Jump to content
Arquitectura.pt


[Info] Bolsa de Mérito da Universidade Lusíada


3CPO

Recommended Posts

olá.
eu telefonei para a universidade lusiada de lisboa para perguntar se realmente os alunos com média de 16 ou superior tinham direito a um prémio de mérito (isenção total de propinas durante o primeiro ano).
disseram-me que sim... e eu deduzo que essa média seja calculada com a nota final de ano (65%) mais a prova de ingresso exigida pela universidade lusiada (35%). porém, agora fiquei confusa... é que esse prémio dava-me mesmo jeito!! lol
será que conta apenas a nota final de ano (os 65%) ou será que é a média da nota final com a prova de ingresso???? e será que arredondam? por exemplo quem tem 15,5... é lhe atribuido o prémio???

tenho de telefonar outra vez para lá...


Pelo que sei Ana, mesmo que tenhas os 15.9 não recebes bolsa de mérito. É mais que sabido pelos alunos desta faculdade que a própria instituição faz tudo para que não tenhas bolsa... e posso afirmar que já fui "vitima" dessa tentativa... portanto.. se vieres para cá... habitua-te a algumas surpresas menos agradáveis. No entanto ando cá..e não faço intenções de mudar. Só cá anda quem quer. Quanto ao trabalho... posso já dizer também que acho-o proveitoso e benéfico, mas não a 100%. Deveria ser melhor distribuído. Tenho cadeiras que mandam trabalhos que não cabe na cabeça de ninguém em que é que esses trabalhos irão contribuir a instrução na própria cadeira, ou nas outras cadeiras.
Enfim... só me resta trabalhar para sair daqui o mais rápido possível..e caso não consiga, no todo, mostrar as minhas aptidões, no fim do curso existe no mínimo, o planeta inteiro cheio de oportunidades fantásticas para aproveitar e realmente fazer justiça de mim próprio.

Quanto ao cálculo da média para o 1º ano, se me conseguirem provar que se faz: 65% nota secundario + 35% nota exame específica... ou 70% nota secundário + 30% nota exame especifica... no dia seguinte estou à porta da secretaria para pedir esclarecimentos.
O que me disseram ...é que era apenas a média do secundário (nota de avaliação contínua + o exame de cada disciplina... excluindo o exame da disciplina específica).
O que existe, é um acordo da Lusíada com diversos sindicatos e associações, em que se fores (ou parentes) sócios, disfrutas de alguns descontos nas propinas.

fiquemos atentos..
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 61
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

olá joaneves... assim que tiver tempo, vou telefonar para a universidade para saber a questão do prémio de mérito... se conta a nota do secundario apenas, ou se conta também a prova de ingresso, quanto conta cada uma, etc... neste momento não estou com grande paciência para me chatear... já que cheguei á bocado do exame de português e estou um bocado nervosa! eu até acho que me correu bem mas não sei... estava super nervosa... e queria ter boa nota a português. joaoneves se me derem o prémio de mérito, eu vou para a lusiada. se não me derem, então prefiro ir para a moderna, em setubal, que é mais perto de casa...

Link to comment
Share on other sites

olá joaneves...
assim que tiver tempo, vou telefonar para a universidade para saber a questão do prémio de mérito... se conta a nota do secundario apenas, ou se conta também a prova de ingresso, quanto conta cada uma, etc...
neste momento não estou com grande paciência para me chatear... já que cheguei á bocado do exame de português e estou um bocado nervosa! eu até acho que me correu bem mas não sei... estava super nervosa... e queria ter boa nota a português.

joaoneves se me derem o prémio de mérito, eu vou para a lusiada. se não me derem, então prefiro ir para a moderna, em setubal, que é mais perto de casa...


ainda bem que correu bem.... eu lembro-me que fui para o exame descontraído... esquisito.. assim como para o de matemática. O de português correu bem..o de matemática não (enfim..correu bem mas fui a ver e troquei as voltas.. DISTRACÇÃO).

