Jump to content
Arquitectura.pt

Univ Lusiada -----> ESAP ?

galogon

Recommended Posts

• Replies 57
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

De uma semana a 15 dias é o chamado 'canto de galo'... :) Com dizia um prof meu, é maquete com uma mão, rigorosos com outra e fotocopias para o resto das cadeiras nos pés! São todos uns heróis... na teoria, depois na prática já mais é problemático :s

Boas, agradeço desde já os vossos comentários sobre o assunto. Tenho vindo a mudar de opinião quanto à Lusíada, e a hipótese de mudar para o porto é cada vez mais remota.

Galogon , tb estou na Lusiada, e até agora, a única critica que faço, é toda a burocracia e a qualidade de "empresa" ..no lugar de "universidade".
Quanto ao ensino, não tenho nada contra, plo contrário. Vim para a Lusiada a pensar que era "fraca" no que toca a ensinar a arquitectura, nos seus ramos diversos, e até agora apercebi-me que está muito ao nível da FAUP ou da FAUL, pois investe bastante na fase conceptual, oue considero fundamental na elaboração de obras de arquitectura.
Temos algo que frequento muito e que, apesar das condições de trabalho não serem as melhores, o "espaço lusiada" é um abrigo para muitas noitadas (maioria d vespera de entrega :) ) .
Já agora, quem é o teu prof?

Concordo plenamente, a lusíada tem de facto um elevado grau de ensino. Os profs são excelentes, disso não me queixo (exceptuando o Sempre_Agradável_(notem a ironia)_Prof_Historia, Luís Manuel Teixeira), penso que a faculdade em si peca apenas pela burocracia, pela fraca gestão e qualidade da 'direcção' e por alguma 'falta de condições', de trabalho - são muitos alunos e pouco espaço (ah e é triste que a licenciatura de arquitectura, considerada a mais importante da faculdade, é a que tem condições de trabalho mais fracas).

Outro assunto que me preocupa é toda a questão de 'conceito'. Gosto, e acho importante o desenvolvimento de uma fase conceptual mais elaborada num projecto de arquitectura, no entanto preocupa-me que alguns arquitectos com quem tive a oportunidade de falar, e mesmo alguns profs da faculdade (de 2º ano ou +), sejam da opinião de que o conceito é dispensável, e que tudo isso não passa de uma 'grande treta'. É perfeitamente discutível, e a história de 'ser um arquitecto ou ser o arquitecto', associada ao fazer ou não uma fase conceptual prévia, é muito relativa, até porque arquitectos consagrados, como Frank O. Gehry ou Steven Holl, em alguns artigos admitiram mesmo que a fase conceptual por vezes surge como um complemento secundário, feito posteriormente à conclusão do projecto - contrariamente aquilo que nos é instruído. Tudo isto leva-me a pensar, se não será tempo perdido? (btw isto dava um novo tópico =P)

O mítico Espaço Lusíada é isso mesmo :s Grandes noitadas e bons momentos passados la dentro, embora esteja temporariamente cansado do espaço em si, obviamente por causa do nosso último projecto de intervenção lá dentro. -_-'
Ah, e a minha prof é a Arqt.ª Lígia Félix da Costa, tanto excelente professora como pessoa :happy:
Fikem bem :p

(exceptuando o Sempre_Agradável_(notem a ironia)_Prof_Historia, Luís Manuel Teixeira), Ah, e a minha prof é a Arqt.ª Lígia Félix da Costa, tanto excelente professora como pessoa :happy:
Fikem bem :s

Pois, quanto ao prof de historia de arte, já ia gaguejar e repetir os seus "a...." pra outro sitio. desde este 2º semestre ainda so fui no máx a 3 aulas dele.
não consigo la estar, não percebo nada... nunca tive hist d arte na minha vida, mas os livros e resumos de outrém resolvem sempre :)
quanto ao conceito, tembém já não sei o que pensar. Acredito que é graças ao conceito que um arquitecto consegue definir uma linha e segui-la até ao fim do projecto, sem se desviar muito do propósito esbelecido inicialmente. no entanto até que ponto é que todas estas doses de cavalo nos vão ajudar plenamente no futuro. Por agora convem ir bebendo toda a informação acerca do dito cujo, e então no fim do curso, e na vida profissional, tiraremo as nossas conclusões e tiraremos partido ou não dele.
(a prof. Ligia vai mtas vezes as minhas aulas de arquitecura. é mt porreira e de bom humor)

ai o trabalho dos contentores....pois.. então o local de intervenção ainda melhor.. :tired: por falar no belo do trabalho...estou neste momento de volta das plantas do mesmo (melhoria). é o meu pesadelo: plantas, cortes, .. feitas cm regua, esquadro, tinta da china..etc:horrible: enfim tem que ser! :icon_blink:

