Jump to content
Arquitectura.pt

Siza vence Prémio Secil Arquitectura 2006

Recommended Posts

Siza vence Prémio Secil Arquitectura 2006

Imagem colocada

A obra de Álvaro Siza Vieira volta a ser, uma vez mais, distinguida pela Ordem dos Arquitectos e pela Secil. O arquitecto venceu, por unanimidade, o Prémio Secil Arquitectura 2006 com o Complexo Desportivo Ribera Serrallo, em Cornella de Llobregat, em Barcelona.

Encomendada pelo município espanhol e concluída em 2005, a obra de Siza Vieira é constituída por um pavilhão multiusos com capacidade para 2.500 pessoas, duas piscinas – uma interior e outra exterior – e uma área de ginásio e serviços comuns.

O prémio, cujo júri foi presidido pelo arquitecto Sergio Fernandez, será entregue pelo Presidente da República a 30 de Março na Cidade Universitária, em Lisboa.

Esta é a segunda vez que Álvaro Siza é distinguido com o Prémio Secil de Arquitectura. Em 1992, o auditório e a biblioteca pública municipal do Porto valeu-lhe a distinção.

Em comunicado, a Secil explica que este galardão pretende "incentivar e promover o reconhecimento público de autores de obras" que, incorporando o cimento, “constituam peças significativas no enriquecimento da arquitectura portuguesa”.

Foto: DR

Fiquei muito triste. Ja e a segunda vez. Nao vale. Caso voces nao saibam sao os proprios arquitectos que se candidatam ao premio. Portanto por carga de agua ele quer se candidatar? Para mostrar que nao ha melhor em Portugal?

nao fiques triste, o siza nao vai durar para sp, todos têm o seu tempo. e já sabes q a arquitectura é a sua vida

é estranho não estar publicado

Ela está publicada, na Casabella de (salvo erro) Outubro 2006. Está bastante bem documentada.
E já agora, também acho q é do melhor que ele fez nas últimas experiências dessa espécie de reinvenção da curva com betão branco que ele anda a fazer nos últimos anos. Há bastante pouco tempo atrás tive a oportunidade de assistir a uma aula em que ele explicou todo o projecto, incluindo o facto de o projecto estar incompleto, já que para além do volume de pavilhão e piscina, havia uma terceira função inicialmente desenhada e depois abandonada por falta de dinheiro, que serviria para qualquer coisa "multi" não sei o quê. No contexto do conjunto, o volume ausente (como melhor que eu explicou o arq) faz bastante falta, no equilíbrio da composição.

Conhecia, precisamente da Casabella, e devo dizer que gosto muito. Levanta-se sempre a questão da repetição do prémio, parece-me que se conseguem colher bons argumentos de ambos os lados, dos que defendem a ideia e dos que se lhe opoem. Pessoalmente nada contra. E nas engenharias quem venceu? não se encontra informação em lado nenhum

• 2 weeks later...

Concordo que seja uma obra bem elaborada, conceptualmente e ao nível da intervenção, mas segundo sei, houve concorrentes muito mais á altura de ganharem este prémio, como o centro das artes Casa das Mudas de Paulo David, na Madeira. Conceptualmente está fantástico, muito bem conseguido e evidente. O corpo físico também está muito enquadrado no local e evidencia bem a sua intenção. Desta vez Siza não era o favorito. abrço

Nao será apenas um truque de marketing? Ao fim ao cabo é uma marca... a Secil... e associada ao manto de mediatismo que envolve o Siza só tem a ganhar. Tendo fundamentos para lhe dar o prémio, mesmo com fortes concorrentes, é um "investimento" muito mais seguro em premiar o arquitecto português mais famoso, tanto em Portugal como no estrangeiro. É a minha opinião, ou então, lenha... para a fogueira :)

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.