Jump to content
Arquitectura.pt

[Opinião] FAUTL ou FAUP?

_andre_

Recommended Posts

Olá, eu gostaria de saber a vossa opiniao acerca da Faculdade de Arquitectura de Lisboa e a Faculdade de Arquitectura do Porto. Para vocês qual é a melhor? E qual a média que estas exigem? Se quiserem podem indicar outras universidades de arquitectura que sejam boas...para eu ficar bem informado, é que actualmente ando no 10º ano e estou a tentar pesquisar o maximo dem informaçao acerca das universidades, para quando chegar o momento de decidir, não existirem duvidas. E outra coisa que me preocupa é a media, eu acabei o 2 periodo com media de 18:tired:, mas tenhu esperanças de vir a subir no 3º, pois tenhu receio que a media nao seja suficiente, pois ouvi dizer que no porto ronda 19..agradecia rsp, obrigado PS: em relação á Faculdade de Arquitectura do Porto, ouvi dizer que a disciplina de geometria nao é tao boa como a de Lisboa, é verdade? PS2: com a nova reforma só se pode optar por Historia da Arte ou Matematica, eu optei por Historia da Arte, acham que fiz bem? Estou a espera dessas respostas!!:icon14:

Olá andre_ e bem vindo ao fórum. Eu estudo na FAUP. Naturalmente todos puxam a brasa à sua sardinha. Com certeza conheces, se não passas a conhecer, a história por trás do surgimento da faup segundo o modelo de ensino e princípios pedagógicos e de arquitectura que ainda hoje pratica. Foi o modelo criado por várias pessoas, notavelmente o arq. Fernando Távora, e que produziu e continua uma vaga de arquitectura de alta qualidade, corrente e de excepção, com pontos altos nos mais conhecidos Siza Vieira e Souto Moura. Muita coisa mudou lá desde que a escola começou a funcionar segundo esse método de ensino. Tudo evolui e hoje já não está tão fielmente agarrada a essa ideia por força da renovação de professores que, sendo quase todos arqutiectos ali formados trazem naturalmente novas influências das diversas experiências profissionais e não só que têm. Por isso o que te digo é, hoje na faup, ainda recebes em grande medida os ensinamentos daqueles que lá estão desde o início (com vários professores que desde há muito são o suporte pedagógico da escola, o arq Alves Costa, António Madureira, Francisco Barata, M.Fernandes de Sá, Pedro Ramalho, Sérgio Fernandez, Domingos Tavares, Jacinto Rodrigues) e que te ensinam segundo tudo isto que acabei de te descrever (que poderei explicar melhor, só não quero ser mais longo do que já estou a ser). Para além disso vais ter contacto com toda uma geração (ou várias) de arqutiectos mais novos dos quais vais receber novas influências, como o Nuno Lacerda Lopes, O João Pedro Serôdio, o João pedro xavier, o Carlos Prata, o Adalberto Dias, o Nuno Brandão Costa ou o Camilo Rebelo, entre outros. Para mim existem duas componentes pedagógicas teóricas e pedagógicas que procuro conhecer quando avalio uma escola: 1- O método de ensino geral que ela adopta (a esmagadora maioria das escolas em Portugal pura e simplesmente não adopta nenhum, vai com a maré, à vontade individual dos docentes que a compõem) 2- As pessoas que operam esse método. Por estes dois pontos te digo que voltasse atrás agora e soubesse o que já sei sobre o ensino da arquitectura em Portugal, escolhia outra vez a faup. Para mim é a melhor das escolas que já pude conhecer. Isto é discutível, muitos membros deste fórum contestarão; é a minha opinião (e tenho um conhecimento relativo, não profundo, por terceiros, do funcionamento da fautl, o que não quer dizer que a inclua nas críticas gerais que fiz acima). Em relação às tuas dúvidas, digamos mais burocráticas, a média não é exigida, muda todos os anos como tu saberás. Na faup este último ano não te sei precisar mas terá andado à volta de 18,1. Mas é variável, de qualquer maneira se concorreres com um mínimo de 18.5 não deverás ter problemas (e a frequência 18 é uma boa nota, era a minha média de frequência quando concorri, o exame vale 50% da nota não te esqueças, ou pelo menos era assim). História de arte não faz falta nenhuma na faculdade, o que tiveres a aprender podes aprender lá (ou melhor ainda fora das aulas, em casa, a ler). Eu escolhi matemática, dá-ta mais opções de concurso e sempre te faz puxar mais pela cabeça :). Mas também não é nenhum drama. Em relação a geometria, não te posso comparar, não sei como funciona na fautl, mas na faup é um disciplina completamente secundária. Tem-la no primeiro ano, mas aí há 3 disciplinas principais: Projecto, desenho e TGOE (teoria geral da organização do espaço). As duas primeiras vão ocupar 80% do teu tempo (livres incluídos:P ) Tgoe é a que te abre a porta dum mundo chamado arquitectura. Se tiveres mais dúvidas pergunta, aqui ou por MP se quiseres. Abraço

