Jump to content
Arquitectura.pt


Torre do Byrne vs Torre em Barcelona


gdionisio

Recommended Posts

Uns colegas meus foram recentemente a Barcelona e regressaram com umas fotografias bastante interessantes…(ver as duas primeiras imagens)

… esta torre faz parte do complexo do “Port de Barcelona” e é em quase tudo semelhante à torre projectada pelo arquitecto Gonçalo Byrne para o Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo do Porto de Lisboa (1997 Lisboa, Portugal).

Fica aqui lançada a questão, sobre esta “pequena” coincidência (foram ambas projectadas para instituições portuárias, partilham de contextos urbanos muito idênticos, ambas utilizam cobre como revestimento exterior, são rematadas nos últimos pisos com uma espécie de lanternim, etc.). Contudo acho que a versão do Byrne está bem melhor e, não tenho a certeza, é anterior à espanhola...:icon_pistoles:
Link to comment
Share on other sites

Bem, as semelhanças que referiste fazem sentido no ambiente específico em que se localizam... Numa visita à Torre de Controlo Marítimo, o arquitecto responsável pela visita referiu que o uso do cobre se deve a questões de manutenção e durabilidade. Quanto ao "lanternim", é composto por dois pisos, o primeiro, é onde se localizam as salas de controlo digital de todas as movimentações marítimas. O piso 2 é nada mais do que um terraço (cobertura), onde se logalizam todas as antenas, GPS e afins... Deste espaço, a vista é soberba... Logo que possa, coloco algumas fotos... quanto ao de Barcelona, não conheço o projecto, mas confesso que os príncipios deverão ser muito idênticos... :)

Link to comment
Share on other sites

Tive profs que diziam que nada se inventa. Não concordava na altura mas cada vez mais me mentalizo disso. No entanto acho que estes dois trabalhos têm mt que se lhe diga. Na minha opinião são demasiado semelhantes para não haver qualquer tipo de inspiração, particularmente tendo em conta a proximidade das localizações (ambas na Península Ibérica) e de programa (antes de um trabalho, tendo a ver obras com programas ou especificidades semelhantes). Eu pessoalmente prefiro a do Byrne. Aquela torção a 1/3 da torre de barcelona fragiliza-a em termos formais, da a sensação que soprou um vento mais forte e oops!! a torre vergou!!!

Link to comment
Share on other sites

andré: mas por isso mesmo é que há que saber interpretar. Não vejo mal nenhum em haver duas torres com funções semelhantes com uma solução volumétrica também semelhante. Grave era um arquitecto pegar na ideia da torre inclinada em cobre e alterar-lhe todo o sentido, mantendo só a aparência formal. Isso aí já não é interpretação mas é "cópia barata", que é o que mais se vê nas faculdades por culpa das revistas e internet... Quanto à interpretação do Byrne (supondo que foi o mais recente) acho que é bastante bem conseguida pois como já foi referido, limpou a forma e tornou-a mais forte

Link to comment
Share on other sites

Realmente, nao precisas de inventar para inovar. Eu gosto de pensar que a ocasiao faz o arquitecto, e no mundo inovador em que vivemos a 150%, a crescente tecnologia da-te essas possibilidades, tens de esperar e agarrar a ocasiao, até porque as obras do Gaudí (inovadoras que eram) nao nasceram do nada, ele era detestado pela opiniao publica da altura, mas aos olhos comtemporaneos é um visionário. Tens de ter a mente aberta e se queres vingar tens de ter bons apoios, porque ker keiremos ker nao, é mai ou menos assim k funciona o bixo. Visualize Man.....:tired:

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

é o tipico re-desenho da forma... ...tal como disseram aqui, quando criamos algo vamos ver exemplos do que já se fez... mas uma coisa é pegar em exemplos e re-desenhar, outra é copiar... eu nem vou dizer nada, porque a originalidade é muito complicada conseguir... embora aqui...o re-desenho ou a "copia" seja incrivelmente semelhante... os arquitectos tem de perceber que estamos num mundo em que sabemos "amanhã" o que se fez do outro lado do planeta....e tem de perceber que não só eles que sabem... não gosto de ver projectos tão semelhantes...ou tão copiados...se calhar ainda foi o bryne a projectar os dois eheheh tal como disse, uma coisa é re-desenhar, outra coisa é a cópia...e isso chateia-me como tudo...e aqui...alguém copiou...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Encontrei uma discussão sobre estas torres no site SkyscraperCity.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=376399

Se houve plagio então foi sobre a torre de Lisboa.


