Jump to content
Arquitectura.pt


primeiro trabalho de um aluno da UBI...Estou orgulhoso :D


_Maverick_

Recommended Posts

Bem, primeiro tenho a dizer que me sinto muito contente por ser o primeiro estudante da UBI a postar aqui um trabalho (pelo menos do primeiro ano :)) e também me sinto orgulhoso e quase que emocionado por postar este trabalho aqui no fórum...Porque acompanho este fórum desde o o meu 11º ano, ou seja, desde há muito que conto com a ajuda deste fórum para "entrar no mundo da arquitectura" o que me fez aumentar a paixão e desejo de exercer essa arte, se é que me percebem :D...e agora que consegui entrar para o curso sinto que posso tornar-me um membro activo do fórum através de actos como este: o de postar trabalhos meus, que, mesmo sendo de gosto discutivel ;), pode ajudar outras pessoas, como este fórum já me ajudou a mim... Desculpem esta introdução, mas sentia que era algo que devia dizer...lool Passando ao trabalho, trata-se de um exercicio que consistia em "trabalhar" a arquitectura de uma forma pura, ou seja, pretendia-se desenvolver o edificio sem preocupações com o ser executável ou não. Trabalhar a imaginação separar-nos do conceito pre-concebido da arquitectura que nós temos, eram os objectivos... Foi-nos dado uma área, que consistia no conjunto de duas salas do pólo de engenharias da UBI e o corredor adjacente, e nesse espaço teríamos que intervir de forma a criar um percurso que fosse ao encontro dos pontos "fortes" daquele espaço, tais como: a luz, a paisagem, especificidades do espaço, etc..., No meu caso optei por dar mais importância á paisagem (a covilhã tem essa vantagem :p) e aos jogos de luz sombra... Como podem vêr pelas fotos trata-se de um edificio extremamente pequeno e nada complicado, que é "marcado" pelo volume vertical desfragmentado e em volta dele funciona o percurso pretendido em forma de serpentina, para criar uma ideia de confusão, era esta a minha "desculpa" para o exercicio ;) O percurso vai-se abrindo para a paisagem através de rasgos, e no volume vertical (onde termmina o percurso) a sua desfragmentação cria jogos de luz que variam consoante a altura do dia, não tornando o percurso sempre igual... Bem, chega de paleio, vamos ás fotos :)...critiquem se faz favor...

Link to comment
Share on other sites

Bem, antes de mais parabéns pelo trabalho e pela vontade/coragem/desejo de o mostrar aqui no fórum. Muito honestamente, não sei se através das fotografias será a melhor forma de mostrares este trabalho, porque acredito que ficará muito por dizer. Talvez esquissos a acompanhar as fotografias ajudassem a perceber o percurso e a forma como dele se percepciona a paisagem. Se os pontos fortes da tua proposta são a luz/sombra e a paisagem, através da maquete não se consegue perceber em que medida é que isso valoriza a proposta... No entanto a desconstrução do conjunto, porque não me parece que seja só no volume mais alto, parece ser potencialmente criadora de espaços interessantes. Em relação ao percurso, não sabendo se seria esse o objectivo, talvez pudesses ter criardo contrapontos entre os locais de percepção da paisagem e pontos interessantes internos do edifício, como atrativos que levassem as pessoas a querer circular pelo espaço... Isto é a opinião sem conseguir perceber muito dos fundamentos da proposta, mas no entanto parece-me um bom primeiro trabalho...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais, obrigado pela crítica construtiva :). Tens razão quanto á forma como apresento aqui o meu trabalho, mas este exercicio foi muito "leve" se assim se pode dizer, porque não nos foi pedido grandes desenhos...Apenas fizemos os desenhos essenciais de plantas/cortes/alçados á mão...E foi por isso que, de todos os meios disponiveis que tinha para vos dar a conhecer o edificio, escolhi a maquete...ou melhor, as fotos da maquete... Quanto ao assunto do percurso, essa ideia de criar "contrapontos entre os locais de percepção da paisagem e pontos interessantes internos do edifício" era a que eu tinha, e tentei concretizá-la...se reparares na fachada principal há uma grande abertura e as pessoas podem "sair" do edificio graças á saliência que o percurso faz nessa zona. E na fachada posterior acontece o mesmo. E ao mesmo detmpo criei na zona central do percurso uma zona mais intima, "aberta para o interior do edifcio" ;) , e nessa zona apenas há um pequeno rasgo que limita muito ocampo de visão das pessoas... É mais ou menos isto...Sei pode ficar algo por explicar/compreender mas eu estou aqui pa tirar dúvidas :p Mais uma vez, obrigado pela critica, e espero que te tenha ilucidado.:okay:

Link to comment
Share on other sites

Compreendo o que dizes em relação ao precurso, mas sem conhecer a envolvente é complicado perceber em que medida é que essas opções formais se refletem no precurso. No entanto penso que te falta um meio de expressão capaz de mostrar aquelas que disseste serem as premissas do projecto, o factor luz/sombra e a relação da proposta com a paisagem. Por isso é que falei em esquissos, pelo menos aí tinhas uma forma de mostrar como é que as tuas opções em projecto resultam dentro dessas premissas... assim parece faltar um pouco de informação...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

para primeiro ano...gostei do modo com trataste das formas... (tive um projecto deste género...forma, desenho do espaço,etc,etc) não vou dizer onde fica a sala, o percurso, etc... aqui define-se mais pela beleza da forma, e acho que foi bem conseguido apenas(há sempre um apenas ou mas né?) nao sei, se aqueles rasgos ao longo do "percurso" não foram tratados ou trabalhados um pouco mais...são apenas rasgos..não criam uma relação da fragmentação/rotação/ algo daquele volume vertical que colocas como "marco" da forma... são muito bons esses exercícios libertam a mente da "arquitectura" ideia pré-estabelecida que temos antes de entrarmos... parabéns, e continua com essa visão, desde já, interessante. uma pergunta, tu eras aquele rapaz que desenhou aquela cidade numa aula de teoria se não estou em erro?

Link to comment
Share on other sites

:) eram deliciosos alguns esquiços para aconpanharem estas fotos.

Estamos na presença de um exercicio conceptual na base de torções e rotações.
Poderá ser muito interessante aqueles percursos que resultam destas acções

Gostava de saber mais sobre o que se passa naqueles prismas, que adquirem verticalidade (?!)

Muito bem. Continuação de bom trabalho e conto aqui com esses esquiços! ;)

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais, devo dar os parabens pelo excelente post e por partilhar o trabalho no Arquitectura.pt.

A exploração da forma, a sua desconstrução, bem como o estudo das diversas volumetrias criam espacialidades que se poderão tornar bastante interessantes. Apesar de haverem alguns elementos que acho um pouco "estereotipados" consegues imprimir uma visão bastante pessoal ao trabalho.
De facto, um caminho bastante interessante a explorar. Confesso que também fiquei curioso por ver os esquissos.

Aproveito para deixar umas imagens que acho oportunas para este exercicio e onde poderás aprender um pouco mais sobre alguns dos elementos que exploraste no teu trabalho:


Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Abraços :)

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas criticas e sugestões ;)... quanto aos esquissos, vou tentar pô-los aqui...mas como eles estão na covilhã só os posso passar quando para lá voltar...n estão grande coisa...loool...mas axo k sim, podem ajudar... abraços, e continuem com as criticas...:okay: p.s.: Kandinsky, por acaso já tinha visto o Museu Judeu do Daniel Libeskind...mas obrigado na mesma :)...e tenho k dizer que foi uma das bases da minha ideia...

Link to comment
Share on other sites

acho interessante começarem com um exercicio desses para desde logo poderem exercitar a vossa criatividade e poderem começar a apreender conhecimentos basicos da arquitectura. O meu caso foi diferente pq comecei por ter de projectar uma cidade numa área existente no meio do porto - pegando em varios pontos importantes da cidade, jardim d s. lazaro, campo 24 de agosto etc.., limitaram-nos uma area em q todo o seu interior desaparecera- o que nos limitou logo por termos de respeitar a envolvente existente. Claro que nao deixou de ser tudo muito abstracto. Voltando ao teu trabalho, acho que tiveste bem e tal como ja foi dito seria melhor vendo o teu processo até para ver a forma como foste evoluindo e organizando as tuas ideias. Gostava tb de perceber as escalas da makete. Gostei muito dos espaços que criaste através das volumetrias desencontradas. Uma pergunta: o que te levou a optar pela UBI? se é que foi uma escolha..

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 1 month later...

Desde o ínicio achei o projecto interessante, quando chegaste a aula com o teu pensamento para o primeiro trabalho de Projecto, no entanto, estava um pouco ansioso por ver o teu trabalho final. No final gostei do processo que conseguiste transpor da tua ideia imaginada para o fisico. Devo dizer que foi até hoje um dos melhores trabalhos que vi entre os meus colegas de curso de Arquitectura na UBI!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.