Jump to content
Arquitectura.pt


Archi ou revit


ninobino

Recommended Posts

Epá tenho andado com um osso entalado na garganta, pois tenho defendido o revit afincadamente a quem me diz que o archicad é muito melhor, que tem mais acessórios para inserção, etc..., e francamente já nao sei o que hei de pensar, será que algum me pode dar uma luzita.....!!!!:) ninobino:icon_pistoles:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Alguem sabe me dizer se no Revit dá pra fazer cobertura com forma de telha?? Pois no autocad isso é possivel...e existe processo mais fácil com aplicativos arqui e active que faz várias tipos de telhas e ainda é possivel criar o perfil a adoptar Cumpr:)

Link to comment
Share on other sites

Epá isso é porreiro, e como é que se faz. É que eu tenho andado a completar os meus projectos no autocad, para depois poder passa-los para o 3ds, assim poderia levá-los directamente do revit para o 3ds, daria para poupar imenso trabalho desta maneira.

Link to comment
Share on other sites

Pode-se fazer telhas criando uma familia que depois se vai repetindo... De todas as maneiras, tenho usado Mass para fazer algumns componentes dos meus projectos. Ao contrario do que se aconcelha, dizem que nao se deve usar mass para criar componentes finais para os projectos, mas eu uso! e da geito. Fiz umas fachadas com tiras que giram sobre um eixo (estilo estores) e usei mass para o fazer...

Link to comment
Share on other sites

Outra coisinha: com o novo Revit Architecture 2008 é fácil ocultar elementos e fazer com que não apareçam mais.. isto porque quem criava mass para estudos volumetricos e depois queria desligar essas formas, tudo o que fosse mass desaparecia. Por outro lado quem fizesse desligar qualquer elemento (pelo comando hide) depois quando ia a impressão eles acabam por aparecer, a não ser que fossem desligados através das propriedades de visualização. Isto para explicar como o uso de mass passou a ser viável para introduzir elementos ao projecto...

Link to comment
Share on other sites

Bruno, isso não é tanto assim... Eu usava mass como complemento de desenho, mas passei a usar o component, com o create in place. Assim dás uma categoria (familia) ao objecto, depois é só controlar nas visibilidades. Quando se usa mass, por defeito desligado nas visibilidades, podes activar aí para se verem nos desenhos que pretendas, inclusivamente na impressão.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

E não deves usar massas. Deves usar in-place families que te permitem fazer a mesma coisa, mas categorizar devidamente. Então dá geito para quê??? As coisas que tu fizeste deveriam ser feitas numa in-place family da categoria doors ou walls (como preferires) numa subcategoria do tipo paineis pivotantes (facilmente criável) e depois seria possivel melhorar a visibilidade do elemento através das categorias ou "layers" do revit. Para quem tem um site de tutoriais e aconselhamento é bom que corrijas isso sob pena de estares a "enganar" novatos que não percebem que uma coisa são massas e outra coisa são familias locais ou in-place family. Cuidado com isso. É de louvar o teu site e o teu esforço em colocares videos, mas se queres ter sucesso deves fazer as coisas como deve ser. Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

Eu no site não referi nada disto aqui, porque sei que não é o melhor..
Mas o projecto foi feito com mass .. e ta feito ... e imprimido e avaliado. Sem problemas.

O conceito do revit para totos não é formar utilizadores de revit numa base de curso de revit ou formação especializada, é apenas mostrar como se deve fazer, ou melhor, como eu aprendi.

Eu aprendo, e o que aprendi vou colocando no site, ou peço para quem saiba me ajudar, para eu aprender.

De todas as maneiras, já uso in-place families.

Espero que os meus próximos projectos tragam-me mais duvidas para transformar em vídeo e posteriormente colocar on-line... se tiver tempo...

