faroeste Posted March 2, 2007 Report Posted March 2, 2007 este ano gostaria muito de propor uma edificação, um edificio mixed-use, desconstrutivista, saindo da minha veia modernista daqual tenho uma verdadeira paixão e sempre vou lembrar. Desconstrutivismo no Brasil de maneira em una unica edificação inexiste, porem temos um exemplo do qual a propria Zaha Hadid mencionou ao falar deste estilo e o país, as Favelas. Como Não tenho no que me basear aqui no Brasil, gostaria de ideias de tipos de estruturas cabiveis ao estilo ja tenho ideias de formas e vejo que são boas mas não o bastante e espero fundi-las explodindo minha criatividade em forma real de m modelo que iconize uma região bastante caótica. Quote
3CPO Posted March 3, 2007 Report Posted March 3, 2007 Alguns arquitectos desconstrutivistas estão muito ligados às filosofias de Jacques Derrida, Gilles Deleuze e Felix Guatari. Poderás estudar algumas obras dos seguintes arquitectos: * Peter Eisenmann * Frank Gehry * Rem Koolhaas * Zaha Hadid A arquitectura desconstrutivist A arquitectura desconstrutivista pode ser descrita como o produto de um grupo de arquitectos que criam o seu próprio culto através da definição de um estilo novo de edifício. O estilo é facilmente reconhecível como tendo formas quebradas, usando materiais « high-tech» para excitamento visual, e violando intencionalmente os princípios mais elementares do equilíbrio, do ritmo e da coerência. A sua única táctica de desenho é um gesto morfológico simples e aleatório que retira o sentido à forma. É duvidoso que tais arquitectos compreendam os filósofos franceses desconstrutivistas (pois tais escritos são, por princípio, não compreensíveis). Encontram neles certamente, no entanto, um esteio filosófico conveniente -- e uma etiqueta vistosa -- para justificar o seu próprio culto arquitectónico. A ciência tenta compreender a complexidade ordenada do universo. Segue um processo que junta diferentes fragmentos de intuição, obtidos por investigadores diferentes e por técnicas diferentes, numa figura coerente. Às vezes os cientistas desmontam uma estrutura para estudar as suas peças, mas somente para poderem melhor compreender como é que o todo funciona. A desconstrução é a antítese disto: é o destruir da forma apenas para destruir. Destrói a complexidade ordenada que a natureza maravilhosamente sintetizou, e da qual nós mesmos surgimos. Esta destruição é simplesmente um voltar-se contra as forças evolucionistas que nos criaram. O sucesso do culto desconstrutivista é inegável, contudo. Hoje em dia, as mais prestigiosas escolas de arquitectura do mundo abriram as suas portas ao desconstrutivismo, e contrataram aqueles arquitectos que se fizeram os representantes principais deste culto. Grandes empresas, os governos, e mesmo instituições religiosas estabelecidas competem pelos seus favores, gastando dinheiro em encomendas com aspecto extraterrestre; grandes somas de dinheiro que poderiam de outra maneira ser usadas para construir estruturas adaptadas aos seres humanos e ao espírito humano. Num entusiasmo absurdo -- e finalmente destrutivo -- com uma moda arquitectónica, os media promovem o culto de imagens desconstrutivistas, divulgando-as ao mesmo tempo que lhes conferem respeitabilidade. Finalmente, técnicas típicas das seitas evangélicas são perversamente utilizadas para vender ideias desconstrutivistas aos países do terceiro-mundo, associando falsamente formas bizarras com progresso tecnológico. Os países que adoptam esta ideia destroem, então, estupidamente, seus edifícios vernáculos, históricos, e sagrados a fim de supostamente alcançarem um nível mais elevado de cultura arquitectónica. Exactamente o oposto é o que ocorre mais tarde ou mais cedo, depois de o excitamento inicial se evaporar, pois recursos escassos são desperdiçados a pagar caros materiais importados tais como o vidro e o aço. O resultado disto é um desastre ecológico impendente sobre todo o mundo. Os danos feitos ao nosso herdado legado arquitectónico e cultural são imensos. Fonte: http://math.utsa.edu/~salingar/antiarchitecture-port.html Abraços Quote
3CPO Posted March 4, 2007 Report Posted March 4, 2007 Tópico subdividido: Verificar o projecto realizado por faroeste em:Edifício Comercial - Desconstrucionismo - 4º Ano :) Quote
Recommended Posts