Jump to content
Arquitectura.pt

[dúvida] - VRAY ou MENTAL RAY

Recommended Posts

Estou a usar o 3d studio max 9 qu vem com o novissimo mental ray. Também gosto especialmente de usar o finaltoon como motor de render no 3ds, mas o vray é a opção para renders até agora. A critica diz que o mental ray do 3d studio e por sua vez da autodesk é melhor que o v-ray. A questão é, para os entendidos na matéria, qual o melhor e em que situações usar um ou outro... Thks

Pela minha pequena experiencia, acho o mental ray muito complicado para se obter bons resultados e sempre ter preferido o Brazil (quando tenho tempo a perder com renderizações e por ser o unico a usar HDRI até á altura) ou o default scanline em detrimento do primeiro. Aquando da descoberta do vray foi amor á primeira vista e a utlima versao (1.5) consegues obter muito bons resultados (renders exteriores) com uma facilidade imensa e com uma muito pouca utilização de recursos. Sinceramente até ando meio á nora com o que tenho feito com um 'pc'zinho' :) Mas como tenho dito, não existe nenhum software melhor que o outro, existe unica e simplesmente o que consegues fazer com ele! :p Se consegues obter bons resultados com o vray não te aventures nem percas tempo a tentar explorar outros renderizadores, tenta é explorar ao maximo o vray de modo a melhorares os teus renders.

Experimentei o Mental Ray, o Default Scanline Render e finalmente o V-Ray, o Mental Ray, é um bom renderizador de Filmes, mas em termos de rapidez, sentido de realidade, nunca obti resultados tão bons como obtenho no V - Ray. O mental Ray apresenta problemas com os RPC, entre outros plugins conhecidos... Quanto à utilização de recursos no V- Ray, ando a cinco dias para fazer um render de interiores assaz em pormenores, tenho 9 gigas de espaço no disco, 1Gb de ram e 3200 Mhz de velocidade, já é a terceira vez que acusa falta de memória virtual e não consigo finalizar o render...

• 1 month later...
  • 4 weeks later...

Ola Eu utilizo os dois engines na produção de meus renders e posso afirmarlhes com toda a certeza que o mental ray e uma otima opção para renders externos, ainda mais com as novas luzes fisicas que o mesmo tráz, alem de ser muito rápido quando se utiliza o Ambient oclusion somado ao Final Gater. Por outro lado antes da versão 3.5 não tive bons redultados em internas como tenho com o Vray, mas muita coisa mudou nesta versão 3.5, depois de alguns teste fiquei bastante animado, mas acredito que ainda tenho muito que me aprofundar nas setagens do Vray. Enfim tenho que concordar com o que disso o TICo, o que importa mesmo e o que se pode fazer com o engine e nao qual o melhor, afinal essa e uma questão sem fim. Abraços

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.