nao é só no 1º ano...plo menos até agora tem sido no 1º, 2º, 3º e 4º ano...tenho uma amiga minha que foi minha colega de secundário e que foi para a lusíada de lisboa. é bastante comum trocarmos ideias e informações sobre as duas faculdades (ainda mais agora que descobrimos que o professor de história do 4ºano é o mesmo..eh eh eh) e noto que os exercícios proposto na cadeira de projecto sao sempre "mais fraquinhos" que os exercícios do porto.... :tired:

margarida duarte

pois, posso dizer que, no 1º ano, não fizemos nenhum projecto em concreto. Procedemos à requalificação de 2 espaços. Um exterior e um interior. Fora isso, não posso dizer que tenhamos feito algo que se assemelha-se a um projecto na integra, ao real. No entanto, bem sei que ateliers conhecidos reconhecem com grande valor os alunos provenientes da lusiada lx. Se é melhor ou pior que a do porto, ou com outras univ. não sei. É muito ambíguo esta questão, pois como é costume dizer-se, "quem é bom, é bom":D

• 1 month later...
  • 2 weeks later...

Boas.. Asimplemind via em ti uma pessoa bastante interessente,participas bastante neste forum e tens uma posiçao prioveligiada na sua organização e tens contribuido com opiniões bastante interessantes.Dizer que a Esap é uma ***** deixou-me digamos desiludido.. As condições não sao as melhores..é verdade...mas se aquela escola existe é com os alunos que com a cooperativa, a CESAP, mantêm d pé toda a estrutura. a Esap para quem não sabe é gerida como uma cooperativa, não tendo fins lucrativos (e isto já diz muita coisa)..e acredita que quando escolhi a faculdade como aconteceu contigo de certeza tiveste d lá entrar e decerto que verificaste as condições lá existentes. E o que é que eu procurei? um bom ensino...no final de contas eu estou-me nas tintas se tenho de trabalhar em cima de uma mesa que tem riscos por todo o lado ou numa mesa como se tivesse sido acabada de comprar, estou-me nas tintas se o cartão sa escola é em cartão de papel ou se é electrónico (como o é agora), estou-me nas tintas se em vez de ter cacifos ao lado das paredes, tenho um vaso com uma planta ja murcha...o que procurei mesmo foi uma boa qualidade de ensino com professores bastante interactivos que ajudassem na nossa preparação para a profissão de arquitectura . E chego a este momento e sinto-me feliz pela escolha e recebi mais do que aquilo que esperei. E não queria entrar em comparação com outras universidades porque não acho correcto, mas se escolhi a ESAP, foi com base em comparações com outras universidades e se estou lá é por alguma razão. Os professores são excelentes... aproximam-se de cada aluno sem receios de quebrar a gelida relação que sempre tive até ao 12ºano entre aluno- professor, e tenho aprendido bastante...mais do que isso...tenho aprendido a gostar de arquitectura. Foi então com o comentário do Asimplemind que me despertou esta vontade de defender a faculdade que na MINHA opinião nada tem a ver com as palavras proferidas. Cumprimentos

Underground: o que disse nao é para levar à letra. É simplesmente um comentário e é a MINHA opinião sobre a escola conhecendo os seus meandros após estar lá 5 anos e de ter estabelecido diversas relações com alunos, funcionários e professores. A questão de que a cooperativa é sem fins lucrativos, como tudo em teoria isso é válido, na pratica........ Não quero entrar por aí. Sempre gostei de estudar na ESAP, nunca tive problemas com professores (se calhar com alguns tive...) mas regra geral tem um ensino bastante positivo ao nível PORTUGUES. Advém da extinta escola do porto. Em relação ao ensino não tenho nada contra, não sei se em mais alguma faculdade aqui no Porto teria sido educado para arquitectura da maneira que fui na ESAP, porque a questão não é ter muito ou pouco trabalho, é chegares ao fim do curso e teres uma posição crítica sobre arquitectura, um discurso interessante e coerente e acima de tudo que sejas capaz de transmitir isso através da tua própria obra. Agora quanto à organização, funcionamento, etc sobre a escola ... isso é melhor nem falar... Mas também aproveito para dizer, se cada aluno de arquitectura paga aquilo que paga e temos as condições que temos é de ficar a pensar para onde vai o dinheiro. Já deste uma volta pela escola e entraste nas oficinas dos outros cursos? Já foste a alguma Assembleia Geral para veres o que é que aqueles que gerem e dirigem a escola realmente são? Mas respeito a tua opinião. Somos também nós que temos de dar nome e andar com a escola para a frente e disso estou tranquilo por já ter participado em iniciativas da escola, por me ter organizado com outras pessoas e nos termos candidatado à associação só para obrigar a actual associação (que de caminho conseguem bater o recorde do Valentim Loureiro) a fazer algo que não seja estar sentado a apanhar sol...

