Jump to content
Arquitectura.pt


Espaços Verdes


_Maverick_

Recommended Posts

Boas...esta segunda estava a ouvir a antena 3 (o programa bolas com creme) e disseram lá uma cena tão estúpida mas k infelizmente é verdadeira, sabiam que muitas das Câmaras Municipais do nosso país consideram as rotundas (sim rotundas) como espaços verdes!!??!!?!?!!?!?!:nervos: :s
Sinceramente uma rotunda ajardinada n entra no conceito de espaço verde, para mim...
Criei este tópico para saber a vossa opinião sobre isto, e sobre o k é para vocês uma espaço verde...e se em Portugal se faz tanto como isso para proteger a nossa natureza e no fundo a nossa saúde...comentem, n me façam sentir k só eu é k acho estúpdo considerarem uma rotunda espaço verde...looooooooooooooooooooooool...

abraço...

Link to comment
Share on other sites

LOL, também ouvi esse programa! Mas, mais estupido é o RGEU!! :PP É assim, estupido não é, depende das rotundas (mais correctamente 'placas giratórias')! Eu como vivo na cidade das rotundas, digo.te que há cá de tudo. Desde bancos de jardim no meio das rotundas, desde passadeiras que atravessam rotundas, paragens de autocarros no meio das rotundas, umas coisas que eles la metem a que chamam esculturas, mas só se forem vistas ao microscopio :PP, desde cimento pintado de verde, árvores sei lá... há uma grande variedade!Agora há umas que se poderão apelidar de espaços verdes e outras não! Aqui na minha cidade encontro rotundas como jardins, onde podes ir para lá ler o jornal no banco e á sombra de uma arvore, não vejo o porquê de isso não ser considerado um espaço verde? Um canteiro não é um espaço verde? Querias considerar este espaço como que?

Link to comment
Share on other sites

Tico, és de Oliveira de Azeméis, ou de S. João da Madeira? Acho que é uma dessa a terra das rotundas... mas posso estar enganado... Em alguns casos é completamente absurdo chamar espaço verde a rotundas, mas também as há onde o espaço realmente é verde (apesar de não poder ser convenientemente vivido, a não ser por um ou outro "piloto" que faz o seu carro ir lá parar), e outras que pelas suas caracteristicas (configuração, equipamentos, dimensão) podem ser realmente vividas, como a rotunda da Boavista, no Porto... Também não vejo o porquê de pôr um ponto de interrogação nesta questão... O espaço verde não o é apenas quando é "vivivél", mas sempre que tem vegetação, porque mais importante do que alguém puder ir para lá, são as vantagens que a vegetação trás para o meio ambiente (renovação do oxigénio)...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Ou então também pode ser Viseu. Cá em Lisboa havia uma rotunda que antes de ser transformada no que é hoje em dia, tinha das maiores àrvores que eu me lembro de ter visto (bom também é de considerar que isto ja foi à muito tempo...). Era a Rotunda do Relógio, mesmo ali ao pé do aeroporto. De repente estou-me a lembrar de uma praça que mais parece uma rotunda, que na sua maioria é toda verdinha, chamada Praça de Espanha. Será ridiculo dizer que a Praça de Espanha deve ser considerada como espaço verde?

Link to comment
Share on other sites

Viseu! S. João da Madeira não tem assim muitas rotundas!Pelo menos do que conheço de lá e em comparaçao com Viseu... :s As rotundas serão o que se projectar para elas! Poderão ser um espaço habitável, e com vida ou simplesmente tomadas como uma ilha inatingivel no meio de uma estrada! E sinceramente não cheguei a perceber muito bem a reacção 'dessa personagem' :p

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos da ultima vez que ouvi, S João da Madeira tinha umas centenas de rotundas, mas pode ser que Viseu tenha mais... Mesmo a "ilha inatingível" pode ser considerada espaço verde, porque trás algumas das vnatagens do verde para a cidade...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

uma coisa e falar-se de rotundas enquanto espaço verde, outra completamente diferente é classificá-las como um espaço público, para ser vivido pelo homem. Porque todo o ambiente que se crie no centro de uma rotunda é preciso ser pensado não só enquanto elemento estético, mas principalmente como um elemento funcional que distribui os automóveis por diferentes vias. Só tem sentido pensar-se uma rotunda como sendo um espaço público a partir do momento em que elas possuem um tamanho tal que permite a criação de espaços para serem usufruidos comodamente. Uma das únicas rotundas que eu conheço em que realmente isso acontece é na rot. da Boavista, no Porto.

