espaço habitavel.

A ideia aqui sugerida, acaba por ser mais do que um mero espaço habitavel... é criar algo, digo de um ser humano poder estar por algum tempo, mesmo que seja simples. Tambem acaba por se tornar uma pequena critica a sociedade de hoje, e provar que para um humano viver não precisa de muito espaço. Algo pequeno, mas digno de se viver é o que deve ser criado. Provar que muitos dos sem abrigo poderiam ter um pequeno espaço para passarem a noite... dignificando a cidade...



à dois anos fizeram cá um exercicio, precisamente com esse tema! e houve resultados muito giros :)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

mondrian... nada de imitar... lol

AnaS... foi por isso que criei este topico, sei que o "espaço" é algo que cria alguma dificuldade entre muitos, pois "espaço" ha muito... no Espaço...

Aqui neste concurso, talvez o melhor é pensar o que é apenas preciso para alguem estar algum tempo e sentir-se bem por ter estado naquele espaço.
Mais um exemplo, um bar/cafe/discoteca, ate mesmo uma paregem de autocarro... pode-se considerar um espaço habitavel.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Eu aqui na univ. lusiada de lisboa, apanhei um balde de água fria, juntamente com uns bomardeamentos de conceito que só quem cá passou/está a passar é que sabe do que falo. =) Principalmente para um mero aluno vindo de cientifico-natural. De qualquer forma, Ana, terás tempo e espaço para aprenderes isto tudo e muito mais. No início a frustração de muitos é evidente, mas o tempo vai passando, os profs vão dando mais espaço de manobra e vão-nos dando mais confiança. Mesmo assim, apesar das minhas origens no secundário, pelos teus comments nota-se um conhecimento ainda que primitivo..mas já com um teor bastante bom, muito melhor do que aquele que eu fui para a faculdade. É como o meu prof de arquitectura teórica dizia, agora o primeiro passo e assim de rajada é desaprenderem tudo o que sabem, ...processo moroso...mas compensativo (quem o conhece que me confirme).

Link to comment
Share on other sites

mondrian estou um pouco indecisa. Até estou com vontade de entrar no concurso, mas tenho alguns problemas.... Primeiro, eu não tenho noções de arquitectura. Não é muito fácil apresentar projectos, etc, sem saber mexer em programas e sem saber desenho técnico. Não sei como representar uma janela, uma porta, etc... Eu até já tenho algumas ideias, mas não sei se as consigo transmitir. Mas eu vou pensar porque, se concorrer, não é com o objectivo de ganhar. O meu objectivo é compreender melhor a arquitectura. Depois também não tenho nada a perder... podem-se rir dos projectos mas eu cá me arranjo! lol

Link to comment
Share on other sites

mondrian estou um pouco indecisa.
Até estou com vontade de entrar no concurso, mas tenho alguns problemas....
Primeiro, eu não tenho noções de arquitectura. Não é muito fácil apresentar projectos, etc, sem saber mexer em programas e sem saber desenho técnico. Não sei como representar uma janela, uma porta, etc...
Eu até já tenho algumas ideias, mas não sei se as consigo transmitir.
Mas eu vou pensar porque, se concorrer, não é com o objectivo de ganhar. O meu objectivo é compreender melhor a arquitectura. Depois também não tenho nada a perder... podem-se rir dos projectos mas eu cá me arranjo! lol



Somos dois... não sei se viste aquile "projecto" que fiz quando era novo.
Tambem estou a pensar em partecipar... mesmo que seja apenas pelo o gozo... mas pelo o menos mostrar a minha ideia (ideias...).

Em relação ao espaço... faz lembrar-me no primeiro trabalho que fiz no 10º, sobre a linha. So um aparte... uma viga, pode-se considerar uma linha... pensem nisso.

Portanto, onde é que estas!? Num espaço!? Logo... certamente é algo habitavel.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

mondrian estou um pouco indecisa.
Até estou com vontade de entrar no concurso, mas tenho alguns problemas....
Primeiro, eu não tenho noções de arquitectura. Não é muito fácil apresentar projectos, etc, sem saber mexer em programas e sem saber desenho técnico. Não sei como representar uma janela, uma porta, etc...
Eu até já tenho algumas ideias, mas não sei se as consigo transmitir.
Mas eu vou pensar porque, se concorrer, não é com o objectivo de ganhar. O meu objectivo é compreender melhor a arquitectura. Depois também não tenho nada a perder... podem-se rir dos projectos mas eu cá me arranjo! lol


Como já foi aqui referido noutro tópico, o interesse deste concurso é também o de criar uma apresentação em função da ideia e da sua comunicação. Um projecto que seja proposto para este concurso não tem que apresentar desenhos técnicos, imagens 3d ou qualquer outro tipo de representação comum em arquitectura. A ideia é cada participante definir em 5 suportes bidimensionais aquilo que acha que irá comunicar melhor a ideia, seja em fotomontagem, desenho à mão livre, fotografias de maquetes, 3ds, desenho técnico, pintura, fotografias do projecto construído (já que são só 27m3), .... Qualquer coisa que se enquadre num formato bidimensional e que sirva para a comunicação do projecto a concurso será válida!