As outras oficinas também não poderiam ter melhores condições até porque quem financia a manutenção da universidade e a razão de ela ainda existir é a existência do próprio curso de Arquitectura.
E compreendo quando dizes que pagamos para ter condições de trabalho também, mas quando alguém se inscreve na Esap acho k procura valores muito mais altos do que condições que possam existir.
E quando falas do dinheiro e perguntas para onde vão tens de ter a noção que manter dois edifícios daqueles na zona histórica do Porto tem gastos bastante elevados. É por isso que outras universidades procuram as periferias à excepção de uma outra... mas também não imaginaria a ESAP noutro local que não fosse aquele, já faz parte dela...
E compreendo a tua opinião, sei que era mt bom haver melhores condições, mas acho que exageraste na maneira como expressaste a tua opinião sobre a ESAP

Quando falei nos dinheiros nao me estava a referir ao curso de arquitectura. Repara nas oficinas de fotografia, nas de serigrafia e compara por exemplo com o nosso belo centro de informática com uma plotter de estimação e outra mini plotter que nao serve para praticamente nada. Já para não falar dos preços praticados na escola para as impressões que chegam a ser mais altos que em casas da especialidade que lucram com isso. São os alunos de arquitectura que sustentam os 7 cursos da ESAP! e por acaso são os de arquitectura que têm o pior material. Não se admite nas aulas de projecto termos mesas da escola primária quando temos de trabalhar com folhas em grande formato. Não se admite isto quando tens 4 laboratórios de fotografia equipados com o melhor que há de material, com reveladores, ampliadores, luzes, ... Para utilizarem no máximo 30 alunos do curso de fotografia. É cooperador da CESAP? Eu, enquanto cooperador não admito que isto aconteça, enquanto cooperador acho absolutamente incrivel que o curso que tem quase 70% dos alunos da escola seja o mais prejudicado em termos de decisoes da direcção da cooperativa. Não admito que por causa de um voto de uma empregada da limpeza o curso de arquitectura vá passar para 5 anos em vez dos 6 anos que actualmente tem! Começa a ir às assembleias gerais da CESAP e vais começar a ver realmente aquilo que se passa por dentro da escola. Enquanto aluno prezo bastante o ambiente que sempre tive com professores e especialmente com colegas! Desde o primeiro ano que tenho um grupo de amigos que são bastante unidos, que nos entre-ajudamos e isso é do mais valioso que há naquela escola! Agora enquanto estudante de arquitectura que conhece a ESAP e conhece minimamente a Lusíada do Porto (para voltarmos ao tópico) se é para recomendar uma das duas eu nem hesito! Por muito más condições que tenhamos, é a melhor localização que uma escola de arquitectura poderia ter no Porto, consegue ter bons professores tanto de projecto como de teoria e tem a história que tem.

sim sou cooperador mas como me inscrevi so este ano, só aceitam para o ano lectivo seguinte. quanto às assembleias ainda não posso comentar, e isso do curso passar a 5 anos também sou kontra km kker pessoa k saiba o k ta faxer em arquitectura, mas os 5 anos passam-se em todas as universidades que aceitarem o tratado de bolonha por isso essa questão nem poderia entrar em termos comparativos...

