Jump to content
Arquitectura.pt


[Sugestão] Tutoriais vray


Recommended Posts

ha pessoas que ddizme que demora muito tempo a renedrizar em vray mas e mentira as imagens que viram demoraram 45 minutos num p4 3.2ghz com 2gb de ram ...nao e um grande computador e como veem nao demora muito tempo ...depende tamebm de alguns parameros que podemos ver mais tared e da resoluç~ºao da imagem depois logo vemos ...para ja ainda nao surgirem duvidas nem questoes o melhor e esperar

Link to comment
Share on other sites

Acho muito boa iniciativa, se precisarem das minhas (poucas) dicas de VRay, podem pedir :nervos:


peço-te (poucas) dicas ehehe isto de estar habituado a sunlights e daylights faz-me sentir "no abstracto", mas reconheço o enorme potencial do vray... simplesmente não ando a atinar com ele!
Link to comment
Share on other sites

O que precisas saber exactamente? Dicas de luzes? As luzes do VRay são muito interessantes, permitem-te definir luzes em forma de rectângulo (como um néon), podes dar uma dimensão à luz, pode ser baseada numa esfera, num cubo, ou num quadrado (mais rápida no render). A partir daqui, podemos ir por muitos caminhos, depende do que gostavas de fazer.

Link to comment
Share on other sites

gostava mesmo era de conseguir fazer luzes exteriores e interiores mas com qualidade. não consigo mexer muito, especialmente nos interiores, pois o que faço é EM CADA VÃO meto uma luz vray, seja no primeiro como no 2º piso (se houver comunicação por 1 vão de escadas por exemplo), e em toda a volta da área que pretendo renderizar. depois tenho de "mais ou menos" ver o ângulo e a direcção da direct light para conseguir ter uma reprodução quase certa (realmente se as sunlight´s funcionassem no vray é que era porreiro pra termos um calculo exacto de sombras). mas não consigo tirar boas imagens... ou está tudo muito escuro, ou queimo partes do render, ou existe um contraste brutal entre claros/ escuros... no exterior, tenho também dificuldades, embora consiga tirar mais ou menos imagens boas. de qualquer maneira nunca uso materiais que não sejam os normais, não uso vray material, não sei se influencia na qualidade do render. às tantas, para mim o melhor seria mesmo os mental rays e coisas do género...

Link to comment
Share on other sites

oi malta... desde ontem que ando praqui a tentar atinar com isto... digamos que os resultados têm sido + - bons, mas estou com um problema: criei uma luz, direct light, para fazer de luz solar. já tenho a luz de ambiente (gi environment), e ando a tentar com os multiplier´s equilibrar a imagem. digamos que não consigo "aquelas" sombras da direct light, (sim está em vray shadow) mas não tem "força", e se multiplico, queimo a cena. outra coisa, tenho a direct light longe de tudo, mas o cilindro de luz dela apanha a cena toda (estou a falar de um quarteirão grande, mas onde quero chegar também ao pormenor de imagens de interior), e é nas imagens de interior que não tenho aquela "zona de luz" directa...

Link to comment
Share on other sites

1º Vê se a intensidado das luzes GI não estão a atenuar as sombras da luz ambiente, eu geralmente nunca altero a intensidade das luzes GI, as default costumam estar correctas. 2º Depois vê a intensidade das sombras, 1 é negro, 0 é nada, eu costumo utilizar parametros entre 0.8 e 0.6. 3º Vê o número de samples de sombra, se bem me recordo, por default está nos 8, mas podes colocar nos 10/12 ou mais, para uma sombra mais suave (sem escadilhado). 4º Se nada disso resultar, muda o "source" de luz, preferencialmente para uma esfera com 0.25 de diâmetro no máximo.

Link to comment
Share on other sites

System32 tá muito nice! tenho de experimentar fazer uns interiores, foi coisa que ainda n experimentei :p

wonderman aprender v-ray á ultima da hora não é fácil :PP talvez o prob seja o tamanho da esfera que está muito pequeno :s
Link to comment
Share on other sites

muito fixe system32, eu como estou a fazer uma coisa megalómana, não posso estar a perder tempo a meter luzes só para os interiores, o que estou a fazer é a aproveitar a direct light que tenho como sol, e meter VRAY LIGHTS em todas as janelas que dão para o interior que estou a renderizar, depois faço HIDE às vraylights e tenho no render desseleccionado hidden lights, para fazer exteriores. estou praí à 2 horas a fazer o primeiro render interior, depois posto aqui...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.