Quanto ao prémio de mérito... vê então isso... eu vou ver se arranjo um tempinho para ir à secretaria informar-me também. Quanto à moderna.... sinceramente.... não ouço falar
muito bem do ensino de lá... mas boatos há em todo o lado.
Agora a decisão é, em parte, tua.
Link to comment
Share on other sites

claro que sim!!eu tive direito a essa bolsa, mas nao sei como foi feita a média porque na altura foi a minha avó que me matriculou e eu tinha mais de 16 tanto na média final como na disciplina que escolhi para entrar na faculdade.. de qualquer forma nao me referia a "stresses" com a bolsa...se tiveres direito, dao-ta e ponto final! :)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

joaoneves se me derem o prémio de mérito, eu vou para a lusiada. se não me derem, então prefiro ir para a moderna, em setubal, que é mais perto de casa...


Epá, nem penses nisso, o ser perto de casa não vai compensar o facto de ser uma das piores instituições de ensino do nosso país.

passa pelo blog da turma 2005 de arquitectura e tens lá uma amostra mais ou menos resumida do que se lá passou ou não passou durante este ano. www.arqmoderna2005.blogspot.com

e não, não é boato, a universidade moderna é um verdadeiro escândalo nacional, e só mesmo num sistema de ensino superior como o nosso é que se permite que uma academia com dividas altíssimas e sem as mínimas condições possa ministrar um curso como Arquitectura.

Como exemplo posso afirmar que este ano houve uma cadeira onde se dava Photoshop, mas o mais incrível é que não havia nem sequer equipamento informático quanto mais o software, o exame desta cadeira foi feito em software pirateado providenciado pelos alunos nos seus próprios computadores.

Se isto não é uma vergonha é o quê?

poderia também falar na falta de pagamentos aos docentes, na biblioteca que têm 3 prateleiras ou na falta de equipamentos indispensáveis para a cadeira de materiais, ou então na própria coordenação do curso que se auto congratula com a suposta inclusão do curso no Bolonha, mas que afinal não passou de passar cadeiras anuais para semestrais e cadeiras optativas como a tal onde se ministrava Photoshop pirateado... enfim...

Se ouvires alguém dizer que é boato então podes ter a certeza que essa pessoa nunca lá estudou,ou estudou mas já acabou ou então pensa que será o nome da academia onde estudou que lhe vai trazer sucesso profissional.

O meu nome é José Reis e sou aluno do 2º ano de Arquitectura na Universidade Moderna de Setúbal
Link to comment
Share on other sites

Esqueci-me de dizer que para além de tudo o que a moderna têm de mal, a propina vai aumentar no próximo ano em mais de 10% de 2500€ para 2800€ sem que nada o justifique, a não ser os juros que não param de aumentar das dividas que têm...

Link to comment
Share on other sites

:):x se é assim (que eu não fazia a minima ideia) e se ainda estas no inicio do curso, porque nao te vais embora de lá, e vais para outra faculdade??


O problema vão ser as equivalências, com programas como os que eu tive dificilmente terei equivalências, mas de quaquer maneira espero transferir-me rapidamente.
Link to comment
Share on other sites

olá riso. muito obrigada por me avisares. eu, de facto, não conhecia essa realidade! no site, até parecem ter uma universidade muito mais moderna que a lusiada que, parece-me a mim, está um bocado velha (a lusiada de lisboa). estranhei, no site, a falta de informação... está tudo muito implicito. no site da lusiada, consegui encontrar tudo! prazos de matriculas, etc,etc... obrigada mais uma vez

Link to comment
Share on other sites

AnaS as instalações da Lusiada nao foram feitas para a faculdade. trata-se de um antigo palácio (salvo erro da época do barroco) que foi reaproveitado para a universidade. na Lusiada do Porto, acontece exactamente o mesmo, so que é um antigo hospital (tanto que a nossa entrada tem imenso espaço relvado, com hortenses e outras flores, e imensas árvores lol) entretanto há já uns aninhos que acrescentaram mais instalações :)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

O problema vão ser as equivalências, com programas como os que eu tive dificilmente terei equivalências, mas de quaquer maneira espero transferir-me rapidamente.


ah!ok...pois de facto as equivalencias sao sempre uma chatice! ainda para mais com projecto, onde de certo terias de voltar para o 1º ano...de qualquer maneira boa sorte!

