Jump to content
Arquitectura.pt


Novo grafismo do Público


JVS

O que é que acha do novo grafismo do Público?  

15 members have voted

  1. 1. O que é que acha do novo grafismo do Público?

    • Péssima
      4
    • Má
      1
    • Razoável
      6
    • Boa
      3
    • Excelente
      1


Recommended Posts

Vou escrever uma carta ao provedor a criticar toda a Revolução Gráfico-Jornalistica que fizeram ao Jornal. Na minha opinião destruíram o jornal e por isso estou a pensar em terminar com uma tradição. Deixar de comprar o Jornal todos os domingos.

Link to comment
Share on other sites

Devo confessar que esperava mais. O grafismo do Público (jornal) parece-me bastante bom, mas como não o leio não sei quanto ao seu interior ou magazines. Quanto ao novo logótipo, confesso que o vermelho não me apaixona, nem o texto na vertical dentro do "P". Mas pensar que o redesign pode, ao olhar do público destruir um jornal, empresa ou instituição, assusta bastante quem está na área. Não aprecio a nova imagem, mas daí a destruir todo o jornal, penso ser um exagero.

Link to comment
Share on other sites

cada caso é um caso. O Jornal de Notícias já mudou de aspecto 3 vezes desde que me lembro de o "ver" (fora as outras antes de eu tomar nota) e continua a ser líder de mercado, com tendência a subir. As coisas têm de ser é bem feitas... é uma opção manter ou não o aspecto, dependente também do peso que esse aspecto tem junto das pessoas. A coca-cola é um caso clássico. Não me parece que o Público vá ver afectadas as suas vendas pelo seu novo aspecto. Eu não leio regularmente o Público porque de facto não sou grande aficcionado do jornal, não pelo aspecto que tem. O design anterior era do Henrique Cayatte, o novo também é dele?

Link to comment
Share on other sites

O design anterior era do Henrique Cayatte, o novo também é dele?


Sinceramente não sei se a reformulação anterior a esta foi feita pelo Henrique Cayatte, porque ela deixou o jornal em 2000. Por isso esta não foi de certeza...

Acho que a mudança drástica feita no logotipo não é favoravel, realmente, como foi antes dito, quebra com o historial do jornal. O antigo logo era bastante mais elegante e na minha opinião, representava melhor o público alvo do jornal.

Se vai perder mercado ou não, só o futuro o dirá...
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Tal como me disse uma futura disigner, numa conversa sobre este tema, acredito que a mudança mais drática, no logotipo, tenha alguma relação com uma campanha que anda a ser feita para promover os produtos nacionais (COmpro o que é nosso)... o "P" dentro de uma folha (creio eu) é associavel ao "P" do Público... e identificável com o "P" de "P"ortugal...

...puxar ao nacionalismo?...
...colar-se a uma campanha em curso?...

Imagem colocada Imagem colocada

...ficam as questões...

Já agora, essa questão dos despedimentos por maus resultados é algo estranha... especialmente por horas antes do despedimento colectivo, a administração ter dado os parabéns a todos por terem conquistado mais um prémio internacional com uma das capas...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

penso que acima de tudo aquilo que estraga o grafismo foi o novo esquema de cores e a modificação do logotipo... Penso que estas duas coisas deveriam ser sempre mantidas até por forma a manter a imagem de marca. A primeira vez que vi o publico com o novo grafismo passou-me ao lado porque pensei que se tratava de um jornal desportivo estilo record ou bola... Pelas cores. Para mim um dos melhores jornais que mantém a sua imagem é o "The new york times" que já se tornou um icone através do seu logotipo com as letras goticas. Estes sabem gerir a sua imagem. Mas para mim o JN foi pior, mudou ao estilo do Le monde mas foi demasiado cópia do outro. No entanto em termos de organização do jornal penso que até está melhor, mais legível.

Link to comment
Share on other sites

Realmente o Times é uma referência em grafismo jornalístico, mas, ao contrário dos periódicos nacionais, o Times não precisa de inovação. Tem uma imagem a defender, não fosse este a origem do tipo de letra mais usado - Times New Roman. É uma imagem que tem que se manter, a não ser que surja uma situação excepcional que justifique uma solução radical. Acho que o Público simplesmente se quer enquadrar na evolução da sociedade da imagem em que nos encontramos, deu um passo em frente. Talvez tenha sido um passo demasiado grande, mas a verdade é que o efeito Taveira (não interessa que falem bem ou mal, desde que falem) já proporciona muita publicidade à borla. :)

Link to comment
Share on other sites

Bem o Times mudou há pouco completamente de imagem. O simbolo é verde e já não usa Times New Roman como fonte :).

Se te referes ao New York Times ou a Time Magazine, todos eles mudaram a imagem o ano passado. Como vês todos precisam de fortalecer a marca. O único que parece manter uma imagem mais tradicional foi o New York Times, mas mesmo esse mudou ligeiramente a imagem.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.