mas claro que essa questão interessa discutir! Para quê que serve Bolonha?! A ideologia de ensino promovida através do tratado de Bolonha em nada se identifica com o ensino da Arquitectura! Por alguma razão a FAUP ainda continua na deles a aguentar o barco perante o assunto. Não faz sentido nenhum tornar um curso que mesmo em 6 anos pouco se aprende, condensando-o em 5 com uma vertente teórica bastante maior, equiparando o curso de arquitectura a um curso de medicina por exemplo. A ESAP se tivesse recusado a proposta do ministério como fez a FAUP tornava-se a ÚNICA escola privada de arquitectura a ter um curso de 6 anos equivalente ao da FAUP, fazendo com que as pessoas que realmente tivessem interesse em tirar um curso de arquitectura diferente de todas as outras privadas fossem para a ESAP. Assim a ESAP está igual a qualquer outra das dezenas de privadas com arquitectura no país. Tanto faz uma como outra, a que tiver a mensalidade mais barata é a melhor. E agora vamos pensar um bocado, há 20 anos atrás a natalidade começou a descer em flecha. Este ano já se registou uma quebra enorme de novos alunos no 1º ano. Como é que a ESAP quer manter um número de alunos constantes se cada ano irá haver menos alunos a entrar e se ainda por cima se está a equiparar a qualquer outra privada do país?! Estas questões foram fortemente discutidas em várias assembleias!!!!! Sabes o que a direcção respondeu?! nada. Não têm resposta!!! E a propósito da compra do novo edifício a questão é a mesma. Temos o palácio de belomonte em condições miseráveis. É um edifício que faz parte do património mundial da UNESCO e está num estado de degradação extremo. Mas foi aprovado numa assembleia por força da direcção a aquisição de um novo edifício para transferir os gabinetes das direcções para lá!! Há mais ridículo que isto?! E numa casa de arquitectos, não há um arquitecto capaz de fazer uma reabilitação DECENTE dos edifícios da escola?! Andamos por fracções a pôr máscaras onde interessa. A colocar madeiras novas desde a entrada até à secretaria para cativar os futuros alunos porque eles não sobem para além da secretaria. Temos uma biblioteca que é uma miséria! Quando eu entrei sabes onde era a biblioteca? Era no edifício do infante, e era uma salinha minúscula. Aquilo que é hoje é praticamente o mesmo que era até então mas com mais uns metros quadrados. Não há investimento da escola nos livros! Em vez disso andam os directores de cursos a fazerem viagens à custa das mensalidades para visitar as faculdades do erasmus numa de "divulgar a escola" quando afinal está tudo na mesma! A escola faz 25 anos. Houve algum evento para celebrar esta data?! NADA. houve uma fantochada durante umas semanas com umas actividades. Houve algo de arquitectura? NADA. No ano em que entrei na escola esta fazia os seus 20 anos (a direcção era outra) fizeram uma exposição enorme durante 1 mes no mercado ferreira borges com trabalhos de todos os anos, com uma visibilidade enorme para a cidade. Editaram um catálogo com os trabalhos. E nos 25 anos? fazem uma exposição de projectos de professores de arquitectura que se tivessem vergonha nem expunham! A ESAP nasceu da discórdia e da acção de pessoas empenhadas em desenvolver uma instituíção que tivesse uma interacção na cidade. O sítio onde está nao poderia ser melhor. À semelhança da bauhaus surgiu a esap há 25 anos atrás. Hoje não é nada do que era há 25 anos atrás! Fala com professores que foram lá alunos, fala com a Fernanda, irás perceber o que é que falta para manter aquele espírito de escola que tanto TU como EU prezamos...

Eu compreendo as tuas razoes e é normal ficar resignado com tudo o que se vai vendo passar. so para deixar para traz aquilo que comecei por desenvolver, foi mesmo por achar q a palavra q caracterizaste a esap foi demasiado negativa para o que se passa embora talvez depois do que tenhas dito aceita as tuas razoes... e voltando então às ultimas mensagens que até se tornam mais importantes de discutir do que em relação ao ser a ESAP melhor ou não que a Lusiada é mesmo não só o que passa com a ESAP que sempre se distinguiu das outras universidades pelo seu ensino e que agora parece-me bastante pressionada a seguir um rumo que todos (ou quase todos) estao a seguir. e quando disseste que o numero de inscrições têm vindo a diminuir também é verdade que isso se caba por traduzir num medo generalizado da direcção de perder o comboio e por conseguinte perder alunos. Mas o que me irrita e que passa fundamentalmente em quase toda a sociedade é que toda a gente acha que ta tudo mal, mas ninguém é capaz de fazer melhor. ou até é!! e em arquitectura adquire-se muito uma preocupação sociológica e é nesta parte que nós devemos ser interventivos de modo a não deixar que certas pessoas bem habituadas a cadeira do poder façam o que lhes aptece. e sendo a ESAP uma cooperativa porque não um dia uma direcção com alunos e professores, e não como tem vindo a ser feita só com listas de professores a concorrer, e como consequência a ganharem? eu acredito que todos os alunos que frequentem o curso de arquitectura na ESAP exijam melhores condições, mas se formos a perguntar o que cada um fez por isso, nada, n fizeram nada a não ser ao chegar ao fim do mês e os pais pagarem as mensalidades... e se n numa altura que a universidade da Escola Superiores das Artes do Porto se une a todos os outros, quando sempre foi uma escola de percurso alternativo que se distinguia pela diferenciação com um ensino com qualidade elevada, nós alunos é que tamos a perder, e entao devemos nós lutar pela nossa aprendizagem e não aceitar tudo de forma irracional. não sei..talves não passe de um apelo a surdos e mudos, mas a minha resignação não passa pelas condiçoes, passa sim mais pela qualidade de ensino que pode vir a ser posta em causa.

• 1 year later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.