Agora estou de férias, actualização só la para Outubro :D

Obrigado a todos pelos 233 registos, e pelo feedback

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Mas pelos vistos o "como se deve fazer" não é igual ao "como tu aprendeste". Exemplo claro é este das massas. Já o disse e repito. As massas são objectos de estudo volumétrico e quantitativo de um projecto, massas essas que depois são "transformadas" e trabalhadas com elementos arquitectónicos...

Para fazer todo e qualquer objecto, ainda que possa ser uma parede ou uma cobertura esquisita devem ser utilizadas in-place families (menu moddeling -> create in-place) que depois são categorizadas de acordo com o tipo de familia que se pretende logo ao inicio...

Mas já nos estamos a afastar do assunto do tópico. Respondendo claramente à questão principal - revit ou archicad - já existem vários tópicos com alguns detlhes a esse respeito. Agora é uma questão de tu tomares uma decisão. Já que a escolha de um software é semelhante à escolha de um carro: vêm-se as caracteristicas, a velocidade, qual é mais bonitinho e económico, faz-se un«m test drive e compra-se. Aqui é a mesma coisa. Vês as criticas feitas a cada um deles. Depois experimentas, nem que seja por 1h cada um deles. Nem precisas de fazer qualquer tutorial. Tenta fazer qualquer coisa e vê em qual dels te sentiste mais à vontade. Se tiveres tempo faz um guia de iniciação rápida, geralmente são tutoriais rápidos que iniciam o pessoal no revit. Deves perder praí umas 2h com cada programa. Depende da tua velocidade.

Vez trabalhos feitos em ambos os programas. Pesas os prós e contras de cada um e procuras ter descernimento para perceber qual está em condições para evoluir mais no futuro. Depois de uma consciencialização destes factores compras. É simples. Se quiseres fazes o download das versões demo de cada um deles e experimentas, e mesmo antes de comprares procura estar já bem formado no que vais comprar, ou seja, se possivel, perde tempo a aprender o programa à séria antes de entrares nele. Este é apenas um conselho, já que muito começam logo de cabeça, mas depois correm o risco de ir por caminhos não muito próprios fugindo dos resultados que se pretendem (veja-se novamente o exemplo do Bruno Rosa - não quer dizer que ele ainda faça as coisas mal - atenção). Ainda que sirva para o efeito, não é a forma correcta de se fazer e poderá fazer com que não se atinja o que se quer...

Ficam aqui os links necessários à tua pesquisa...

www.revitpt.com/forum/index.php?topic=289.0/
www.arquitectura.pt/forum/f79/melhor-software-de-desenho-de-arquitectura-1500.html
www.autodesk.com/revit
www.graphisoft.com

Para que esta resposta nõ te passe o trabalho todo fica a minha opinião... Eu já fui utilizador autocad, para mim o melhor riscador do planeta, serve pra tudo, mas já lá vai o seu tempo para projectos de arquitectura... INsatisfeito migrei para o Archicad, muito bonitinho, pontapés de ferramentas, mais alguns ad-ons comprados à parte, e depois não fazia certas coisas que eu queria. Mas tinha uma biblioteca de objectos fantástica, mas depois pecava em quase tudo o resto, principalmente na representação gráfica dos elementos exigindo muito trabalho 2d adicional.... Apresentaram-me entretanto o revit, e voltei a migrar desta vez pro revit... Na altura tinha acabado de ser comprado pela Autodesk ue viu muito potencial naquilo. Fiquei muito satisfeito e com isto já lá vão 4 anos de utilização revit. Consigo fazer tudo, a representação gráfica fica controlada por mim, ficam alguns pormenores menos conseguidos, principalmente as familias que o acompanham que são muito más. Ainda assim, vou fazendo as minhas familias, a biblioteca vai crescendo, e cada vez menos tenho necessidade de fazer objectos novos...

Por isso a minha escolha é definitivamente o REVIT, disponivel actualmente em 3 versões, cada uma adaptada ao seu segmento de mercado: Revit Architecture, Revit Structure e Revt MEP... Isto quer dizer alguma coisa...

Um abraço e boa escolha...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.