Sejam criativos! :)
Link to comment
Share on other sites

JAG nao vou imitar lol nao vou participar :p AnaS ninguem se vai rir de ti e se eu estivesse no teu lugar participava porque iria aprender bastante...(como tu propria dizes) e até mesmo para te inicializares no cad, como tanto querias :) (caso nao o tenhas feito já) alem disso, descontração a cima de tudo são "só" alguns metros quadrados...não se trata de um hotel de 5 estrelas, um estádio, ou um hospital :) (embora com bastante complexidade no conceito..nao tanto nos desenhos rigorosos)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

joaoneves vamos ver se entro para a universidade... as médias não ajudam e a privada está difícil. Os únicos "conhecimentos" que tenho acerca de arquitectura provêm de alguns trabalhos que fiz em Desenho e da matéria de História de Arte. :)

Link to comment
Share on other sites

Um espaço por si só não é habitável, ou pelo menos não sustentável para uma possivel habitabilidade curta/media/longa. Há que dotar o espaço de um carácter passível de ser habitado de forma criativa e sempre aplicada a um contexto urbano específico.

Tem de fazer sentido enquanto espaço habitável e tem de fazer sentido enquanto espaço habitável num contexto urbano específico.

Link to comment
Share on other sites

Um espaço por si só não é habitável, ou pelo menos não sustentável para uma possivel habitabilidade curta/media/longa. Há que dotar o espaço de um carácter passível de ser habitado de forma criativa e sempre aplicada a um contexto urbano específico.

Tem de fazer sentido enquanto espaço habitável e tem de fazer sentido enquanto espaço habitável num contexto urbano específico.



Um espaço só é considerado espaço de estiver configurado para tal.
A partir daí, uma intervenção nesse local pressupõe uma reflexão acerca das características desse local e actuar nele com uma atitude conceptual e que prima a relação com o envolvente e sobretudo a concretização da vontade do criador.
Calatrava pura e simplesmente não integra os seus projectos no envolvente, pois todos eles se desenvolvem com base em formas orgânicas, vivas, a estruturas naturais, à coluna vertebral, à estrutura de uma planta ou de um animal. Não deixa de criar espaços habitáveis.
mas concordo contigo, um espaço sem qualificações torna-se um vazio e não um espaço potencial
Link to comment
Share on other sites

Bom em relação ao calatrava não tenho nada contra as formas organicas, isto se aplicadas com devida razão... O calatrava curiosamente tem obras que funcionam em termos urbanos mas para mim ele sofre do síndrome que o Ghery também sofre que é o síndrome de criar obras de excepção. Em todo lado onde intervém têm de criar uma obra de excepção, mesmo que aquilo que seria razoável para o local fosse uma continuidade. No entanto eles insistem em criar a excepção mesmo que o local já esteja cheio de excepções. Aí começa o festival do vale tudo... Há que criar as excepções (as cidades vivem disso) nos locais onde se justifica pois a excepção vale por ela mesma: por ser excepcional... Peço desculpa por me estar a desviar do tópico. Convinha continuar a discutir a problemática de "um espaço habitável" pois até agora tem sido bastante interessante e temos aprendido bastante!

Link to comment
Share on other sites

Com certeza! =D peço desculpa. Quanto ao tema, acho que se começam a definir algumas ideias que rodeiam este conceito de "habitar"...começa-se a concordar com determinadas situações que justificam este modo de pensar e de olhar para um lugar e julga-lo como um mero vazio ou como um espaço com potencialidades. Acho isso umas das muitas intrigas interessantes da arquitectura :)

Link to comment
Share on other sites

Olá a todos.

Só me registei neste momento, também porque apenas hoje descobri o fórum, mas li com entusiasmo este thread e fiquei muito contente com a discussão e com o sítio em geral (já agora mais uma acha para a fogueira: será que este fórum também é um ESPAÇO? eu acho que sim).

asimplemind, se me permites, tentava completar o teu raciocinio ao mesmo tempo que tento simplificá-lo: a partir do momento que um espaço não tem programa específico (uso específico) é obrigatoriamente multifuncional.

o que acham?
Link to comment
Share on other sites

the_architect.... boas. Tens razão.


Ate mesmo uma esplanada de um cafe, pode ser considerado um espaço habitavel. Não concordam?
Se aqui tive-se o Fernando Pessoa, ele certamente confirmava, passou praticamente a sua vida na "Brasileira".
Pode considerar-se a esplanada, um espaço habitavel, porque é um local/espaço, onde se podera estar por algum tempo, e por sua vez tem uma função de "abrigar" os seus visitantes.
E qual é o tamanho? É de uma mesa e de uma cadeira... para mim chega... lol

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

O mundo é feito de locais potencialmente habitáveis, que só o são quando alguém os "prepara" para isso, com isto não quero dizer que o mundo seja um local passível de ser transformado numa "DeathStar" do StarWars, um imenso planeta mecânico, onde tudo é espaço útil, seja para viver, ou para sustentar os meios mecânicos... É nesse "prepara" que está o segredo de fazer um bom ou mau trabalho... Já agora lanço mais uma para a discussão, uma casa de pássaros, daquelas que se penduram nas árvores, é um espaço habitável?...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Já agora lanço mais uma para a discussão, uma casa de pássaros, daquelas que se penduram nas árvores, é um espaço habitável?...


Porque é que não deveria ser? So porque não é habitavel pelo o ser humano? Não, claro que é... ate a casota do cão é um espaço habitavel.

Outra dica, que podera ajudar a fazer algo, é pensarem um pouco nos filmes futuristas, no sentido de como muitas das vezes são construidos os espaços para aproveitar o espaço... se pensarem bem... quem disse que um espaço com 27m3 não pode ter um WC!?

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.