Jump to content
Arquitectura.pt


Construção do Estádio da Luz discutido em tribunal


TiCo

Recommended Posts

Construção do Estádio da Luz discutido em tribunal

Manuel Vilarinho deslocou-se hoje ao Palácio da Justiça de Lisboa, ao ser testemunha num diferendo que opõe Tomás Taveira ao Benfica e que tem a ver com a alegada construção do estádio pelo referido arquitecto, o que não coincide com a versão dos responsáveis da Luz.

«Tivemos de ir buscar alguém que já tivesse feito estádios. Tinha medo que Tomás Taveira não conseguisse concluir o processo. Ele tem provas dadas, mas estes foram os primeiros estádios que ele fez e eu não queria ser cobaia», afirmou Vilarinho à saída de mais uma sessão do julgamento.

O actual presidente da Mesa da assembleia-geral acrescentou ainda que o único contrato que fez com Tomás Taveira foi para a remodelação do antigo Estádio da Luz. Contudo, num contrato ainda assinado durante a presidência de Vale e Azevedo, Tomás Taveira recebeu um adiantamento de 25 mil contos, comprometendo-se a concluir a obra de remodelação.

Todavia, Vilarinho acrescentou que, entre Abril e Novembro de 2000, Tomás Taveira não apresentou qualquer projecto de remodelação, nem entregou quaisquer facturas para que lhe fosse pago o trabalho que estava a ser feito.

Numa altura em que se falava em contenção de custos, a ideia do novo estádio, segundo Manuel Vilarinho, só surgiu depois do arquitecto ter dito que era impossível remodelar o estádio, por haver risco de desabamento.

O presidente da Mesa da Assembleia Geral lembra que «fomos os últimos a começar e os primeiros a acabar o estádio, porque eu não quis arriscar ficar de fora do Euro2004, pelo que preferi entregar a obra a uma empresa inglesa que já tinha feito cerca de 160 estádios.»


in http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver&noticia=118975&tema=3
Link to comment
Share on other sites

Gostando-se ou não do estádio, convém relembrar que a empresa que projectou o estádio (HOK Sports) é só a maior especialista do mundo neste tipo de projectos...


Por isso é que as semelhanças entre alguns dos estádios projectados nos últimos tempos são por demais evidentes... neste caso, basta olhar para o estádio de Wembley e procurar as diferenças... existem, mas as semelhanças também...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Mário Dias confirma em tribunal versão de Vilarinho Mário Dias, vice-presidente do Benfica para a área do património, foi hoje a tribunal esclarecer alguns pontos acerca do projecto de um novo estádio de futebol que o arquitecto Tomás Taveira reclama ter-lhe sido entregue.

Imagem colocada ASF «Não é que o arquitecto Taveira não tivesse competência profissional, mas eu não lhe conhecia capacidade para fazer um novo estádio, porque não lhe conhecia currículo nesse âmbito», afirmou Mário Dias na última sessão do julgamento que opõe o arquitecto ao Benfica, e que teve lugar na 14.ª vara do Palácio de Justiça de Lisboa.

Mário Dias voltou a afirmar o que já ontem Manuel Vilarinho tinha afirmado, Tomás Taveira assinou realmente um contrato com a direcção presidida por Vale e Azevedo, e que dizia respeito apenas à remodelação do Estádio da Luz.

Todavia, após as eleições de 2000, Manuel Vilarinho ficou à frente da presidência do clube e o primeiro objectivo da nova direcção era que o estádio fosse inserido no Euro2004.

«Sabíamos que Vale e Azevedo tinha feito contactos para a remodelação do estádio, mas quando cheguei ao clube não tinha nada, não sabia o que estava assumido pela direcção anterior», refere Mário Dias.

O arquitecto Tomás Taveira reclama o pagamento de 1,5 milhões de euros pelo projecto de construção do novo estádio, enquanto o Benfica diz que apenas o contratou para fazer a remodelação do antigo Estádio da Luz.

As alegações finais ficaram marcadas para 2 de Maio, pelas 11 horas, na 14.ª vara do Palácio da Justiça de Lisboa.
__________________________________________________________________


eu acho o estádio da luz feio e um desperdicio.. fizeram um estadio novo e nao inovaram nada, em termos arquitectonicos nao tem muito interesse..

Contudo, domingo lá estarei :)

Link to comment
Share on other sites

Isso dos estádios tugas tem muito que se lhe diga... :) Principalmente quando se gasta $$ num equipamento para ser utilizado 2 vezes por mês, quando não estão de ferias ou é feriado, em UK chegam a jogar 3 por semana! É caso para dizer que os clubes ganham demais....

Link to comment
Share on other sites

há quem goste de coisas únicas, depois há quem goste de imitações, mas isso é outra questão... :)


Pooois. Fica la com os azulejos coloridos que eu fico com o betão à vista. É como tu dizes. Uma questão de gostos.

Acho que não escapa nenhum... são muito maus! O Estádio da Luz é um bloco de betão a fazer publicidade à Coca-cola...


Mas é um bloco de betão bonito ;)
Link to comment
Share on other sites

Essa do betão... não precebo... pois nos ultimos anos, tem sido tipico a construção de edificios em betão sem qualquer tipo de cobertura. Em relação ao uso, acho que não se deve de falar disso... pois nesse ponto de vista, o Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, que é todo revestido em pedra, não é praticamente usado desde 98... Os azulejos... ficam mal num estadio! Primeiro faz lembrar uma casa-de-banho e depois os tuneis em Lisboa. Claro se todos fossem da mesma cor ou com um padrão defenido acho que ficaria melhor. A nivel da construção, inicialmente achava o estadio de Alvalade mais bonito, mas apos ver os azulejos e as cadeiras multi-cor, perdi essa ideia. Apesar de concordar que tem uma arquitectura bonita. O estadio da Luz, acho que a sua arquitectura simples e "directa", fazem do estadio em si bonito. E acho que todos tem que concordar, que as cores cinzas do betão e o vermelho, faz uma boa combinação. Depois temos outros estadios, só o do Braga... bate qualquer um dos dois... :) PS.: Não ha melhor estadio que a Catedral do Futubel... Estádio Sport Lisboa e Benfica (apesar de se continuar a chamar-se Estádio da Luz, oficialmente não é...)

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.