Jump to content
Arquitectura.pt


Aluno cria casa ecológica com tijolos de papel


Arq.to

Recommended Posts

Volto a fazer um convite a todos os maquinistas ( arquitectos, engenheiros, designers) que se juntem a mim nesta luta e contribuam para o projecto "aldeia da liberdade ", consiste na criação de um aldeamento turístico, artístico e ecológico contra a desertificação . O projecto visa a edificação artística de forma a criar uma atracção turística. O projecto tem 2 limites , altura do edifício e a sua área de resto é completamente livre.
Se existir algem com vontade de participar contacte -me (para mais info) ou que queira fazer alguma pergunta, que possa esclarecer, escreva para o meu email guy.arnaud@yahoo.fr


Não conheço o projecto da casa dos tijolos de papel, mas fiquei um pouco perplexo com este excerto do texto do Guy. Segundo o autor está a trabalhar num tipo de comunidade turística que virá impor-se contra a desertificação. Mas que tipo de desertificação? desertificação populacional? Se assim for não sei qual será a vantagem de um conjunto turístico para combater a desertificação populacional já que iremos encher uma área de turistas (ecológicos?) e esperar que esse índice corresponda a um aumento da população que ocupa aquela área. Mas então e os residentes que se deslocaram, emigraram ou faleceram? Não deveria haver era um incentivo para re-estabelecer populações em áreas anteriormente habitadas e hoje em dia desertas? Será o turismo a solução?

Outra expressão que me deixa um pouco confuso é a "edificação artística". Não consigo fazer a mínima ideia do que será e sinceramente gostava de saber a que te referes..
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 141
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

aah.. isso ta me cansando já.. cadê o fundamento disso tudo? onde estão as imagens? onde estão as pranchas e os textos? publicaram na mídia a notícia, kd o pau que matou a cobra? [ame="

"]YouTube - The Housemartins - Build[/ame] o refrão dessa música é uma prova de que até os inglêses tão na história :clap: (só não quiseram se gabar tanto...) :icon_pistoles:
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

pois...pois...dor de cotovelo é o que é...na volta ele anda a marrar nas ideias enquanto alguns dos criticos acima andam com peneiras armados em sizas e souto moura...enfim aprendam a dar valor a quem tem...ts ts. e se tiver ajuda qual é o problema, dificil é colocar em prática e arranjar quem patrocine...coloquem os olhos srs arquitectos de amanhâ, que infelizmente para alguns vão passar a ser desenhadores qualificados com 5+1 anos de estudo sem disprimor para os desenhadores que existem tb com muita qualidade..:icon_pistoles:.

Link to comment
Share on other sites

Ainda nesta página coloquei algumas questões que me parecem pertinentes ao tomar conhecimento do caso mas até então ainda ninguém me saciou a minha vontade de conhecer mais o projecto.


Concordo... era mais interessante discutirmos de que se trata, realmente, o projecto...e como se vai suceder.
Estou curioso para saber mais "concretamente" o que entendem por "aldeamento turístico, artístico e ecológico contra a desertificação" ; "edificação artística de forma a criar uma atracção turística"
Será que pretende uma abordagem semelhante ao "Bom Sucesso" ou à "Vila Utopia"?
Link to comment
Share on other sites

morphosy, eu estava à espera de uma ruptura epistemológica no domínio da Arquitectura, algo com o peso da "invenção do betão armado" e não uma reedição de materiais, por aí, já muito trabalhados e alguns já quase seculares...mas compreendo este fascínio, pelo mediatismo de que o autor já foi alvo, são coisas destas, sem ponta de criatividade, que grassam em Portugal, nunca reparou nisso? Ligue a televisão no horário nobre e passe bem, se acredita que exposição pública é sinónimo de qualidade.
Link to comment
Share on other sites

Acho que seria importante dar mais atenção ao projecto e discutir a sua eficácia (embora existam poucas informações) do que questionar questões do tipo : será que teve ajuda? não é demais para um aluno do segundo ano? etc. Todos nós utilizamos o Windows (ou quase todos) e é bastante falado que Bill Gates roubou a ideia. No entanto, o mérito é (justa ou injustamente) dele.

Link to comment
Share on other sites

mail enviado pelo Guy: (passo o copy paste)

"Se quiseres ver o projecto esta na fnac do norteshoping e vai estar na fnac do colombo.Domingo vou estar no colombo .O projecto vai estar um mês .Até já.



Um Local Desertificado


Criar uma aldeia Artística
Um centro de visita Turística
Um projecto arrojado , criativo que pretende inovar
Criar parcelas de superfície de esse terreno
Desenvolver processos de divulgação do espaço
Objectivo : criação de projectos "livres"
A limitação seria na altura e superfície do Edifício
Fomentar uma Arquitectura extravagante
Desenvolver a criatividade Arquitectónica e Artísticas em Portugal
Objectivo combater a desertificação"

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

eu continuo sem ver uma única imagem ou explicação técnica do projecto por isso continuo na minha simples ignorância perante tamanho fenómeno nacional....

