Jump to content

Recommended Posts

Posted

teras de saber que categoria inseres o loteamento para multiplicar a respectiva percentagem ao total. necessitas tb saber o que entra e o que nao entra para esses mesmos calculos. existe um livro da colecção dos livros do regulamento que trata exclusivamente disso e nao é caro (5 euros aprox) e que vai ajudar e bem! é o livro nº 5

margarida duarte

Posted

existe um livro da colecção dos livros do regulamento que trata exclusivamente disso e nao é caro (5 euros aprox) e que vai ajudar e bem! é o livro nº 5

qual colecção? quais livros do regulamento? elucida melhor pf

A tabela de cálculos de honorários não vai ajudar muito para loteamentos urbanos... se não souberes os custos envolvidos para as diversas infra-estruturas envolvidas, quais as que vão ser necessárias e o número de lotes previsível, densidade, etc...

Da minha experiência, temos sempre que fazer um pequeno estudo prévio sobre o levantamento topográfico e as continhas com os indíces previstos....

Posso afirmar que para baixa densidade, habitacional, unifamiliar, poderá rondar o custo de projectos pela ordem dos 600€ lote... mas depende muito da configuração, número de lotes... quanto mais pequeno, mais caro por lote, ou então temos muitos arruamentos para o número de lotes previstos. Outra condicionante, é saber se o loteamento tem ou não obras de urbanização para executar...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

desculpa dizer-te mas o levantamento topografico nao entra no calculo dos honorarios.. o livro neste momento nao te posso dar o nome exacto dele, porque nao estou em casa (só para a proxima semana) mas tal como te disse, é uma reliquia "de bolso" que ajuda e muito para os calculos. faz parte de uma colecçao de livros brancos e azuis e todos eles sao regulamentos sobre determinada coisa.. este ano para a faculdade tive de comprar o RGEU e o RSCI e tb esse do calculo dos honorarios para a semana dou-te mais informaçao. no entanto posso adiantar que sao da porto editora (se nao me falha a memoria)

margarida duarte

Posted
Desculpar o Quê!...? Claro qu não entra para o cáculo de honorários... é sempre orçamentado à parte, depende das áreas, se ezona urbana ou rural, complexidade da topografia, escala pretendida, etc... consultar tabela da Associação de Topógrafos....
Mas é sempre conveniente, antes de orçamentar, ter um Levantamento topográfico, nem que seja a 1/1000...

Pela descrição, os livro que descreves... realmente são a colecção da Porto editora, que fazem a transcrição da legislação referente a vários temas... Se queres um conselho, compra antes as versões do "Rei dos Livros", que são parcialmente anotadas....

O calculo de honorários tem este titulo/ corresponde a estes diplomas -
“Instruções para o cálculo dos honorários referentes aos projectos de obras públicas”, aprovadas pela portaria de 7 de Fevereiro de 1972, publicada no Suplemento ao Diário do governo, n.35, 2ª série, de 11/02/1972, alteradas pela portaria de 22 de Novembro de 1974, publicada no Diário do Governo, n.º 2, 2ª Série, de 3 de Janeiro de 1975 e Portaria publicada no Diário da República, n.º 53, de 5 de Março de 1986.

PS: Os livros não são nenhuma reliquia... contém a legislação fundamental... qualquer Estudante deve tê-los. Quando estudava, faziam parte da bibliografia obrigatória... e o livro DIREITO DA ARQUITECTURA e URBANISMO... também

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...