Jump to content
Arquitectura.pt


Ola!!!


AnaS

Recommended Posts

OLa a todos. Chamo me Ana, tenho 17 anos e frequento o 12 ano. Gostava muito de seguir arquitectura. Porem, as medias nao estao nada baixas... Estou a pensar concorrer para a Lusofona e a Lusiada, em Lisboa. A minha media ronda apenas os 16 valores... Ando muito stressada com esta historia!! :) Decidi inscrever me neste forum para saber um pouco mais acerca de arquitectura. Tenho visto aqui coisas interessantissimas. Espero aprender muito com voces. Se me pudessem esclarecer algumas duvidas sobre o curso , tambem agradecia!! :)

Link to comment
Share on other sites

AnaS: A meu ver o ensino na Lusiada e na Lusofona está muito equivalente. Há coisas boas e há coisas más em ambas, e nenhuma das duas te garante automáticamente emprego onde quer que seja. Eu na altura que entrei na faculdade podia ter escolhido entre ambas, porém fiz algumas contas que também te aconselho a fazer. O valor da propina é sempre importante, mas também há outras coisas a ter em conta como o valor dos transportes e o tempo que demoras em deslocações. Eu na Lusofona tinha o metro perto e não demorava mais de 15 minutos a chegar lá, enquanto que se tivesse ido para a Lusiada tinha que atrevessar a cidade...

Link to comment
Share on other sites

Bom, não sei como funciona Lusófona, mas na Lusíada com média de 16 valores (certo... nada de arredondamentos, porque eu entrei com 15,8 e de nada me valeu), tens direito a uma bolsa de estudos, isto é, ficas isenta de proprinas no primeiro ano. Se mantiveres a média (muito complicadinho...) eles mantem-te a bolsa. Isto pode ser um factor positivo a teu favor pela média. Em relação ao ensino, a Lusíada, é bastante exigente, mesmo. Não vou mentir... O ambiente é porreiro e tal, mas as instalações poderiam ser melhorzinhas realmente. Fora isso pronto... Em relação à tua mensagem. Não sei se podes ou não assistir a alguma aula de projecto, mas penso que sim. É uma questão de dares lá um salto. Boa sorte! :)

Link to comment
Share on other sites

ola. Muito obrigada a todos pelas respostas!! Bruno Rosa... Puder eu ate podia. Mas custa me imenso que os meus pai9s gastem tanto dinheiro... GinSoakedBoy pois e verdade... Eu tenho de fazer bem as contas! Nao conheco muito bem Lisboa e tenho de ponderar qual o sitio mais adequado para mim. Dreamer, obrigada! anamatias.net muito obrigada pelas resposta. Bem.. ficar isenta de propinas durante um ano ja nao era nada mau... melhor do que nada! lol Eu enviei um email para a universidade a perguntar se podia ir la assistir mas ainda nao me responderam... Estou a espera!!

Link to comment
Share on other sites

ola. Muito obrigada a todos pelas respostas!!
Bruno Rosa... Puder eu ate podia. Mas custa me imenso que os meus pai9s gastem tanto dinheiro...
GinSoakedBoy pois e verdade... Eu tenho de fazer bem as contas! Nao conheco muito bem Lisboa e tenho de ponderar qual o sitio mais adequado para mim.
Dreamer, obrigada!
anamatias.net muito obrigada pelas resposta. Bem.. ficar isenta de propinas durante um ano ja nao era nada mau... melhor do que nada! lol Eu enviei um email para a universidade a perguntar se podia ir la assistir mas ainda nao me responderam... Estou a espera!!




so eu é que nao tive agradecimentos :) lolol brincadeirinha. escolhas o que escolheres, espero que gostes e que seja realmente aquilo que esperas que seja :)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Não faças isso! Não vás para arquitectura! Vai para informática que dá mais dinheiro, ou para design que tens resultados mais rápidos, ou para gestão que tem mais procura. Ainda por cima está tudo viciado. Não cometas esse erro, vai para outro curso. A não ser que te tenhas apaixonado de tal forma que não te imagines a fazer mais nada que não seja arquitectura, ainda que isso implique pagares para trabalhar 16 horas por dia. Se for esse o caso, força, atira-te de cabeça! Não interessa a escola, interessa a tua vontade e dedicação, interessa o teu interesse e a tua busca pelo conhecimento. Vais cuspir sangue, boa sorte! (justificação do drama: fiz uma directa a trabalhar para entregar 2 concursos, depois dormi 4 horas e agora são quase 3 da manhã e estou a preparar trabalho para uma reunião às 9h30.)

