Jump to content
Arquitectura.pt

Estágio Académico

Recommended Posts

Olá. Sou aluna finalista do curso de arquitectura da FA UTL. Nesta altura do campeonato já começo a fazer contagem decrescente para a fase seguinte: arranjar estágio curricular. As dúvidas são imensas e as certezas resumen-se a saber que tenho de pedir a um professor da faculdade que seja meu supervisor e encotrar um sítio de acolhimento onde alguém seja o meu orientador. As minhas dúvidas prendem-se com o facto de não conhecer malta recém licenciada que tenha há pouco tempo passado por esta fase e que me aconselhe. - Quando se deve começar a procurar lugar para estagiar? - É preferível procurar no domínio privado? No público? Onde há mais hipóteses de arranjar um estágio verdadeiramente interessante? - Como prevenir a desagradável experiencia de nos porém só a fazer maquetes? - É verdade que estágio que é estágio, só lá fora? Não existem sítios interessantes onde estagiar cá? (não falo de arquitectos interessantes, mas de ambientes de trabalho interessantes...) - Na medida em que ainda decorre o meu último ano, quando devo começar a procurar um sítio sabendo que gostaria de começar a estagiar logo em Setembro? - E quanto a PortFolio? É essêncial para procurar um Estágio Curricular? Ou por agora basta curriculo? - Como se procura um local de estágio? Bate-se a porta e ''pede-se''?

Como prevenir a desagradável experiencia de nos porém só a fazer maquetes? Gostaria muito de poder pegar um estagio aqui em Salvador fazendo isso, aqui é desagradavel ser CADISTA, uma experiencia muito chata - Como se procura um local de estágio? Bate-se a porta e ''pede-se''? Não sei como funciona ai mas aqui eu bato na porta, ligo procuro a pessoa responsavel e penso o e-mail para mandar meu portfolio. So para exemplificar: No site do Peter Eisenman tem um espaço para os estagiarios mandarem portifolios para seru endereço. Boa sorte, na procura, pois tambem to procurando aqui

• 2 weeks later...

Olá colega!

Na procura do Estágio, teres um bom portfolio é muito importante, pois este consiste na primeira impressão que se irá ter do teu trabalho e das tuas capacidades. Pessoalmente, penso que o portfolio consiste em um resumo dos teus trabalhos e não em um catálogo exaustivo. O objectivo é despertar interesse.

No caso de entrares em contacto com as entidades acolhedoras via e-mail ou carta, é teres uma carta de apresentação clara e suscinta. Penso que não vale a pena estender-se muito ou colocar informações que possam ser obsoletas.

Outro factor importante é, aquando das entrevistas, demonstrares uma atitude confiante em relação aos teus objectivos, pois não se deve pensar que o admissão a um estágio é um favor que se nos faz, mas sim uma oportunidade de trabalho como qualquer outra.

Agora em relação a remuneração, isso é uma questão de sorte, timing e procurar bem.

Por isso, cara colega, não te stresses e boa sorte! :okay:

olá lukas, já tinha consciencia de algumas dessas coisas, as minhas dúvidas prende-se com o facto de não conhecer colegas mais velhos que me pudessem confirmar-las ou exemplificar por exemplo como se faz um portfolio. Entretanto em conversa com o meu professor de projecto, ele sugeriu ke me concentrasse por agora no projecto final de curso, e só então me empenhar em fazer um portfolio que, na opinião dele, deveria conter apenas o projecto final de curso. Por outras palavras, que pensasse numa coisa de cada vez. O meu problema é ver colegas com ''conhecimentos'' que se começam a mexer já, mesmo sem portfolio, e recear ficar para trás. Já agora, existe algum sítio onde possa ver exemplos de como fazer uma boa cartas de apresentação? de portfolios ja arranjei na net....

Ana, tenho uma amiga que tirou o curso aí e passou pelo o mesmo que tu! Agora está a meio do estágio para a ordem, já fez o curricular. Lembro-me que ela só começou a fazer o portfolio depois de acabar o curso, n penses muito nisso agora, faz como o teu prof te disse, concentra-te em projecto. Depois, é fazer um portfolio interessante e apelativo, Acho que podes ter mais coisas do que o projecto final, mas é mesmo importante que n seja demasiado extenso. Idealmente tiras coisas diferentes dos projectos mais interessantes que fizeste (mostras que já fizeste plano urbano, pormenores construtivos, projectos de casa, recuperações... o mais variado possível, mas nunca demasiado extenso). É porreiro o portfolio ter um formato diferente do A4, é uma das formas de chamar a atenção. Então se for mais pequeno, perfeito, quer dizer que vai para o topo da pilha! Quanto ao procurar estágio... é isso mesmo, fazer vários portfolios e vais distribui-los, eu acho que é melhor ir pessoalmente. Quanto aos sítios, começas por cima (pelos cromos) e à medida que fores levando nãos, vais descendo, mas não vás nunca para a CML, n rende mesmo. A não ser que te estejas a cagar para a arquitectura e queiras tirar outro curso, mas ficar com o canudo, aí sim, podes ir para a CML, até sais mais cedo e podes ir para as aulas...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.