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

AnaS as instalações da Lusiada nao foram feitas para a faculdade. trata-se de um antigo palácio (salvo erro da época do barroco) que foi reaproveitado para a universidade. na Lusiada do Porto, acontece exactamente o mesmo, so que é um antigo hospital (tanto que a nossa entrada tem imenso espaço relvado, com hortenses e outras flores, e imensas árvores lol) entretanto há já uns aninhos que acrescentaram mais instalações :p



não sabia disso! até é interessante... um palácio antigo! .... :)
Link to comment
Share on other sites

não sabia disso! até é interessante... um palácio antigo! .... :)


se fores ao site da lusiada (lisboa)...as fotos são apenas da universidade (a parte do palácio recontruido..e da reconstrução das outras faculdades.... direito.. gestão..etc)

não aparecem fotos da faculdade de arquitectura da lusiada... porquê?... porque quem olhar pra fac. d arq.. vai achar que estamos a tirar um curso num curral ... ou mais concretamente...numa (antiga) fábrica de Ar Líquido.
... aconselho a um dia das férias... ires dar 1 vista de olhos... mas entra na faculdd de arq... pa teres noção das condições. Só para que não apanhes um choque como eu apanhei.
(o "espaço"...quando tem as máquinas do cafe e dos bolos e dos chocolates a funcionar decentemente.. é brutal para passar as noites a trabalhar lá). Entra também lá dentro... é uma sala cheia de vidros..e cheia de maquetes lá dentro.
Link to comment
Share on other sites

voces em relação a espaço para trabalhar e condiçoes para isso noite dentro estao muito bem servidos :) nao te queixes...lol
até porque o facto de estrem "separados" dos outros cursos...é muito muito bom...plo menos para a "saude"! LOLOL estou a gozar :horrible:




lololol... pois.. nesse aspecto tens razão. Agora há muita coisa a melhorar...e o que me faz mais confusão...é que estão a fazer obras nos outros polos (já recuperados)..e o nosso..nem ve-las.

... somos apenas o curso com maior número de alunos..e o curso que fornece mais receitas à faculdade...no mínimo havíamos de ter as mesmas condições que os outros alunos... pelo menos..... umas mesas de jeito... em que possamos estar a fazer desenhos rigorosos sem rasgarmos as folhas.. :tired:
Link to comment
Share on other sites

tens bom remedio....queixem-se!! este ano na reuniao de delegados de turma, fartei me de fazer comparações entre a lusiada do porto e a de lisboa (por voces poderem estar ate mais tempo a trabalhar à noite por exemplo) e por outras coisas que faziam falta nas salas....estava la o vice presidente da"s" lusiada"s" e deu me a sensação que o homem nao me podia já ver à frente...lol!! resultado: tivemos nas nossas salas quase tudo o que foi pedido :) limpinho! :p
não te esqueças que, se ha vantagens em andar numa faculdade privada, é mesmo essa: tu pagas, tu podes reclamar...ao contrario das publicas. juntem-se e queixem-se...nos este ano, até as datas de frequencias conseguimos mudar...e até professores nos já tiramos das cadeiras que leccionavam...portanto nada é impossivel

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

pois...e temos feito...mas aqui as coisas são um pouco mais lentas.... agora o mais urgente a reclamar..é acerca dos "mantimentos" no "espaço" (sala de trabalhos)... e uma coisa muito má...e que reclamo muito... é nao termos parque de estacionamento..perdermos as vezes mais que 15min a procura d lugar nas ruelas a volta...e quando há freq... a polícia já sabe..e vem correr os carros todos a multas e a bloquamentos...reboques..etc...mta confusão. Enquanto os prof's têm 3 parques... nós não temos nenhum. Fora os riscos e moças que de vez em quando lá aparecem..

Link to comment
Share on other sites

aaahhh sim!!sem duvida esse é o vosso maior problema!! nos felizmente temos parque de estacionamento e ainda bastantes lugares do lado de fora, numa rua "so nossa" porque sao as traseiras da faculdade e ninguem lá passa...bem, LOL só mesmo os residentes do bairro s.joao de deus :) mas esses até sao "calminhos" e por isso é tranquilo..

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

ah!mas também uma coisa é verdade! (estive a pensar sobre isso) e cá não existe esse espírito de "ir trabalhar para a faculdade noite dentro" pelo menos na lusíada (de certo que nas outras faculdades isso acontece) mas a verdade é que não existe esse bichinho...mais, a cidade do porto não tem um espaço estilo ágora como vocês, o que tb é óptimo! acho que são mentalidades muito diferentes...

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.