Link to comment
Share on other sites

Uma das Rotundas que eu acho bastante engraçada cá em viiseu é até uma das mais minusculas onde tem uma arvore e um banco de jardim o resto é relvado e por incrivel que pareça o banco esta quase sempre ocupado!

joaomatos uma rotunda é sempre um espaço publico (não estou a ver mais nenhuma classificação para ela) agora há diferentes modos de trabalhar esse espaço uns bem conseguidos outros menos, uns que sao vivenciaveis outros encarados como uma espécie de cancro no meio da estrada e nada tem haver com o tamanho desse espaço!!
Como questionei em cima, um canteiro por mais pequeno que seja não é um espaço verde?

Link to comment
Share on other sites

TicO olha q S.João da Madeira tem mt mt mt mais rotundas que Viseu na relação com a área. Aquilo tem acho q 30 e tal rotundas num espaço de 8km2 que corresponde ao concelho todo (só tem uma freguesia). Viseu n tem essa concentração. Em S.João tens momentos od estás a descrever uma rotunda enquanto vês prai outras 4. Em relação às rotundas como espaços verdes, também discordo na grande maioria das situações. A excepção é uma situação como a da rotunda da Boavista no Porto, essa para mim sim pode entrar nessa definição. Mas que eu esteja a ver é a única.

Link to comment
Share on other sites

uma coisa e falar-se de rotundas enquanto espaço verde, outra completamente diferente é classificá-las como um espaço público, para ser vivido pelo homem.


eu conconcordo contigo Tico quando referes e colocas mm a questão se um canteiro é ou ñ um espaço verde...eu considero que sim.
Considero também que uma rotunda é um espaço público (como ves ñ temos opniões assim tão diferentes neste assunto)...mas as suas características não permitem a criação de espaços com o propósito de serem usufruidos pelo homem. São poucas as rotundas que formam espaços confortáveis.

Axo que temos que ter noção que uma rotunda é a cima de tudo um nó, ou seja, um ponto distribuidor de várias vias de um lugar, tudo o mais vem por acréscimo. Uma rotunda pode ser um espaço verde, o que nao quer dizer que o aconteça sempre. Se a mesma em vez de ter relva e meia duzia de flores for simplesmente alcatroada ñ deixa de cumprir a sua função.


espero não estar muito errado! nem me ter contradito... fiquem bem!
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

realmente, ´so msm cá!! vivemos num país k nao tem como cultura o espaço publico verde, nem seker sabe defeni-lo... é normal k digam estas barbaridades, em defenir todo o bocado k encontramos pela rua com relva cmo espaço verde! aki o chamado "espaço verde", apenas vem tapar os buracos residuais das cidades, k nao souberam resolver em projecto, e cmo migalhas, dão-nos um tapete verde!! e se pensarmos realmente onde esses espaço verdes estao inseridos ainda é mais grave e anedotico.... enfim...o problema disto td e de mts males cmo este é nem seker saberem defenir o k é uma rua, um espaço publico e uma cidade! o k falta é saber trazer a qualidade habitacional para os espaços publicos e saber torna-los residenciais!! se nao sentirmos uma cidade, nunca poderemos, qualificar seja o k for k a constitui....

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Que grande absurdo...

Desde quando é que um bocado que seja de relva não é um espaço verde???
Pode não ser um espaço utilizavel, irrisório na malha urbana, um erro de projecto, uma forma de culmatar "buracos", migalhas... mas nunca deixará de ser considerado um espaço verde...
Acho uma definição anedótica insinuar que um espaço verde é tão só aquele que pode ser vivido e que previsto em projecto, com qualidade suficiente para se marcar como um espaço independente...

Imagino-te a olhar para a malha urbana do Porto e apenas veres como espaço verde o Parque da Cidade, o parque de Serralves, o jardim da Cordoaria, o jardim do Pavilhão Rosa Mota, e mais alguns quantos com uma dimensão semelhante a esta...
Não será o jardim da frente das moradias e o quintal atrás espaço verde?...
Não será o espaço em volta de alguns edifícios considerado espaço verde?...
Não será uma Rotunda espaço verde?...
E a rotunda da Boavista, por exemplo?...
Afinal de contas que área é que um espaço tem de ter para ser considerado por ti como verde?

