Jump to content
Arquitectura.pt


Arquitectura industrial...


Dreamer

Recommended Posts

Nos últimos anos, os edifícios industriais são muitas vezes considerados um parente pobre da construção...

Faço aqui o contraponto deste pensamento com a arquitectura industrial entre 1925 e 1965, ligada ao modernismo, num período em que as industrias investiam realmente no seu património físico, como imagem da empresa...

Os anos passaram-se e os edifícios industriais passaram de boas obras de arquitectura, para obras menos boas, muitas delas vulgares armazéns, com uma fachada "bonitinha"... basta uma viagem pela maioria das zonas industriais para se comprovar isso...

Isto é a prova que muitas vezes a função dita a forma, sufocando-a muitas vezes naquilo a que podia chamar, uma verdadeira ditadura funcional...

É certo que neste tipo de edifícios, a funcionalidade é importantíssima, mas felizmente não só desses (maus) exemplos se faz o panorama da arquitectura industrial actual.

Venho por isso aqui, pedir a quem conheça, informações sobre bons exemplos de arquitectura industrial, no nosso país ou no estrangeiro... :pray:

Em Portugal:

Imagem colocadaImagem colocada
Unidade industrial INAPAL - Francisco Viera de Campos

Imagem colocada
Lipor - Carlos Prata

No estrangeiro:

Exemplos como a Vitra, onde vários arquitectos projectaram diferentes pavilhões.

Imagem colocada
Vitra - Siza

Imagem colocada
Vitra - Zaha Hadid

Imagem colocada
Vitra - Frank Ghery

Desde já obrigado... :icon14:

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

eu por acaso conheço alguns bons exemplos, antigos e recentes mas neste momento tou de férias (weeeeeeeee) e não tenho informações aqui.. Sobre o vitra eu tive lá mas só tenho fotos do exterior do edificio do siza. O da Hadid não é edificio industrial era para ser uma estação de bombeiros mas de tão funcional que era tornou-se em galeria de exposições de cadeiras produzidas pela vitra :) ah, o bolo de noiva do ghery é apenas o museu do vitra e, diga-se de passagem, dos piores museus que alguma vez estive... aquela espacialidade enfim...

Link to comment
Share on other sites

Eu sei que na Vitra, desses exemplos, só o do Siza é uma unidade industrial, no post inicial esqueci-me de falar do do Tadao Ando, mas esse creio que também não o é... De qualquer forma obrigado asimplemind... e logo que possas manda para cá alguma informação ;) entretanto... BOAS FÉRIAS :)

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Eu sou um fã da arquitectura industrial e não consigo compreender o ainda patente estigma relativo a essas estruturas. Estou a falar mais das estruturas do período entre inícios do séc. XIX e meados do séc. XX. São edifícios com um carácter marcante e com qualidade de construção (ao contrário de inúmeras versôes mais recentes) Podem-se ver muitos edifícios interessantes que estão votados ao abandono e a apodrecerem entre Sta Apolónia e o Parque das Nações. Julgo que são estruturas que pelo seu desenho e organização podem ser facilmente, com sucesso, adaptados pra outras funções. Fora de tópico: o caso da Zaha Hadid lembrou-me o do Mercado do Caranda do Souto Moura que só funcionou um ano pq o desenho do edificio permitia a entrada de chuva e vento, tornando-se depois um equipamento cultural. Ainda bem que existe cultura em Portugal.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.