Jump to content
Arquitectura.pt


Mestrado - Cá dentro ou lá por fora?


Recommended Posts

Falava ainda à pouco com um colega de faculdade que se prepara para viajar para Inglaterra de modo a começar a preparar o mestrado que iniciará no próximo ano lectivo. Vai para a Architectural Association tirar o MA em Housing + Urbanism. Ao todo ficará a pagar 20.000€ de um financiamento para estudos em 5 anos, para tirar o dito mestrado lá fora, eventualmente no mais prestigiado estabelecimento de ensino a nivel europeu para o efeito. Ora eu que me andava a preparar para prosseguir os estudos por cá interroguei-me acerca da mais valia que haverá em fazer este complemento no estrangeiro. Existirá uma razão tão fundamental para investir desta maneira numa formação lá fora? E que impacto terá isso quando se volta para este cantinho europeu abençoado pelas dificuldades? A terem de fazer um mestrado, qual seria o caminho ideal a seguir?

Link to comment
Share on other sites

Eu quero continuar a estudar e fazer um mestrado seguramente não o vou fazer aqui. Não sei se terá ou não mais valor aqui ter um mestrado de fora, mas certamente fora terá mais valor ter um mestrado de fora. Já para não falar do privilégio que é estar a viver uns anos fora do nosso país :) abrir horizontes, conhecer novas pessoas, estabelecer contactos etc. Para mim tudo o que sirva para sair da normalidade tem grande importância

Link to comment
Share on other sites

Eu pretendo entrar este ano para a universidade e pretendo ficar em Portugal. Não sei se o ensino lá fora é melhor ou pior. Escolhi Portugal porque sou uma pessoa que dificilmente se adaptaria ás implicações que um mestrado no estrangeiro impunha... ~ Por isso penso que estudar lá fora é uma boa ou má opção dependendo da personalidade de cada um.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Guest carlos.pedro
Lá fora sem dúvida!!!!!! Principalmente pela possibilidade de convivio com outras culturas e com pessoas de outros paises. é a melhor coisa para a nossa formação...

Se conseguirem ficar mais algum tempo fora, aproveitem. Será indiferente para o país vocês estarem fora 3 meses ou 2 anos, mas não será com certeza indiferente para vocês.

Abraço de quem vive fora, já voltou e saiu de novo...

ps: BTW, Europa sem dúvida. Acho que dos melhores sitios para fazer mestrado hoje em dia é na ETH Zurich e no Instituto Berlage na Holanda. AA? mais fama que outra coisa... Para quem prefira algo mais parecido, Espanha é sempre uma boa opção.
Link to comment
Share on other sites

kunstakademiets arkitetskole tambem é boa opçao...:Dms eu sou tendencioso...
e a ja referida ETH Zurich...q n sei sei porque ms pondero parar por la um dia destes...ou entaomais a sul...etsam...tambem m atrai...ou quem sabe barcelona...
enfim estou cansado do frio....lolol no entanto isto acaba por ser mais quente que alguns paises ditos quentes...

abraço
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Bem... Na Lusíada, com o Processo de Bolonha, o Mestrado em Arquitectura já está integrado. Penso que será assim em todas as Faculdades de Arquitectura brevemente... A questão do grau de dificuldade cá dentro ou lá fora... Bolonha é isso mesmo, nivelar os cursos. Portanto esse tabú de que lá fora é que é bom, mais tarde ou mais cedo vai acabar por se desvanecer...

Link to comment
Share on other sites

Eu tambem escolho fora... Por falar Frances...! Muitos estao em dúvida entre países bem diferentes uns dos outros... Nao vos preocupa a língua...? O tempo de adaptacao a língua...? Penso que em alguns casos perder um ano por isso...!

Link to comment
Share on other sites

Bom! Estou pensando em fazer mestrado ai em Portugal ou na Alemanha, mas como disse Sitowo a lingua, diferente as vezes requer mais pratica e dedicação. Falo Alemão, já morei na Alemanha... mas as palavras tecnicas ainda seriam um problema.... Mas afinal vcs querem fazer fora por causa da qualidade ou para dizer q fizeram "no estrangeiro"? :p

Link to comment
Share on other sites

não és a única.. =) já somos muitos... e se calhar, a maioria. Digamos que é um erasmus... "ca dentro" em que a grande diferença, é que ao nível do ensino não difere muito dos restantes institutos nacionais. Mas já agora agradecia a resposta simpatica de algum membro, à pergunta que fiz anteriormente.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

penso que podes tu mesmo tentar fazer um protocolo, entre as faculdades, e depois basta uma assinatura de cada lado, tens de enviar por mail ou fax um plano de estudos da tua faculdade para ser analisado em harvad. depois sempre podes ir como free mover, ou algo do genero, mas só algumas faculdades aceitem estes estudantes, pelo que deves sempre contactar a faculdade que pretendes, e questiornar directamente...boa sorte

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.