Obrigado pelo esclarecimento. Por acaso a FAUP é a minha primeira opção, estou a tentar tirar a melhor media possivel para nao ter problemas a entrar e isto tambem ainda é so o segundo periodo, posso subir. Em relação a matemática e historia, eu escolhi historia, porque pensava que era mais importante, porque no curriculo da FAUP existem varias disciplinas relacionadas com historia e matematica pensava que era mais fisica e nao tanto matematica. Na tua opiniao a matematica que estas a dar tem alguma coisa a ver com a matematica que deste no secundario? Se sim, quais os programas, é que assim eu poderia ir estudando ou ir para uma explicação dar esses programas, sempre era alguma ajuda. Agradecia a tua resposta e mais uma vez obrigado pelo esclarecimento. PS: Eu adicioneite no MSN, para eu te fazer perguntas sobre a FAUP, se quiseres aceita.

eu acho historia da arte importante. faup é a melhor opção, concerteza. Basta teres uma media de 16 pelo menos e tirares 20 no exame de geometria descritiva :)

Se tirar média de 16 e no exame tiver 200, fica com 180,00. Este ano a nota do último colocado foi 181,00...
É melhor jogar pelo seguro e entrar à vontade...

;)

_andre: onde moras? se morares perto do porto aposta na faup, se fores pós lados do sul é pra fautl. Caso nao entres pensa em privadas.. mas com média de 18 entras sem problemas. a geometria na faculdade nao te serve para nada basicamente, não é isso que interessa para o projecto

eu sou do algave, é por isso que estou em duvida se vou para uma ou para outra...mas ja ouvi falar em bolsas de estudo, e dizem que tb dao alojamento se formos de longe, agora n sei se e vdd...mas eu estou mais inclinado para o porto, logo se ve...tiago barbosa, isso do exame de geometria so se aplica a FAUP, pk a FAUTL ja exige exame de historia e geometria ou matematica e geometria, e como eu optei por historia, nao e facil tirar vinte no exame:S...mais vale jogar pelo seguro e tirar logo uma boa media no secundario, pk dps os exames podem correr mal, tb se correrem vou a 2 fase :)...

A matemática dá-te um empurrão forte para Estática e Estruturas...

:)

nao tive matematica no secundario e terminei estatica com 15...estruturas este ano tb vai no mm caminho...por isso..a matematica nao é muito importante... é importante para puxar pela cabeça, claro...para teres mais elasticidade tambem..mas é mais facil tirar um 17 a historia de arte do que um 17 a matematica ;)

by the way...faup :nerd:

margarida duarte

mas é mais facil tirar um 17 a historia de arte do que um 17 a matematica

Não concordo, acho que se tira mais facilmente uma boa nota a Matemática que a Historia! Até porque 20's a Matemática há muitos ;)

PS. o dARQ é muito melhor :)

Eu tb acho que consigo tirar melhor nota a Historia do que a Matematica. Para o ano logo vejo, começo com historia:D...e acho que quem n tem matematica no secundario nao implica que depois venha a ter más notas ás disciplinas que estao relacionadas com mat. na faculdade, por exemplo a mondrian :) PS: Mondrian, o exame de historia da arte foi muito dificil?!

nop. foi muito acessivel! tambem importa a "bagagem" com que tu vais fazer o exame. de qualquer forma sou apologista do "entender" ao contrario do "decorar"..e foi isso que eu fiz durante os 3 anos de secundario. lembro me de estudar (para alem dos livros claro) exames de anos anteriores, pois as perguntas baseiam-se quase sempre no mesmo. tambem falei com a minha professora de historia de arte na altura, para que me dissesse o tipo de perguntas e materias que mais poderiam sair. por isso, maos à obra e bom sorte! tambem ajuda ter uma estrelinha que nos ajude de vez enquando :) lol

margarida duarte

• 5 weeks later...

olha, eu da FAUP tenho má opinião em relação ao "coordenador do curso". Não sei se ainda é o mmo!!! A 1ª coisa que me disse quando me fui matricular e falei com ele por causa do estatuto de trabalhador/estudante foi: Trabalhas? Ah..esquece...não vais conseguir tirar o curso. Eu fiquei...:) de tal maneira desmotivado que só frequentei as aulas durante 2 ou 3 meses. Penso que tu não terás este problema, não trabalhas.... prq se fores pra FAUP vai com vontade de trabalhar....trabalhar.... e trabalhar ate não poderes +, e não fazer + nada, achei mta exigência por parte dos prof's!!! Talvez seja a melhor a nivel nacional, mas as escolas "não fazem os alunos", mostram-nos caminhos, uma licenciatura é uma licença para estudar, o que significa que ao teres o canudo tas apto pra começar o teu trabalho, um longo percurso, no qual poderás ser bom profissional ou não!! não um arquitecto de qualidade por teres tirado o curso na FAUP....n sei se me fiz entender??!! Qto ao ambiente com o pessoal, não posso informar mto prq só ia 2dias por semana, mas n era o melhor;) Acho que a FAUP devia ter um horário pós laboral, pra dar oportunidade ao pessoal que trabalha, como tem a LUSIADA por exemplo;) Agora estou na LUSIADA e é como se fosse a minha 2a casa...Ambiente do melhor e nada de rivalidades entre colegas;).....

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.