Pois... porque a nossa já esta construída! A deles acaba este ano.


Mas agora surge ainda outra questão... será que ambas não foram inspiradas em alguma torre já existente noutro local do mundo?



PS: Ouve ai alguém que disse, que já nada era inventado... não concordo.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

uma pequena dúvida, porque tenho aqui o livro ao lado: Os quatro livros de arquitectura de Andrea Palladio, especie de tradução actualizada ao século XVI dos tratados vitruvianos de arquitectura, permitiram o renascimento do classicismo como linguagem universal. Uma observação das gravuras das inúmeras villas e palazzos do senhor levanta-nos a mesma observação: aquilo de seguir um estilo é uma sequência de inspirações comuns ou plágios sucessivos? A torre de Barcelona não será somente inspirada na torre de Lisboa? Terá de ser conotada logo como plágio ou cópia torcida?

Link to comment
Share on other sites

Hoje em dia o "inspirado em" e o plágio andam de mão dada! Uma pessoa que tenha os olhos viciadados com determinado tipo de arquitectura cai em fazer o mesmo! E depois surge sempre a parte do "epa aquilo era mesmo o que eu precisava para o meu projecto" e o que fazes? Eu cá olho para o lado, assobio e pode ser que ninguém tenha visto a minha "inspiração", não é fácil não "copiar" mas também nada de copy paste! :) Se a Torre de Barcelona serve o mesmo efeito, então é natural que se tenha tentado o mesmo, é sinal que em Portugal ainda se vão fazendo coisas dignas de repetir! :)

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

De facto são bastante parecidas. Entre as duas pefiro a Torre do Byrne (por alguma razão uma tem o nome do autor e outra da cidade onde está situada) Em materia de torres de controlo de aeroportos já tenho visto muitas por razões profissionais (parte comunicações rádio e meteo!). A minha conclusão é de que há muitas maneiras de projectar uma torre de controlo. Normalmente é a assinatura do artista que projectou o aeroporto.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

"Copiar por um é plágio, copiar por vários é pesquisa." É bem possível que esta tenha sido a inspiração do Byrne, mas acho que apesar de tudo de uma torre para a outra ainda há um certa distância. Eu também já me inspirei em obras já construídas, mas foi sempre ou um conceito ou um maneira de resolver um problema semelhante ou um pormenor que poderia ser um bónus para o trabalho em curso. O problema que aqui se põe é que as duas são tão parecidas que eu dificilmente chamaria de inspiração mas simples plágio.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...

Não diria copiar!! muitas vezes acontece ao fazermos pesquisas exaustivas de um tema, a linguagem acabe por ser extremamente parecida...ou seja, não fomos capazes de nos desgarrar-mos da linguagem , que serviu para o nosso apoio mental e criativo, até chegarmos á nossa propria linguagem e solução diante de uma problema projectual... Pode ter acontecido isso....Já encontrei projectos, parecidos com resoluções que estão á vista de todos, com trabalhos de colegas, com trabalhos meus da faculdade...enfim "N" situações semelhantes... Mas também faço a seguinte questão... se muitas vezes meros alunos copiam trabalhos de outros e apelam a sua originalidade, não será também um veterano da arquitectura capaz de ter o mesmo comportamento??? Se formos a ver, o acto de copiar é considerado um comportamento primitivo do ser humano.... M as eu defendo sempre que é escandaloso e feio, apelar por essas vias, para responder a um problema projectual. Reprimindo igualmente aquelas afirmações, do estilo, copiar arquitectura é saudavel.

Link to comment
Share on other sites

Não diria copiar!! muitas vezes acontece ao fazermos pesquisas exaustivas de um tema, a linguagem acabe por ser extremamente parecida...ou seja, não fomos capazes de nos desgarrar-mos da linguagem , que serviu para o nosso apoio mental e criativo, até chegarmos á nossa propria linguagem e solução diante de uma problema projectual... Pode ter acontecido isso....Já encontrei projectos, parecidos com resoluções que estão á vista de todos, com trabalhos de colegas, com trabalhos meus da faculdade...enfim "N" situações semelhantes... Mas também faço a seguinte questão... se muitas vezes meros alunos copiam trabalhos de outros e apelam a sua originalidade, não será também um veterano da arquitectura capaz de ter o mesmo comportamento??? Se formos a ver, o acto de copiar é considerado um comportamento primitivo do ser humano.... M as eu defendo sempre que é escandaloso e feio, apelar por essas vias, para responder a um problema projectual. Reprimindo igualmente aquelas afirmações, do estilo, copiar arquitectura é saudavel.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.