Jump to content
Arquitectura.pt


Carlos Amarante


JVS

Recommended Posts

E estava a ver o post sobre os Grandes Arquitectos e vi este arquitecto. E perguntei-me a mim mesmo?

Quem era Carlos Amarante?

Carlos Luís Ferreira da Cruz Amarante (Braga, 39 de Outubro de 1748, Porto, 22 de Janeiro de 1815) foi um engenheiro e arquitecto Português.
Carlos Amarante era filho de um músico, Manuel Ferreira da Cruz Amarante, e de Maria Josefa Rosa de Almeida. Começou por seguir a carreira eclesiástica, interrompendo-a para se casar aos 23 anos com Luísa Clara Xavier. Formou-se, entretanto, em Engenharia e Arquitectura, o que lhe possibilitou a concretização de algumas obras notáveis.
Está sepultado na Igreja da Trindade no Porto.


in wikipedia

Autor das seguintes obras:

Bom Jesus
Igreja do Hospital
Faculdade das Ciencias do Porto
Igreja da Trindade

Resumindo e concluindo. E um arquitecto com uma obra de qualidade mas nao e genial.
Link to comment
Share on other sites

O grande arquitecto de Braga, para além dele existe o Arq. André Soares

André Soares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de André soares)
Ir para: navegação, pesquisa
André Soares (1720-1769) arquitecto de Braga, Portugal.
Durante muitos anos o seu trabalho foi ignorado, e em grande parte atribuído ao arquitecto Carlos Amarante. O seu nome, como mestre da arte, só viria a ser conhecido publicamente com a vinda para Portugal do historiador estadunidense Robert Smith.
Foi o autor, entre outras obras da Capela de Santa Maria Madalena da Falperra, do edifício da Câmara Municipal de Braga, do Palácio do Raio, da Igreja dos Congregados, do Arco da Porta Nova e outras.

Link to comment
Share on other sites

ou

Moura Coutinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ir para: navegação, pesquisa
João de Moura Coutinho de Paiva Cardoso de Lima de Almeida d’Eça (Arcos, Anadia, 25 de Março de 1872-Braga, 20 de Janeiro de 1954) foi um arquitecto português.
Em 1889, com apenas dezassete anos de idade torna-se apontador para a direcção das obras públicas de Braga.
A seu pedido é transferido para Coimbra em 1890 onde exerce como apontador de 1a classe na direcção das obras públicas do distrito de Coimbra e em 1903 encontrava-se na primeira direcção de obras públicas do distrito de Lisboa.
Esteve activo como arquitecto em toda a região Norte do país, principalmente em Braga, onde, entre outras obras, foi autor do Ateneu Comercial (1910), do Asilo Conde de Agrolongo (1914), o edifício dos Correios, O Nosso Café, o edifício do Banco de Portugal e o Theatro Circo.
No país são de sua autoria o Banco de Portugal em Viseu, e o edifício da Câmara Municipal da Lousã e a igreja de S. José na Póvoa de Varzim (1915).
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Moura_Coutinho"

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

e ainda
Arménio Taveira Losa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Arménio losa)
Ir para: navegação, pesquisa
Arménio Taveira Losa (Braga, 28 de Outubro de 1908 - Porto, 1 de Julho de 1988) foi um arquitecto português do século XX.
Licenciou-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 1932, tendo abandonado a actividade de arquitecto apenas em 1985 (com 77 anos). Foi casado com a escritora de literatura infantil de origem alemã Ilse Losa.
Foi no Norte de Portugal um dos portas-vozes do Movimento Moderno, deixando a sua marca em diversos projectos para habitação e serviços, destacando-se na cidade do Porto: a remodelação de uma destilaria de açúcar, a habitação no Pinheiro Manso, a Fábrica de Sedas, o bloco de habitação colectiva da Carvalhosa, o prédio de escritórios na Rua de Sá da Bandeira, o edifício da CUF na Praça da Galiza. E ainda a repartição de finanças em Viana do Castelo e a Fábrica de Cerveja em Leça do Balio, entre outras.
Com o arquitecto Cassiano Barbosa, em 1954, colaborou um conjunto para habitação na Ponte da Pedra. Fez ainda estudos para Quelimane (Moçambique) e para o Lobito (Angola). Participou no associativismo, no seio da Organização dos Arquitectos Modernos que ajudou a fundar e realizou vários estudos de planeamento para a Câmara Municipal do Porto entre 1939 e 1945. Interveio ainda em zonas como a Sé do Porto e na zona do Hospital Escolar, em Vila Nova de Gaia. Fez ainda estudos para localidades como Carrazeda de Ansiães, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Matosinhos e Viana do Castelo.

Link to comment
Share on other sites

e também
Eduardo Souto de Moura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Imagem colocada
Eduardo Souto de Moura.


Eduardo Elísio Machado Souto de Moura (Braga, 25 de Julho de 1952 ) é um arquitecto português.
Trabalhou com Álvaro Siza Vieira, mas cedo criou o seu próprio espaço de trabalho. Souto Moura, influenciado pela horizontalidade das linhas condutoras de Mies van der Rohe, tem nas casas o seu grande espólio de obras.


Índice

[esconder]


[editar] Vida

Bracarense de nascimento, formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, iniciou a sua carreira colaborando no atelier de Álvaro Siza Vieira. Em 1981, recém-formado, surpreendeu a comunidade dos arquitectos vencendo o concurso para o importante projecto do Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Porto (1981-1991) que o viria a lançar, dentro e fora de Portugal, como um dos mais importantes arquitectos da nova geração. O seu reconhecimento internacional viria a reforçar-se com a conquista do primeiro lugar no concurso para o projecto de um hotel na zona histórica de Salzburgo, na Áustria, em 1987.
A partir da Casa em Cascais, realizada em 2002, começou a afastar-se da linguagem miesziana que o definiu numa primeira fase da sua obra, começando a redesenhar a forma de construir e criar arquitectura através da complexidade e dinamismo de formas, mas sempre com o cuidado do desenho espacial habitual. Exemplo disso é o Estádio Municipal de Braga, onde o imaginário de teatro e o cenário da pedreira, onde a obra foi edificada, nada nos remetem às primeiras obras do arquitecto, mas muito mais a uma segunda etapa que dá, agora, os primeiros passos.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

E estava a ver o post sobre os Grandes Arquitectos e vi este arquitecto. E perguntei-me a mim mesmo?

Quem era Carlos Amarante?


in wikipedia

Autor das seguintes obras:

Bom Jesus
Igreja do Hospital
Faculdade das Ciencias do Porto
Igreja da Trindade




E também provavelmente autor do "palácio da Brejoeira" localizado no Norte de Portugal, mais concretamente na cidade de Monção.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.