Mas há coisas que textualmente tenho dificuldade sequer em imaginar:

"Criar uma Aldeia Artística"
hã?!?! Por favor expliquem-me o que é isto que não consigo entender por mais que me esforce!!

"Criar parcelas de superfície desse terreno" Em que medida isto é inovador?!

"Objectivo: criação de projectos 'livres'"
Esta merece mesmo uma explicação...

"A limitação seria na altura e superfície do edifício" Que espécie de inovação é esta?

"Fomentar uma Arquitectura extravagante" Agora tenho medo...

"combater a desertificação" A minha eterna dúvida. combater a desertificação, tudo bem. Como? Com empreendimentos turísticos?! Não me contem anedotas por favor...

E continuo com as mesmas dúvidas de sempre perante este projecto misterioso que pela boca de alguns é "altamente inovador" e sobre o qual deveríamos todos "estarmos gratos por ter sido criado", mas que pelo que leio das próprias palavras do autor me faz ter bastantes dúvidas quanto às intenções e resultados do projecto....

Alguém que me explique POR FAVOR!

Link to comment
Share on other sites

"Se quiseres ver o projecto esta na fnac do norteshoping e vai estar na fnac do colombo.Domingo vou estar no colombo .O projecto vai estar um mês."


É raro exporem projectos de arquitectura neste tipo de superfícies...
Pelo que me foi enviado e tive oportunidade de ver, deixa muitas dúvidas no que toca à Arquitectura...

Abraços
Link to comment
Share on other sites

Achei estranho os conceitos
Criar uma Aldeia Artística
combater a desertificação

Não percebo muito disto, mas...
Aldeia artística? Será que é uma aldeia repleta de arte? Não são todas? Dentro da sua própria Arte?
Combater a desertificação? Com turismo? E no resto do ano?

São as minhas dúvidas. Não posso ver o projecto... Ficam as dúvidas no ar.

Link to comment
Share on other sites

Caro Guy,

Como já deve ter visto, existe uma grande lacuna na apresentação do seu projecto.
Tem existido um grande mediatismo em torno do projecto, mas seria interessante apresentar a arquitectura do mesmo. Afinal a arquitectura não é apenas a invenção de um material, mas sim a sua inteligente aplicação.

Dos elementos enviados anteriormente, fiquei com algumas dúvidas relativamente à "inovação" a nível arquitectonico e urbanistico presentes neste projecto.

Fiquei perplexo com algumas afirmações feitas pelos jornalistas sobre o projecto. De facto seria interessante apresentar e discutir o projecto com quem também se interessa por arquitectura.

Atentamente,


Espero que esta discussão mantenha o nível adequado e o respeito mútuo.
Aguardaremos a publicação do projecto.

:)
Abraços
Link to comment
Share on other sites

bem...porque a tvi???esta é a minha qestao... qt ao resto farei uma intervençao + construtiva qd tiver com que construir...talvez possa elaborar o meu discurso com tijolos de papel...qem sabe qem sabe... se for inovaçao...é sempre tecnica...e consequentemente arquitectonica...e nao arquitectonica como s tem vindo a promove-la...no entanto como ja disse ainda n tenho nada para construir... abraço

Link to comment
Share on other sites

tenho pena mas nao suporto programas da tvi quanto mais apresentados por aquele ........... por isso nao vi isto até ao fim lâ da rocha?! é melhor fazer umas camisolas com isso :) continuo sem ver inovaçoes "arquitectonicas" no dito "projecto inovador de casa ecológica" mas enfim... ele primeiro vai "tentar acabar o curso", é bem preciso!

Link to comment
Share on other sites

Desculpem o atrevimento! Eu nao sou arquitecto - mas gosto e interesso-me. E o que eu me ri, nesta ultima hora, a ler todos estes 'posts'. E ate aposto que a pro'xima invencao deste 'charlatao', o dito ecotijolo ou la' o que e', sera em taipa de pilao reforcada com cimento (5 a 7%), ou seja, o que na lingua anglo-saxonica se chama 'concrete reinforced rammed earth'! E' que so' a ignorancia dos nosso ditos 'jornalistas' ou 'repo'rteres', que dessa nobre profissao ja ha' muito extinta em Portugal de nada te^m, e' que pode levar 'a empolacao desta aberracao! Arquitectura? Engenharia? Uma grande charada publicita'ria, que so' pode ter chegado onde chegou pela conive^ncia de professores incompetentes e analfabetos!! A histo'ria seria bem diferente se o V/ 'colega' tivesse sido mais modesto e nao se referisse a este tipo de material compo'sito como 'invencao/descoberta' sua, mas como um trabalho de investigacao, que sem duvida foi, e de divulgacao da emergente 'moda' da eco-construcao, neste caso, com a aplicacao de novos materiais. Desculpem a falta de acentos mas o teclado e' Ingle^s!! (isto para que nao apareca tudo a vermelho numa citacao qualquer de um 'esmerado corrector lingui'stico' que atra's vi!! :-) Um abraco, "Nao importa onde esta's, o que importa e' que te venhas ... a divertir!!"

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.