Jump to content
Arquitectura.pt


Criação de maquete(12ºano)


blueicePT

Recommended Posts

Venho aqui pedir ajuda para um projecto que estou a realizar para área de projecto, a requalificação de uma praça da cidade. Estou a pensar criar uma maquete e um projecto 3D. Mas não sei que materiais usar na maquete, como fazer uma escala e também que programas utilizar para a criação do projecto em 3D. Se podessem ajudar agradecia imenso. Já agora sei trabalhar com o sketchup, maya, photoshop e after effects. Penso que o sketchup chega bem, mas não sei fazer render nos trabalhos do sketchup.

Link to comment
Share on other sites

Bem vindo blueicept. Para a maquete, depende do resultado que queres, assim como da escala a que vais fazer a maquete, mas cartão prensado funciona bem, assim como kapa-line e outros materiais similares. Eu pessoalmente não gosto muito de maquetes feitas de cortiça, mas é tudo uma questão de gostos. Esferovite, ou roofmate também podem ser soluções interessantes e eficazes, mas tudo depende dos teus gostos, do tempo disponível, da facilildade que tiveres de trabalhar com um ou outro material... O melhor mesmo era veres algumas maquetes e decidires depois... Quanto ao 3D, o sketchup serve, mas como em tudo, também tens de te safar no programa, mas como nunca trabalhei com ele, aí não te posso ajudar... mas tanto quanto sei não é complicado, pelo que algum colega aqui do fórum pode dar mais indicações... Boa sorte...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Blueicept, ser possível é, o problema está na extensa dimensão da praça, o resultado final desejado, e a problemática questão de custos/benefícios... Para opções mais pequenas tens algumas soluções, como o sistema de coberturas amovíveis de alguns estádios de futebol, podes fazer uma cobertura seccionada, à semalhança de coberturas simples de piscinas, mas serão sempre secções pequenas, podes estudar um sistema de aberturas pontuais, etc... Se deres mais dados pode ser que se pense noutra solução...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

blueicePT, não sei se es de Lisboa, mas por exemplo o Centro Comercial Vasco da Gama, no ultimo piso, ao pé da Portugalia, tem um sistema de cubertura interesante. Com diversos pilares, bastante simples que se encontram no meio do jardim, que nem se da por eles, suportam umas "cordas" a qual faz correr umas coberturas em pano (se não me engano...) Acaba por ficar muito interesante e funcional.

Agora realmente tudo depende, da praça, etc... etc... etc...

Em relação a programas 3D, não sei... mas e nivel de apresentação tens o Flash... mas da trabalho... ou então tem o classico PowerPoint, que se tiveres "cabeça" ate podes fazer algo engraçado.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

requalificação de uma praça no 12º ano? :) em q area estas? parece-me um trabalho bastante complexo para um 12º ano.

n te posso ajudar muito pq n sei trabalhar em 3d... só umas brincadeiras no sketchup.



nao percebo porquê....no meu 12 ano tivemos de projectar um jardim de infancia e fazer a sua maqueta, plantas cortes e alçados, na altura tudo com a tinta da china...
estive no agrupamente 2 - artes e a disciplina chamava-se MTEP (materiais e técnicas de expressão plástica) :s

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Dreamer, este trabalho não é para ser construido ou algo do genero, alias tem um parque de estacionamento subterraneo que é muito dificil de construir lá (Sou das Caldas da Rainha, se alguem conhecer a praça da fruta é lá). Como tal qualquer cobertura serve desde que seja possivel de construir. Essa cobertura do Vasco da Gama não me lembro, mas desde que seja possivel para 120m por 40m é bom. Isto é um trabalho de area de projecto em que os alunos escolhem um trabalho a desenvolver ao longo do ano para apresentar a comunidade escolar, a disciplina é nova no ensino. Mais ajuda agradecia bastante, obrigado

Link to comment
Share on other sites

bem no meu tempo fizemos pintura, escultura, video e instalação, nada de arquitectura :) duvido que no 12º ano se faça alguma coisa com cabeça pelo menos, mas deve ser sempre uma experiência gira. Em relação a maquetes tens vários tipos de cartões, prensados ou mate, k-lines brancos ou pretos, madeira balsa, corticites, ... Depende muito do que pretendes e de que a que escala estás a trabalhar... Em relação a coberturas se calhar os melhores exemplos serão alguns estádios de futebol

Link to comment
Share on other sites

no que me diz respeito, nos tambem fizemos isso tudo (incluindo a disciplina de oficinas de artes) é obvio que nao se faz nada "de sério" no que diz respeito a arquitectura, mas plo menos depois no 1º ano da faculdade nao fiz a "figurinha" que alguns colegas meus fizeram, quem nem sabiam fazer um corte ou uma maqueta... :) a ideia é só para ficares com algumas bases, mesmo que poucas sobre a arquitectura, o que eu acho muito bem.

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Ainda não vi uma cobertura que dê para toda a praça. Alguém sabe como se instala o vray no 3d studio max 9? É que instalei mas acho que não aparece. E como é que faço uma calçada um desenho feito pelo meu grupo digitalmente? (sketchup ou outro programa do género)

Link to comment
Share on other sites

olá. Bem.. eu não percebo quase nada do 3dmax... Mas tenho andado a pesquisar e penso que consegueses fazer coisas muito boas!!! Mesmo que nao consigas mexer em tudo do programa, sempre dá para teres algumas ideias da perspectiva do edifício. Pelo menos eu tentei projectar um edificio no 3dmax e, mesmo que este nao tenha passado de simples paredes, ajudou-me bastante a identificar alguns erros estruturais e a aperfeiçoa-lo, pois dá-te uma ideia em 3d.... Depois, no photoshop tambem da para fazer muita coisa... Se souberes mexer bem no programa, podes fazer lá de tudo!! Apesar de ás vezes dar muito trabalho... Para mim o photoshop é perfeito para fazer texturas, o vidro das janelas, iluminação, etc. Eu tambem frequento o 12º ano do curso de Artes Visuais e na disciplina de área de projecto escolhemos um trabalho de estilismo. Está a ser bastante interessante. A unica coisa que me lembro que tenha a ver com arquitectura e que fiz foram duas fachadas de um edificio.... Nada de elaborado...

Link to comment
Share on other sites

Já fiz uma proposta para uma cobertura de uma rua em Braga, nesse trabalho essa cobertura era formada por uma espécie de teia com paineis coloridos (ou não) num material acrilico, unido por cabos, é uma estrutura semi-rigida mas visualmente parede tecido e transmite leveza e como é transparente não altera em quase nada a função da praça/rua, havendo circulação de ar na mesma e não se transforma numa estufa... E pode vencer grandes espaços.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.