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Núcleo para Exposições e Auditório - Horto das Virtudes Porto


thunderneo

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Aqui vai um trabalho desenvolvido nos dois primeiros meses de aulas, durante o início deste ano. Memória descritiva A partir do estudo de um arquitecto e conhecer minimamente o seu estilo “de assinatura” numa proposta apresentada anteriormente, este trabalho desenvolve-se com o intuito de encontrar uma linguagem arquitectónica baseada num arquitecto que nos despertasse curiosidade e revelasse algumas afinidades com o mesmo. O projecto desenvolve-se claramente com influências no modo como Mário Botta trata as suas obras, seja pela forma, o uso das paredes caracteristicamente monumentais, assim como o uso dos materiais. Este projecto de carácter urbano compõe-se de duas ideias fundamentais que percorreram todo o percurso de trabalho e se reflectem na solução final. Ao procurar reforçar o tecido urbano e fazer o uso de formas geométricas simples. Pretende-se com isto que a proposta faça parte da malha urbana seguindo os alinhamentos urbanos... O projecto desenvolve-se em continuidade com as pré-existências, mas através de uma atitude firme e coerente, com o intuito de proporcionar mais qualidade a um pequeno espaço de cidade. O núcleo de exposições e auditório compreende-se em três volumes ligados entre si que advêm de formas geométricas primárias permitindo sublinhar a diferença entre o mundo construído e a natureza. O acesso principal situado a norte da intervenção, um volume cilíndrico é claramente marcado pela forma circular que define o primeiro espaço do equipamento, uma zona de recepção, que se articula com uma pequena livraria e os acessos aos diferentes espaços. No mesmo espaço compreende-se uma comunicação vertical que apresenta o espaço interior de forma fluida e uma relação com a exterior cuidadosamente marcada por um rasgo de luz natural. A serenidade espacial é dos conceitos que se procuram no estudo do interior desde espaços. No exterior a arquitectura procura distinguir-se da natureza através das grandes paredes definidas pelos volumes. O equipamento define-se em dois pisos, definidos pelos limites dos volumes. Assim sendo, seguindo desde o átrio de entrada ou recepção encontramos uma sala de exposições que se articula em dois pisos acessíveis através de um percurso pelas escadas interiores, definindo um espaço desafogado e fluido, que em determinado momento se relaciona com o auditório. As áreas de armazém e oficinas, situam-se num espaço que estabelece um corte com a realidade de espaços públicos do núcleo, enquanto que as zonas de café e instalações sanitárias, articulam-se num segundo piso pensado para as suas funções. A solução de fachada realça as formas geométricas imponentes e as paredes sólidas em betão revestidas a granito, de modo a fazer-se uma distinção deste edifício com os outros presentes neste contexto urbano. O acesso ao jardim é possível através de um percurso que se desenvolve desde a rua, que mostra lentamente toda beleza natural característica das paisagens do Porto à medida que se vai percorrendo esta ligação à procura de novas sensações. Bem, este é o meu primeiro post sobre um trabalho meu... podem criticar à vontade :nervos:

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oiz thunderneo é bom ver mais um trabalho da esap aqui :) tenho algumas questoes a colocar: - para que serve aquele espaço circular no centro do edificio? - acho interessante o semi-circulo exterior que pega na linha do lote mas que depois se solta e permite a entrada, mas nao será esta forma um pouco forçada no contexto em questão? - em termos do espaço interior, não achas que será um pouco ambíguo todo aquele espaço curvo sem divisoes, com o tecto alto e aquela escada curva? Assim como também o tratamento de entradas de luz me parece um pouco desproporcionado em relação ao volume do espaço, porque é que não criaste momentos de excepção tanto em termos de luz como em termos espaciais? - já agora, que prof tens? :p

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Oips asimplemind e viva a esap:P O meu prof é o Semide, dava aulas ao 5º agora passou para o 4º ano. O espaço circular no fundo funciona como um foyer, ou átrio de recepção do equipamento, é um espaço que possui uma certa dimensão, desafogado de modo a que as pessoas que por exemplo acabam de sair do auditório possam viver este espaço sem se "atropelarem umas às outras"... reforçando a ideia de que o Homem, o vazio, a plenitude podem ser expressos através da forma do circulo. O muro que pega na linha do lote serve basicamente como uma continuação volumétrica de modo a tentar reforçar as linhas do tecido urbano, claro que há outras formas de resolver, mas foi esta a solução que adoptei... O espaço curvo sem divisões, não sei se falas novamente no espaço central ou na sala de exposições que parece um semi-circulo. Se for o de exposições, não vejo necessidade de criar divisões, este desenvolve-se em dois pisos com um pé direito de 4,5m, possui pequenas aberturas que acompanham a fachada do edificio e deixam entrar a luz de forma controlada regulada por um vidro fosco próprio para ambientes expositivos de fósseis e minerais. Faltava isto na memória descritiva:P Não procurei grandes aberturas nestes espaços, nem rasgos para a paisagem. Sou daqueles que defendem que a arquitectura deve ser distinta da natureza. De facto este trabalho poderia ter sido desenvolvido mais,mas como sabes no início do ano lectivo é sempre complicado:P

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ok, mas nao me parece que essas aberturas sejam suficientes para permitir uma entrada de luz adequada ao espaço. Porque nao luz zenital? se estas a criar janelas, vai haver momentos em que vai haver luz projectada e para isso colocas vidro fosco para nao haver uma projectaçao directa da luz, mas ao mesmo tempo estas a tapar ainda mais a luz. Penso que neste caso a luz seria um aspecto que deveria ter sido fortemente tratado sob forma de valorizar o espaço e penso que a soluçao das janelas terá sido um pouco "à ultima da hora" na tentativa de resolver os alçados. Ou entao estarei errado :p:) mas como é obvio, esse exercicio do inicio do ano é feito às 3 pancadas e a correr... enfim

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... Claro que a questão dos alçados tambem condicionou um pouco o espaço interior e como é claro poderia ter feito estás aberturas com uma luz controlada de outra forma... Ficaria certamente melhor resolvido com um pouco mais de tempo :icon_pistoles: Obrigadão pelas opiniões. Cumps

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