Jump to content
Arquitectura.pt

Museu de arte moderna de Varsóvia

Rui Resende

Recommended Posts

Dia 18 de Fevereiro de 2007 foi anunciado o vencedor do concurso para a arquitectura do museu moderno de Varsóvia. Do júri fazia parte pessoal como o Libeskind, participaram arquitectos como o Kuma ou a Saha Hadid. Não tinha sequer tomado conhecimento, mas outro dia tive a oportunidade de assistir a uma aula do arq.Camilo Rebelo em que ele mostrou a sua proposta para este concurso, que foi premiada com uma menção honrosa. Fui investigar as outras propostas; acho a título de curiosidade que há propostas bem mais interessantes do que o vencedor, que terá talvez conseguido alguma unanimidade pela enorme clareza de princípios/forma/etc. mas que me pareceu um pouco chata.
Deixo algumas imagens das propostas premiadas e de algumas que não o tendo sido me chamaram a atenção:

1º prémio - Christian Kerez, Architekt ETH/ SIA
Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

2º prémio - Szaroszyk & Rycerski Architekci Sp. z o.o.

Imagem colocada

Imagem colocada

3º prémio - Atelier WW Architekten SIA

Imagem colocada

Imagem colocada

Special mention - ALA Architects Ltd. / Grupa 5 Architekci / Jarosław Kozakiewicz

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Menções honrosas (algumas que me interessaram mais, não todas):

Camilo Rebelo Arquitecto Unipesoal, G.O.P. - Gabinete de Organizacao e Projectos, Lda.

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Steffen Lemmerzahl, Architekt ETH/SIA, Zürich / Proplaning AG, Basel

Imagem colocada

Imagem colocada

Agustin Sebastian Rivera, Jorge Quesada Ordeig

Imagem colocada

Imagem colocada

Outros (não identificados no site, concorrentes que não tiveram prémio):

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada
(era opinião especulativa do Arq Camilo que este projecto seria o da Zaha Hadid. Não é, naturalmente, possível confirmar já que não está identificado no site, mas fica a nota.)

esta é a página de todos os premiados e participantes, caso alguém queira explorar mais alguma coisa:

http://www.museumcompetition.pl/nagrody.php?lang=eng

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.