Espaço verde é por si só uma definição genérica, porque há os verdes públicos, os semi-públicos, os privados, etc. Há os parques, jardins, verdes intersticiais, etc.

do Lat. interstitiu

s. m.,
pequeno intervalo entre as partes de um todo;
poro;
intervalo;
fenda.

Não será um espaço intersticial com vegetação de qualquer espécie considerado um espaço verde? Para mim é...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

anedotico e absurdo é esta tua defenição de espaço verde!! se leres com atenção verificarás k me referia a um espaço publico verde!!!!! e a conversa aki refere-se a rotundas cmo espaço verde!! espaço verde para mim é algo habitavel com caracter privado ou nao...agora nao me venhas dizer k td o k tem relva ´espaço verde qualificado!! imagino-te acampar em lisboa e periferia e sentar com um lanche de picnic nas rotundas todas ajardinadas....a levar com carros de 4 lados com fumo com barulho, uns a voraem por cima, outros a despistarem-se........................agora diz-me achas esse espaço residencial??? tem um caracter publico residencial??? enfim..... alias se fosses tao bom observador saberias ver k a maioria do k chamam espaço verde sao os espaços residuais de um projecto k outrora nao houve tempo de resolver. entao preocupam-se a encher chouriços na construção e dps no final é k dao a migalhinha ás pessoas com um pouco de verde....k só cabe uma pessoa e o caozinho ou ás vezs desterram-no a seguir a uma autoestrada!!! chamas a isto espaço publico verde habitavel???? lá pq tem terra e relva eu nao o chamaria de espaço verde!! mas sim como uma porção de vegetação a mais k foi adicionada á paisagem, e cmo tem acontecido mt cá se tomares atenção, agora é k andam a implantar rotundas com relva e espaços k nao souberam resolver com relva, pq tambem é a unica forma de devolverem o verde k foram retirando com construçoes atras de construçoes, antigas! nao me venhas com citaçoes!! é ridiculo... um arquitecto nao pode viver de frases mas sim de todas as defeniçoes k ele proprio, foi fazendo e tirando ao longo do tempo, com conhecimento! ou defines o k sabes ver ou sentir quando analisas espaço por ti proprio, ou entao se é para ir tirar percepçoes de terceiros para te exprimires mais vale tar kieto!!!! lê bem os titulos e lê e relê bem os post antes de te pores atacar as pessoas sem saberes correctamente do k se tava a falar.

Link to comment
Share on other sites

sim, a definição de espaço verde é um pouco...ridícula no contexto português, e principalmente num contexto urbano/público. como disse aqui, o Gonçalo Ribeiro Telles disse que se consideramos o espaço verde (isto referindo-se há cidade de lisboa) como o jardim/canteiro há frente da nossa porta então estamos mal... e não serão as rotundas um pouco as "portas" de enúmeras cidades portuguesas? cuidamos pouco delas, e aqui a relação existente entre o espaço público/rotunda/"espaço verde"(parece mm aquele espaço com a relva e só por ser relva é definido como espaço verde) é verdadeiramente, penso eu, algo complicado de se lidar pois, se sabemos que as rotundas que brotam como cogumelos fazem parte do espaço público, serão elas um espaço verde, por terem relva e uns arbustos? ...quando muitas das vezes são espaços encerrados sobre si mesmos... mesmo a própria definição de espaço público pode ser complicada será , realmente o centro de uma rotunda um espaço público? de usufruto da população, quando a mesma não o pode tocar ou sentir?...

Link to comment
Share on other sites

|Kandinsky| mas nesse ponto todos nós concordamos! Agora há pessoal que não entende que se fala de 'numeros' e não da qualidade! Se falassemos só de qualidade de certeza que havia também muitos 'cogumelos' por ai plantados que não eram considerados como 'edificios' :s

Há que diferenciar quando se fala de aspectos numéricos ('estatisticos') dos qualitativos ('dos idealismos teoricos')! E o que conta nestas situações é sempre os numeros e não as teorias! Por isso não é nada de admirar que rotundas sejam consideradas espaços verdes...
Link to comment
Share on other sites

Basta ter uma relvazinha e cumprir com X metros quadrados para ser considerado espaço verde...é uma questão de numenclatura... Em termos estatísticos as Câmaras Municipais consideram todos esses espaços como "Espaço Verde"...o que gera confusão é associarmos um "Espaço Verde" a algo agradável onde se pode estar, sentar, relaxar, passear, enfim... Repara... Uma rotunda ajardinada e um Jardim...ambos são espaços verdes...mas um é uma rotunda ajardinada e outro um jardim... :s simples... Abraços

Link to comment
Share on other sites

Isto é mesmo conversa de malucos... que nunca leva a lado nenhum...