Link to comment
Share on other sites

obrigada kandinsky!

bruta... assim fico assustada!! lol



no pain,no gain!Mas se desfrutares cada traço que desenhares vais sentir-t beeem!Isto acaba por ser um jogo de lógica. Tens de ter sensibilidade para "beberes" aquilo q é bom de cada disciplina, tens de saber reagir a qualquer estímulo, tens de "ouvir" as lições dos mestres de tempos q talvez n sejam nossos...para saber ver a arquitectura...pq depois de te formares este teu sentido vai ser o farol em muitos dias de nevoeiro...Quando a tua realidade ficar despojada de faro utópico, quando nos deixamos levar por este sistema tecnocrata, são os valores, a ser incutidos na academia, que te vão acordar.
mas é boooooom ser arquitecto!Não ganhas muito dinheiro, ganhas olheiras, mas vale a pena ver aquilo q concebeste a ser erigido e um dia habitado (ou não...depende do que for). Sentir a arrebatação duma vista provocada por um vão...uma luz subtil a iluminar uma sala de estar...and so on. :)
Link to comment
Share on other sites

ola Pd_M2. muitissimo obrigada pelo comentario. na verdade, quero mesmo ser arquitecta. O meu problema nao sao as olheiras nem as noites mal dormidas. o problema e mesmo o dinheiro que vou ter que gastar no curso, pois tenho de ir para a privada. como nao gosto muito que gastem dinheiro comigo, fico desiludida por fazer os meus pais gastarem tanto dinheiro. talvez seja parvoice minha, mas enfim... cada maluco com a sua pancada! lol hum acho que deve ser muito bonito, ao passear pela cidade, encontrar uma obra nossa, que ja fez parte do nosso interior, foi um mero pensamento que se transformou em realidade. isto e o que suponho... nao passam de suposicoes! lol

Link to comment
Share on other sites

todos nos esperamos um dia passar na rua e ver...qualquer coisa pensada por nos, de pé (digo qualquer coisa, porque seja habitação, um cafezito, um marco do correio...ao fim ao cabo fomos nos que o pensamos e desenhamos e isso tem muito valor) AnaS percebo o teu desalento, a tua frustração em ires para uma privada. nao te queres sentir como "um extra cargo" com uma "extra mensalidade".. comigo aconteceu exactamente o mesmo, mas com uma dupla frustração: ter entrado na FA-UTL e ter sido a minha mae a 1ª a dizer-me para ir para a lusíada....e eu, tao bem mandada que era na altura, fui, sem saber muito bem o que me esperava! se tou arrependida? bom...em certas alturas sim, noutras nao. é certo que por vezes dou por mim a pensar "que raio estou eu aqui a fazer, a aturar isto?" mas tal como eu li por aqui algures, se fores boa, és boa em qualquer lugar..... no que me diz respeito, não é que eu seja excelente, mas até agora nao me posso queixar e pelo que vejo de colegas mais avançados, propostas de trabalho para este pessoal da lusiada do porto, não é problema de maior...tens de te esforçar, claro! mas isso tens de o fazer em todo o lado... :)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

exacto mondrian. os meus pais tambem dizem para eu ir para a lusiada ou para a lusofona. mas a mim custa me... vou tentar ter boa nota no exame de geometria, que e prova de ingresso... pode ser que ainda consiga na publica.

Link to comment
Share on other sites

exacto mondrian. os meus pais tambem dizem para eu ir para a lusiada ou para a lusofona. mas a mim custa me... vou tentar ter boa nota no exame de geometria, que e prova de ingresso... pode ser que ainda consiga na publica.


AnaS: tu com média de 16 e um 19 a geometria(que é bem verosímel conseguir) entras na Universidade do Minho, em Guimarães, por exemplo, e com alguma sorte entras na FAUP.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Pd_M2 é vrdd que a AnaS com média de 16 pode ir para a Universidade do Minho, mas o problema é k ela vai pagar bem à mesma!!! Depois estás longe dos pais, dos amigos, vais para uma casa onde tens k pagar uma renda, tens de pagar a alimentação e parecendo que não ficas a gastar muito mais do que 300 euros por mês!!! Estou a acabar o meu 1º ano de Arquitectura na Lusíada e não trocava a minha universidade por outra!!!! Tou sempre a ouvir as minhas amigas da UAL a dizer que a Lusíada é muito pior a nível de instalações, mas eu acho que saímos muito mais bem preparados porque temos grandes professores. Amanhã tenho entrega para a frequência de Arquitectura, tenho uma maqueta de 1,60m de comprimento por 0,60m de altura, escala 1/50 que já esta totalmente acabada. Ainda me faltam fazer 3 plantas e 2 cortes longitudinais, mais uns desenhos de interiores e acabo tudo. As minhas frequências acabam dia 9 de Julho e na semana seguinte começo a trabalhar no gabinete de arquitectur do Gonçalo Byrne onde trabalharei das 9h às 17h durante 1 mês inteiro e durante a noite irei tirar um curso de ArchiCad. Resumindo, não faças os teus pais gastarem dinheiro para nada!!! Vê se é mesmo para arquitectura k keres ir, é um curso que dá realmente muito trabalho.

Link to comment
Share on other sites

Arquitectura dá trabalho, não sei, fiz duas/três directas em 5 anos, não entreguei grande parte das maquetes exigidas e nem por isso, acabei com uma média baixa...há é verdade. A média não interessa para nada cá fora, o Portfólio sim, portanto tudo se resume a uma coisa, por mais trabalho que tenhas ou não, ou és boa ou não és. E depois falta a questão técnica, a experiência que se vai ganhando após a escola é de capital importância, aí começa a formação, que em Arquitectura é vasta e só se domina ao fim de muitos anos.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.