Uma coisa é falarmos de "espaço verde", outra de "espaço verde habitável"...

Se um "espaço verde" estiver dentro de um plano (por exemplo no caso dos loteamentos em que Xm² têm de ser deixados para espaço verde), mesmo sendo espaços interticiais (espaços mal resolvidos e rotundas), não deixam por isso de ser verdes...

Outra coisa é um "espaço verde habitável"...
Se um terreno resistisse e ficasse vazio numa cidade, e nele o dono plantasse umas batatas, tivesse umas árvores de fruto e uma zona para pôr umas cadeiras e uma mesa para as suas "patuscadas" (como vi em Kaiserslautern perto do centro urbano, em zonas comunitárias), esse não deixa de ser um "espaço verde"... privado mas verde...

E ainda diferente disso é falar de "espaços verdes habitáveis públicos"...
Isso são jardins, parques e zonas verdes com dimensão para serem vividas, espaços onde qualquer um pode entrar e servir-se deles...

Desculpa lá mas tenho de fazer aqui algumas citações:

imagino-te acampar em lisboa e periferia e sentar com um lanche de picnic nas rotundas todas ajardinadas....a levar com carros de 4 lados com fumo com barulho, uns a voraem por cima, outros a despistarem-se........................agora diz-me achas esse espaço residencial???
tem um caracter publico residencial??? enfim.....

Realmente a levar as coisas ao ridículo é que se fala...
Esse espaço não é residencial de certeza... senão quem é que reside lá?...
Mas verde é e pode até ser "vivível", como por exemplo na Praça Mouzinho de Albuquerque, onde a rotunda tem uma dimensão que permite funcionar como um pequeno parque urbano... que não é para acampar, até porque isso é proibido...

nao me venhas com citaçoes!! é ridiculo... um arquitecto nao pode viver de frases mas sim de todas as defeniçoes k ele proprio, foi fazendo e tirando ao longo do tempo, com conhecimento!
ou defines o k sabes ver ou sentir quando analisas espaço por ti proprio, ou entao se é para ir tirar percepçoes de terceiros para te exprimires mais vale tar kieto!!!!
lê bem os titulos e lê e relê bem os post antes de te pores atacar as pessoas sem saberes correctamente do k se tava a falar.

Concerteza de que tu nunca te serviste das chamadas "frases feitas", meras citações que usamos sem muitas vezes sabermos quem são os autores...
Ou não dás valor aos ditados populares, citações que se perdeu a origem...

Mas mais curioso do que isso é veres numa definição de dicionário uma citação... concerteza nunca consultaste um dicionário temendo fazeres uma citação... ridículo é isto...


PS: Como vês não sou o único com a mesma opinião... e se não sabes acolher as criticas, tens um grave problema, mas isso é outra história...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

rotunda?espaço verde?pk?só pk tem relva?por favor...os espaços verdes na minha opiniao n s aplicam ás rotundas...!!!!uma rotunda, um espaço inacessivel!!!n keiram tapar o sol com a peneira...n keiram justificar o facto da cidade ter falta d espaços verdes para classificar as rotundas como tal...fugas ao problema é o que é....

Link to comment
Share on other sites

Não é essa a questão... nem eu quero dizer que o facto de existir um pedaço de relva numa rotunda, ou nos triângulos das ruas é o garante da qualidade urbanistica/ambiental das cidades... é simplesmente uma definição... e neste caso sim, são espaços verdes... não habitáveis, mas verdes... disso não pode haver dúvida... da mesma forma que um logradouro de uma casa abandonada é um espaço verde privado, apesar de ninguém usufruir dele...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

dreamer..exacto, concordo...ond eu kero xegar é k, e como ja afirmei, as ditas camaras municipais, aproveitarem-s da falta desses mesmos espaços, classificando as rotundas como tal, n assumem por vezes o problema d k cada vex mais dispoem de menos espaços verdes....kerendo axim tentar minimizar o problema....

Link to comment
Share on other sites

Voçes não se estão a esquecer dos estádios de futebol ?? Eles tambem são espaços verdes , nós precisamos é de mais estádios de futebol:p .VIVA OS ESTÁDIOS. Estou a gozar é claro , eu acho que precisamos de mais zonas verdes, mesmos que sejam rotundas são sempre bem vindas , as zonas verdes em cidades começa a ser uma raridade .:s

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.